top of page

Seguindo as tendências do mercado de barbearias


Foi-se o tempo em que se preocupar com a aparência era uma questão exclusiva do universo feminino. Cada vez mais homens de todo o mundo investem tempo e dinheiro em cuidados com a beleza, e não se trata apenas de usar mais perfume ou aparar com maior freqüência os cabelos. O sucesso das barbearias e cosméticos exclusivos mostram que um universo visto como exclusividade feminina foi invadido pelos homens. O público masculino se rendeu aos hábitos que visam beleza e bem-estar e com essa forte tendência as marcas de produtos masculinos e as barbearias vêm se destacando trazendo tendências e novidades para este segmento dinâmico.


No mês passado a Kline esteve presente na feira Barber UK em Birmingham, um evento de dois dias dedicado exclusivamente aos barbeiros e as marcas voltadas para o segmento de barbearias. O grande crescimento do número de barbearias no mundo está enraizado no interesse crescente dos barbeiros que buscam produtos e tratamentos profissionais.


O evento não foi somente uma ferramenta importante para os barbeiros interessados em aprender e compartilhar conhecimento, a feira também ofereceu uma vasta exposição de produtos inovadores que podem virar a indústria da beleza masculina de cabeça para baixo. Uma das marcas particularmente interessante foi a Beard Doctor uma marca britânica, mas com raízes italianas e recém-lançada em 2017. O destaque da Beard Doctor é um perfume para a barba com aroma de menta e grapa (uma aguardente). Embora existam óleos perfumados para barbas, este produto é diferente, pois além de perfumar a barba ele serve de nutriente para o cabelo e a pele sem efeito oleoso e não deixa resíduo.


Outra marca de destaque durante o evento foi a Blue Beards Revenge, que possui produtos masculinos sob o lema “Vaidade para homem de verdade”.


Muitas barbearias estão associadas com um “certo estilo de vida”, marcas como a Bedfordshire Barbers, que foi lançada em 2014, além de vender os seus produtos para as barbearias, ela diversificou o seu canal, disponibilizando os seus produtos em lojas com um conceito masculino, como por exemplo, as tabacarias.


O crescente mercado masculino está influenciando fortemente as barbearias, principalmente as franquias, que estão criando suas próprias marcas de produtos. Um exemplo é a franquia de barbearias Mr. Barber, que durante a feira apresentou a sua linha exclusiva de produtos para a barba. Outra barbearia que tem sua linha própria de produtos é a Johnny’s Chop Shop, que possui duas barbearias em Londres e oferece plataformas de mídia como a Johnny’s TV, uma fonte de tendências e técnicas para os barbeiros.


Outra novidade no mercado do Reino Unido é uma nova plataforma online para barbeiros: a “Get Groomed”, que funciona quase como um “uber de barbeiros”. No site, os barbeiros fazem um cadastro, indicam sua disponibilidade, bem como até que distância eles estão dispostos a viajar e atendem todos os chamados de acordo com seu tempo disponível. Uma facilidade para o cliente que não quer se deslocar até uma barbearia e ficar esperando para ser atendido.


O mercado brasileiro


No Brasil, o segmento de barbearias está a pleno vapor, pois muitas barbeiras tradicionais viram uma oportunidade em desenvolver um serviço diferenciado. Este antigo mercado encontrou uma maneira de ganhar novos clientes e mais dinheiro numa economia que "rasteja". No atual momento da crise econômica no Brasil este segmento de barbearias caminha contra a recessão econômica, a esfera de barbeiros e cosméticos para o cuidado da barba e cabelo tem crescido com novas marcas e produtos específicos para homens (somente no segmento das barbearias hoje existem cerca de 120 marcas oferecendo produtos de beleza para homens, em contraste com apenas 8 marcas em 2012).


Os serviços oferecidos dentro das barbearias brasileiras vão além do corte de cabelo e barbear. Os clientes procuram tratamentos estéticos e faciais, bem como serviços diferenciados para o cabelo, como coloração e alisamento. Além dos serviços de beleza, as barbearias apostam no atendimento diferenciado com cortesia de bebidas, além de serviços de tatuagem, bar e restaurante, entre outros. Essa proposta diferenciada de oferecer os melhores serviços de estética aos homens está ganhando espaço e se tornaram verdadeiros refúgios masculinos com os mais diversos temas e serviços.



O mercado está, sem dúvida, se desenvolvendo. Os diversos produtos dedicados apenas para barbeiros, o número crescente de barbearias, bem como de publicações e organizações, como a British Barber Academy no Reino Unido, são a prova da dinâmica e das inovações desse mercado.

Para obter mais informações sobre tendências e novidades, e principalmente dados exatos, consulte o estudo de mercado da Kline “Barbershops: Global Market Brief” uma análise detalhada sobre o mercado de barbearias no Brasil, Europa e Estados Unidos. Para completar, nosso próximo relatório “Male Grooming Products: U.S. Market Analysis and Opportunities” apresentará uma análise de mercado completa, bem como insights acionáveis sobre tamanho e crescimento desse dinâmico mercado, além de importações newsmaking, análise de canais alternativos, principais lançamentos e tendências de produtos.

Para maiores informações, entre em contato com a Factor-Kline.



Por Elaine Gerchon, Gerente de Projetos da Factor-Kline.

Fonte: Kline & Co.





VEJA NOSSAS REDES

  • Instagram - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle
  • Facebook - Black Circle

CATEGORIAS:

ARTIGOS RECENTES: 

bottom of page