top of page

Um ano desafiador para o mercado de medicamentos OTC para doenças respiratórias



De acordo com o estudo de inteligência competitiva e de mercado da Kline Nonprescription Drugs USA, estima-se que as vendas do setor de medicamentos sem prescrição (OTC) para doenças respiratórias nos Estados Unidos foi de cerca de US$6.0 bilhões (ex-factory) em 2016, um crescimento de 1,6% em relação a 2015.


Vendas do mercado por categoria de produto em 2016:

Fonte: Nonprescription Drugs USA 2016, Kline.


O mercado de medicamentos OTC para doenças respiratórias é complexo e, ano após ano, essa complexidade aumenta, conforme novos produtos são lançados. Parte disso se deve ao fato de que tanto gripes e resfriados quanto alergias afetam o sistema respiratório e, embora possuam sintomas diferentes, muitas vezes estes sintomas de sobrepõem. Gripes e resfriados são causados por diferentes tipos de vírus, e os sintomas associados à gripe são, geralmente, mais severos. Ambas as doenças podem levar a sintomas como: coriza, congestão nasal, tosse e dores de garganta, sendo que a gripe também causa febre, dores de cabeça, fadiga e dores no corpo. Alergias, por outro lado, não são causadas por vírus, mas por alérgenos, substâncias que podem induzir uma reação de hipersensibilidade (reação alérgica) em pessoas suscetíveis. Seus sintomas também causam coriza e congestão nasal, mas, ao contrário de gripes e resfriados, podem provocar coceiras e lacrimejamento.


Para complicar ainda mais o processo de compra dos consumidores, os produtos deste segmento contêm diferentes princípios ativos que cobrem uma variedade de sintomas, e as principais marcas geralmente possuem alguns ou os mesmos princípios ativos. Além disso, as marcas deste setor possuem um grande número de produtos em suas linhas, trocando ou adicionando não apenas princípios ativos, como também a abrangência dos sintomas. Por exemplo, o Mucinex, da Reckitt Benckiser, é a marca líder do mercado de medicamentos para resfriado, contendo guaifenesina como o único princípio ativo em seu slogan. Entretanto, o Mucinex Night Time Cold and Flu pode ser ministrado para tanto para resfriado quanto para gripe, e contém acetaminofeno, difenidramina e fenilefrina, ao invés de guaifenesina.


Todas as categorias do segmento de medicamentos OTC para doenças respiratórias demonstraram crescimento modesto nas vendas de 2016, com exceção do mercado de descongestionantes tópicos e nasais, que cresceu 6.0%. Esse crescimento se deve às marcas Vick Vapoinhaler, da Procter & Gamble, e Afrin, da Bayer. Por outro lado, para a categoria de medicamentos OTC para gripes e resfriados, 2016 foi um ano moderado com as marcas líderes do segmento - Mucinex (Reckitt Benckiser), NyQuil (Procter & Gamble), Sudafed (Johnson & Johnson) e Theraflu (GlaxoSmithKline) - demonstrando crescimento em suas vendas.


O mercado de OTC para doenças alérgicas apresentou um crescimento pequeno, reflexo da quantidade de novas marcas que passaram de medicamentos prescritos (Rx) para medicamentos não prescritos (OTC), sendo a maioria no segmento de aspiração nasal, fazendo com que o mercado de medicamentos anti-alérgicos de um modo geral ficasse ainda mais saturado e competitivo. O crescimento é conduzido pelas marcas líderes da categoria: Flonase Allergy Relief (GlaxoSmithKline), Zyrtec e o novo Rhinocort Allergy 24HR (Johnson & Johnson), e ClariSpray Nasal Allergy Spray (Bayer Group).


Em 2017 novas marcas entraram neste mercado, incluindo a Xyzal (Sanofi) e o Flonase Sensimist (GlaxoSmithKline). Existe a possibilidade de ainda mais marcas entrarem no segmento de medicamentos OTC anti-alérgicos, graças a essa mudança gradual de prescritos a não prescritos. Tenha acesso ao estudo de mercado da Kline Rx-to-OTC Switch Forecasts USA: Next Frontier e obtenha informações, dados e uma análise completa sobre o mercado de medicamentos OTC, além de previsões e as mudanças esperadas com a entrada de novos anti-alérgicos e outras nove categorias de medicamentos OTC.


Para maiores informações, entre em contato com a Factor-Kline e converse com um dos nossos especialistas.



Por Laura Mahecha, Industry Manager, Healthcare And Industrial & Institutional Cleaners e Juliana Bondança, Trainner Factor-Kline

Fonte: Kline & Co.

VEJA NOSSAS REDES

  • Instagram - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle
  • Facebook - Black Circle

CATEGORIAS:

ARTIGOS RECENTES: 

bottom of page