• factor-kline

Quais são os drivers da indústria global de fluidos de trabalho em metal?


O mercado de fluidos de trabalho em metal (MWF) está entre os segmentos mais fortes da indústria de lubrificantes. No entanto, atualmente, ele está testemunhando mudanças significativas decorrentes das mudanças nas regulamentações de HSE, mudanças na tecnologia e nos materiais de usinagem, uma reversão da terceirização para locais de baixo custo e crescimento na fabricação de aditivos. O crescimento da demanda também permanece fraco, em parte devido à desaceleração na China e ao excesso de capacidade em muitas indústrias de uso final, incluindo aço, com um aumento de 0,2%, em 2019, em comparação com o ano anterior. No entanto, o crescimento difere de um país para outro.


Especificamente, a Ásia-Pacífico, o maior mercado de fluidos para usinagem de metais, com uma participação de quase 40% na demanda global, permaneceu quase estável, mas isso se deve principalmente a um declínio no consumo da China. Enquanto o mercado da Europa encolheu, as Américas do Norte e do Sul registraram um crescimento moderado de 1% a 2%, em 2019. No geral, os Estados Unidos foram o país consumidor líder com 23% da demanda global de fluidos para metais, seguida pela China e pelo Japão. Outras grandes nações consumidoras incluem Rússia (o maior consumidor da Europa), Alemanha, Coréia do Sul e Índia.


No entanto, não é apenas o desempenho regional que afeta as tendências gerais de crescimento e demanda do mercado global de fluidos de trabalho em metal, mas também as tendências tecnológicas e de desenvolvimento de produtos. Entre essas, a que podem impactar drasticamente o mercado está o movimento em direção à micro lubrificação, também chamado de Quantidade Mínima de Lubrificação (MQL), que requer o uso da quantidade mínima de fluido em uma peça de trabalho. O fluido é totalmente consumido durante a operação de usinagem (também chamada de "perda total"). Outra força que afeta significativamente os mercados é a crescente conscientização sobre o impacto ambiental de fluidos e lubrificantes. Isso está impulsionando a tendência do MQL, bem como a mudança para a usinagem a seco por suas vantagens ecológicas, qualitativas e econômicas.


Os produtos acabados da NNS afetam o processo de fabricação e estão ganhando popularidade continuamente. O NNS é amplamente utilizado na indústria automotiva, contribuindo para a diminuição do uso de fluidos de remoção, mas com o aumento do uso de fluidos formadores. Do ponto de vista do produto, no entanto, várias tendências afetarão a formulação e, em alguns casos, a demanda futura de fluidos para processamento de metais e seus aditivos. Isso inclui desempenho de fluidos, saúde, segurança e questões relacionadas ao meio ambiente, como limites de exposição reduzidos para nebulização de lubrificante, uma redução adicional no uso de aditivos contendo cloro e a eliminação gradual da dietanolamina.


Além disso, há um aumento da pesquisa e desenvolvimento de fluidos bioestáveis e biodegradáveis, pois suas características ambientalmente positivas estão fazendo com que os empresários se desloquem cada vez mais para essas alternativas.


Mais do que isso, tendências como melhor limpeza, reciclagem, uso de fluidos com vida útil mais longa para trabalho com metais e outras mudanças tecnológicas estão entre os fatores que retardam o crescimento do segmento. Essas tendências são representadas em um crescimento lento entre todas as categorias de produtos, com a expectativa de que o fluido de tratamento tenha o menor CAGR.


No futuro, a indústria de trabalhos em metais testemunhará uma mudança de qualidade em relação aos fluidos semi-sintéticos e sintéticos, e as empresas que desenvolverem formulações superiores desses produtos estarão mais bem posicionadas para ganhar market share.


O relatório a ser publicado em breve da Kline “Metalworking Fluids: Global Market Analysis and Opportunities” fornece informações detalhadas e análises de grande valor sobre mercado, suas tendências, principais participantes e o desempenho do mercado geral de fluidos para trabalho em metal.


Para mais informações, entre em contato com a Factor-Kline.


Fonte: Kline&Co.


© 2016 Factor-Kline

  • LinkedIn - Black Circle
  • b-facebook