top of page

As Estratégias e Novidades do Mercado de Produtos Biológicos No Agronegócio


Em 6 de outubro de 2020, o Syngenta Group anunciou a aquisição da Valagro, uma empresa líder em produtos biológicos, por sua unidade de negócios, Syngenta Crop Protection. Este investimento posiciona a Syngenta Crop Protection como uma das principais empresas globais preparadas para moldar o mercado de produtos biológicos em rápido crescimento. Espera-se que esse mercado quase dobre de tamanho nos próximos cinco anos. A Valagro continuará a operar como uma marca independente no mercado de negócios Syngenta Crop Protection.


Valagro é um produtor líder de mercado de produtos biológicos inovadores, com uma taxa de crescimento anual de 10% (CAGR) entre 2009 e 2019 e uma receita aproximada de US $ 175 milhões em 2019. A empresa tem se destacado por aproveitar o poder da natureza para fornecer produtos inovadores e soluções eficazes para nutrição e cuidados com as plantas. Com 40 anos de experiência, a Valagro oferece a seus clientes um portfólio abrangente de culturas biológicas, com uma posição de liderança de mercado em bioestimulantes e nutrientes especiais. Com sede em Atessa na Itália, a Valagro atende clientes em todo o mundo, com uma forte presença na Europa e América do Norte, bem como uma presença crescente na Ásia, incluindo China e na América Latina. A Valagro tem mais de 700 funcionários, 13 subsidiárias e oito locais de produção em todo o mundo, com um portfólio apoiado pelos melhores recursos biológicos de P&D, produção e comercialização.


O aumento no número de fusões e aquisições de empresas é visto como uma estratégia adotada por empresas líderes do setor para reduzir riscos e incertezas no mercado de agroquímicos. Isso porque uma descoberta no campo da biotecnologia pode inviabilizar uma linha completa de produtos no setor. Ao adquirir empresas especializadas em biotecnologia, as empresas líderes expandem sua base tecnológica, diversificam seu processo produtivo e aumentam sua competitividade e participação no mercado.


Em escala global, o Brasil foi o principal mercado de bioestimulantes em 2019, seguido pela Alemanha e França. O mercado global de bioestimulantes deve crescer a um CAGR de 9% nos próximos cinco anos, atingindo quase US $ 2,2 bilhões em 2024. Enquanto na América Latina é esperado um crescimento até 2024 de 13,5%.


Entre os fatores por trás do rápido crescimento do mercado de bioestimulantes estão os crescentes problemas ambientais devido aos efeitos adversos do clima associados ao aquecimento global (por exemplo, secas, inundações e ventos fortes).


Os bioestimulantes, ao melhorar a absorção de nutrientes e o desenvolvimento das raízes, ajudam a aumentar a capacidade de uma planta de resistir a esses estresses abióticos e bióticos. O resultado são maiores safras agrícolas, o que contribui para o cumprimento da meta global de melhoria da segurança alimentar, especialmente para os países em desenvolvimento. Outro fator por trás do crescimento do mercado de bioestimulantes é a mudança no marco regulatório, que ajudará a promover e desenvolver o uso de insumos biológicos pelos agricultores. A indústria de bioestimulantes atualmente não é bem regulamentada, com falta de definições claras para os produtos. A Europa está preparada para liderar o caminho para mudar essa falta de clareza, introduzindo novas diretrizes até 2022.


As perspectivas de crescimento são enormes, tanto com produtos existentes como com lançamento previsto para os próximos anos; atualmente, o tamanho do mercado ainda é pequeno.


Em um esforço para aproveitar o potencial desse mercado, as grandes empresas agroquímicas estão cada vez mais focadas na abertura de linhas de controle biológico, sendo uma estratégia frequente a aquisição de fabricantes especializados.


Além da recente aquisição da Valagro pela Syngenta, a American Vanguard Corporation anunciou que sua subsidiária, AMVAC Chemical Corporation, havia adquirido o grupo de empresas Agrinos. A Agrinos é uma empresa privada líder em tecnologia de insumos para culturas biológicas. Como a Valagro, a Agrinos oferece muitos produtos nutrientes para plantas, com vendas significativas nos mercados dos Estados Unidos e do Brasil.


Para mais informações, entre em contato com a Factor-Kline.


Fonte: Kline&Co.

VEJA NOSSAS REDES

  • Instagram - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle
  • Facebook - Black Circle

CATEGORIAS:

ARTIGOS RECENTES: 

bottom of page