top of page

A beleza e as diferenças do crescente mercado profissional de cuidados com o cabelo afro

Após 18 anos de experiência monitorando os mais diversos e distintos mercados profissionais de cuidados com os cabelos em todo o mundo, nos deparamos com a beleza e as diferenças do crescente mercado profissional de cuidados com o cabelo afro. Ao analisar esse o mercado percebemos que se trata de um mercado que, em diversos aspectos, difere do que estamos acostumados a observar no relatório anual da Kline Salon Hair Care Global Series, como por exemplo: comportamento do consumidor, principais marcas, tipos de produtos e outros aspectos que tornam esse mercado tão atrativo.


O relatório de mercado Professional Hair Care for Black Consumers: Global Market revela que o mercado profissional de cabelos afro é de USD 376 milhões, e os Estados Unidos é, de longe, o maior mercado, seguidos pelo Brasil e pela África do Sul.


Uma das principais curiosidades desse mercado é o baixo volume das vendas de produtos de tratamento para cabelos afro em salões de beleza, o que reflete a preferência do consumidor de comprar em lojas físicas ou em sites de internet produtos para o tratamento dos fios. Ressalta-se que as marcas posicionadas como profissionais são limitadas e o mercado está repleto de marcas do canal de varejo que invadem o segmento de tratamento para cabelos afros.



O mercado profissional de cuidados com o cabelo afro pode ser dividido em cinco categorias de produtos: Xampu; Condicionador; Transformação; Coloração e Finalização. Todas as categorias de produtos, exceto os produtos de transformação, apresentaram crescimento, um reflexo do aumento do número de consumidores que estão assumindo os seus cabelos naturalmente cacheados e, portanto, buscando produtos e serviços específicos para cuidar das suas madeixas. Um ponto relevante é a pequena influência que os salões de beleza e cabeleireiros exercem sobre os consumidores no mercado de tratamento para cabelos afro, quando comparados aos dos mercados caucasianos. Este é um diferencial importante.


O relatório Professional Hair Care for Black Consumers: Global Market revela os principais fatos que tornam esse mercado tão especial, dentre os quais selecionamos três de destaque.


1. O cabelo é a parte mais importante para a mulher afro

As mulheres se preocupam com a aparência do cabelo. O “valor” dos cabelos é indiscutível e reflete diretamente na autoestima, humor e também na autoconfiança. No mercado profissional de cabelo afro não é diferente, pois em muitos países, as consumidoras afro gastam mais com os cabelos do que outros grupos consumidores. A importância dos cabelos para mulher afrodescendente remete às primeiras civilizações africanas, na qual o cabelo está conectado à história da população negra, como destacado nos livros “Hair Story: Untangling the Roots of Black Hair in America” (Tradução livre: “História dos cabelos: desembaraçando as raízes dos cabelos afros na América”), escrito por Ayana Byrd e Lori Tharps, e exposições como “HAIR – Heritage. Attitude. Identity. Respect” (Tradução livre: “CABELO – Herança. Atitude. Identidade. Respeito”), no Museu de Liverpool (Reino Unido).


2. Salões de beleza especializados em cuidar do cabelo afro

Como a importância dos cabelos se traduz nas necessidades das clientes? A importância dos cabelos está amplamente ligada a quem os cabelos são confiados — em muitos países, o consumidor afro não frequentam os salões de beleza “comuns”, pois só confiam na experiência e no know-how de cabeleireiros étnicos (profissionais com experiência neste tipo de cabelo). Em alguns mercados, a quantidade de salões étnicos é enorme, por exemplo: na África do Sul existem cerca de 100.000 salões dedicados a cabelos étnicos, embora apenas um pequeno percentual deles tenha alvará de funcionamento e opere de forma regularizada. Já nos Estados Unidos, maior mercado mundial, existem mais de 23.000 salões étnicos, sendo todos eles registrados oficialmente.


3. Produtos desenvolvidos especificamente para o cabelo afro

A importância do cabelo na imagem de uma pessoa, bem como as diferentes necessidades do cabelo afro, também converte para um panorama competitivo diferente daquele observado no estudo da Kline Salon Hair Care Global Serie. As marcas que concorrem no mercado profissional de cabelos afro são, na grande maioria, dedicadas e voltadas apenas ao segmento afro. O mercado é composto por muitas empresas de pequeno e médio porte, e as empresas e marcas dominantes diferem de um mercado para outro. O que todas elas têm em comum é sua herança — a maioria das marcas foi fundada e é conduzida por proprietários afrodescendentes e/ou são, em geral, empresas familiares. Isso inclui importantes empresas, como a AMKA na África do Sul ou a Luster Products e a Dudley Beauty, ambas nos Estados Unidos. O portfólio de produtos dessas marcas é significativamente distinto, uma vez que o cliente afro usa tipos de produtos diferentes devido à diferente textura de seus cabelos. Produtos de alisamento e amaciamento ainda são muito populares, mas a tendência crescente é a adesão ao cabelo naturalmente crespo e em diversos países.


No mercado profissional de cuidados com o cabelo afro ainda não há um líder global. O cenário competitivo varia de acordo com cada país. Nos Estados Unidos e no Reino Unido ambos os mercados são extremamente fragmentados, composto por cinco grandes marcas que representam apenas 30% nos respectivos países. Brasil, França e África do Sul apresentam um pouco mais de 50% do seu cenário competitivo dominado por cinco principais marcas. As TOP 5 marcas de produtos profissionais para o cabelo afro nos mercados da França, Estados Unidos e Reino Unido são marcas norte-americanas que dominam este segmento.



Geograficamente todas as regiões apresentaram crescimento e os Estados Unidos devem manter a sua posição como maior mercado profissional de cuidados com o cabelo afro. O mercado global profissional de cuidados com o cabelo afro continuará a crescer numa taxa nominal de 1.3% ao ano até 2019. Eventos e tendências da moda, desenvolvimento de produtos e formulações, e expansão geográfica irão desempenhar um papel fundamental em influenciar o mercado.



Para obter mais informações sobre tendências e novidades e principalmente dados exatos sobre o mercado profissional de cuidados com o cabelo afro entre em contato com a Factor-Kline.



Por Elaine Gerchon, Gerente de Projetos da Factor-Kline


Fonte: Kline & Co.

VEJA NOSSAS REDES

  • Instagram - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle
  • Facebook - Black Circle

CATEGORIAS:

ARTIGOS RECENTES: 

bottom of page