top of page

Mercado Brasileiro de Lubrificantes Acabados Supera os R$8 bilhões/ano em 2017


Dados recém-publicados pela Factor-Kline, empresa de consultoria e inteligência de mercado, registram que o mercado brasileiro de lubrificantes acabados fechou 2017 com vendas da ordem de R$8,1 bilhões – base fábrica sem impostos – representando cerca de 2,5% do mercado global em valor. Em volume, o Brasil tem uma participação de 3% do mercado global. Essa menor participação do Brasil em valor se dá principalmente pelos baixos preços praticados no país. Mesmo olhando para o quintal de casa, o mercado brasileiro apresenta um preço médio inferior à de outros mercados relevantes da região, como Argentina, Colômbia, Chile e Peru, apesar do perfil dos produtos aqui vendidos serem mais avançados (menor viscosidade /maior prevalência de sintéticos/semi-sintéticos) do que na maioria desses países.


Na visão da Factor-Kline o mercado brasileiro passará por uma mudança estrutural importante nos próximos 10 anos, com um crescimento maior em valor do que em volume – estima-se um CAGR de 1,9% para o mercado em volume e de 2,5% para o mercado em valor.


Essa mudança se dará basicamente por participação crescente de produtos de alto desempenho (e maiores preços relativos) – por demanda técnica, ampla oferta e menores preços de óleos básicos de maior qualidade, além da consolidação do mercado ofertante.


Apesar do baixo crescimento volumétrico, a Factor-Kline projeta que em 2040 o Brasil será o terceiro maior mercado do mundo no segmento de óleos para motores de veículos de passeio, que é justamente o segmento de mercado de maior valor do negócio de lubrificantes. Essa projeção é dada, principalmente, pela baixa penetração projetada pela Factor-Kline para os veículos elétricos no Brasil, contrariamente ao que se espera para países que hoje se colocam a frente do Brasil no ranking de vendas de lubrificantes para veículos leves.


Para mais informações sobre os relatórios de inteligência competitiva da Factor-Kline na cadeia de lubrificantes, no Brasil ou no mundo, entre em contato conosco e agende uma conversa com um de nossos especialistas.


Fonte: Factor-Kline

VEJA NOSSAS REDES

  • Instagram - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle
  • Facebook - Black Circle

CATEGORIAS:

ARTIGOS RECENTES: 

bottom of page