top of page

O mercado global de surfactantes industriais


Embora as aplicações de limpeza para os segmentos HI&I e cuidados pessoais sejam relativamente bem conhecidas, as aplicações industriais são mais complexas. O mercado em si é muito fragmentado, com poucas aplicações realmente relevantes, como alimentos, proteção de culturas e lubrificantes, e muitas aplicações secundárias, sendo que muitas destas não são mapeadas quanto a expectativas dos consumidores ou drivers de crescimento. Nosso relatório ajudará os fornecedores de surfactantes industriais a ter uma visão clara deste mercado.


Europa: busca por mais qualidade e surfactantes naturais


A mudança mais notável dos últimos anos está relacionada à qualidade dos surfactantes, uma vez que surfactantes com menos contaminantes e impurezas estão sendo requeridos, bem como surfactantes de origem natural. O sebo animal está em declínio devido a preocupações com a segurança sanitária. Por outro lado, etoxilados de fosfato trissódico têm sido mais procurados, especialmente para proteção de culturas.


Aplicações nas áreas de tintas e revestimentos, proteção de culturas e construção são as que mais crescem na Europa. O panorama de fornecedores de surfactantes industriais na Europa varia de aplicação para aplicação. Por exemplo, as aplicações na área de alimentos são lideradas pela Dupont/Danisco, enquanto BASF lidera em proteção de culturas e a Stepan lidera em lubrificantes.


Crescimento do mercado de surfactantes industriais no Brasil


Apesar da lenta recuperação econômica do Brasil, espera-se um crescimento no mercado de surfactantes industriais de 16% nos próximos anos. Esse forte crescimento é impulsionado pelo fim da crise econômica do país e pelo crescimento significativo do setor agroquímico, fortemente apoiado pelo novo governo.


A legislação no Brasil é permissiva, principalmente em comparação à Europa, e promove a utilização de todos os tipos de surfactantes.


Os preços continuam sendo os principais critérios de escolha na compra de surfactantes no país; no entanto, em alguns setores, como petróleo ou metalurgia, o desempenho também é um ponto muito importante.


Sudeste Asiático, um mercado de fornecedores globais e locais


O Sudeste Asiático responde por 6% a 8% do mercado global de surfactantes. As aplicações industriais no sudeste da Ásia respondem por aproximadamente 30% do mercado total de surfactantes, e os principais mercados incluem a Indonésia, a Malásia e a Tailândia. Espera-se um maior potencial de crescimento nos próximos cinco anos em países como Vietnã, Filipinas e Tailândia.


Petróleo e gás, construção e tintas e revestimentos são as principais aplicações finais no sudeste da Ásia, variando de um país para outro na região.


Em termos de produtos, o mercado é liderado pelas categorias de aniônicos e não-iônicos. As principais composições dos surfactantes são etoxilados, sulfonatos e sulfatos.


O cenário competitivo do mercado de surfactantes industriais no sudeste da Ásia é fragmentado, com a presença de inúmeros fornecedores globais e regionais. Alguns dos principais fornecedores da região incluem BASF, Huntsman Corporation, Clariant, Akzo Nobel (Ceca), Stepan, Solvay e Croda.


A demanda de surfactantes no sudeste da Ásia é atendida através de importações, principalmente entre os próprios países da ASEAN (Associação das Nações do Sudeste Asiático). Cingapura é um dos principais exportadores de surfactantes não-iônicos, enquanto a Malásia é a principal de surfactantes aniônicos.


Nosso relatório de inteligência competitiva “Industrial Surfactants: Global Market Analysis and Opportunities” se concentra nas aplicações industriais de surfactantes, que muitas vezes oferecem ótimas oportunidades de crescimento, mas que também são impulsionadas por fatores complexos, relacionados a cada aplicação, cuja identificação é essencial para a construção de uma estratégia de negócios bem-sucedida e focada.


Para mais informações, entre em contato com a Factor-Kline.


Fonte: Kline&Co.

VEJA NOSSAS REDES

  • Instagram - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle
  • Facebook - Black Circle

CATEGORIAS:

ARTIGOS RECENTES: 

bottom of page