top of page

China, o dragão escondido no mercado profissional de skincare


China, Europa e Estados Unidos são os três líderes de mercado no segmento de produto profissional de cuidados com a pele. Enquanto a Europa surpreendeu a todos com o maior crescimento que já vivenciou nos últimos seis anos, a China conseguiu manter o seu crescimento e o status de ser o maior mercado, apesar da atual desaceleração econômica e das difíceis condições políticas. As três regiões, culturalmente distintas, ressaltam que os fatores sociais, étnicos e ambientais têm papel inegável ao moldar as preferências e comportamento dos consumidores no mercado, aponta o estudo da Kline, Professional Skin Care Global Series: Market Analysis and Opportunities.


As influências étnicas e culturais na China são mais evidentes quando falamos de cuidados com a pele. Enquanto o envelhecimento da pele é a principal preocupação mundial, na China esta não é a principal preocupação, ocupando a terceira posição. A aparência jovial e elasticidade da pele asiática frente aos sinais do envelhecimento, particularmente as rugas, é bem difundida, porém a cultura chinesa estimula uma pele clara e sem manchas.


Em contraste com os mercados dos Estados Unidos e da Europa, onde as vendas do varejo (take-home) são aproximadamente o triplo do tamanho das vendas de produtos de uso profissional (back-bar), na China as vendas de produtos back-bar para SPAs, salões de beleza, institutos de beleza e consultórios médicos têm a liderança frente às vendas de produtos take-home, isto revela a forte atuação desse mercado de serviço no segmento de cuidados com a pele.


A China oferece oportunidade de um mercado dinâmico para marcas locais, como Amitabha, Chlitina e Jourdeness, e também espaço para as marcas internacionais, como SkinCeuticals, Decléor e NeoStrata. As marcas internacionais, embora representem apenas um décimo do mercado Chinês, continuam a prosperar crescendo a taxa de 8% e superando o mercado que divulga um crescimento inferior a 5% em 2014. Algumas das marcas locais (de menor porte) estão com dificuldades devido à pressão da fiscalização imposta pela campanha anticorrupção em todo o país, afetando diversas categorias de bens de luxo, incluindo os produtos profissionais em cuidados com a pele.


Como a China, o mercado europeu também é fragmentado, com um grande número de empresas, e não há uma marca líder em toda a região. Em 2014, as “Top Five” totalizaram pouco mais do que um quarto das vendas totais na Europa. No entanto, o mercado de produto profissional em cuidados com a pele, reforçado pelos crescentes gastos do consumidor, registra o maior aumento de vendas em 2015, comparando com os últimos seis anos. Com exceção da Itália e da Rússia, todos os outros países registraram um sólido crescimento. O Reino Unido apresenta um crescimento mais acelerado de todos os países analisados, com aproximadamente 8%.


Enquanto que na China, os produtos clareadores da pele são os mais populares, o oposto é válido para a Europa, onde os hidratantes coloridos ganharam popularidade em 2014, com várias novas ofertas das empresas líderes, como o UV Daily Broad Spectrum SPF 40 da EltaMD e Bronz’Express Tinted Lotion da Académie Scientifique de Beauté. Ao mesmo tempo, a demanda por produtos de proteção solar continuam a aumentar, não apenas no mercado idealizador da pele clara da China, mas também nos mercados amantes do bronzeamento da Europa e dos EUA. A crescente conscientização sobre os fatores nocivos da exposição ao sol está ajudando a aumentar as vendas das empresas de produtos cosméticos de tratamento solar profissional como EltaMD que disparou o volume de vendas entre 2014 e 2015.

A perspectiva do mercado de produtos profissional em cuidados com a pele está otimista com expectativa de crescimento anual de 5% até 2019. Os mercados e consumidores estão evoluindo rapidamente, com o foco na mudança do conceito de menor preço para a relação qualidade-preço, com a atenção se expandindo da face para o corpo inteiro. E o crescente interesse em produtos híbridos que eliminam os limites entre o cuidado com a pele e a maquiagem. Cada vez mais SPAs e salões de beleza estão usando novos recursos de beleza para complementar seus serviços, mais médicos estão divulgando produtos e as vendas pela Internet são imparáveis.



Elaine Gerchon é Gerente de Projetos da Factor-Kline


Fonte: Kline & Co.

VEJA NOSSAS REDES

  • Instagram - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle
  • Facebook - Black Circle

CATEGORIAS:

ARTIGOS RECENTES: 

bottom of page