top of page

Evolução e Tendências no Mercado de Limpeza Institucional dos E.U.A.


As vendas de produtos químicos de limpeza no mercado americano tem crescido a um ritmo lento, mas constante de 2015 a 2017. Para prosperar num mercado maduro como este, os fornecedores de produtos de limpeza precisam compreender as necessidades dos usuários finais e a dinâmica do setor para trazer inovação e capturar nichos de mercado rentáveis. Neste artigo, observamos as principais mudanças e desafios para os fornecedores que atuam no mercado de limpeza em 2017.


As instalações de saúde, principalmente os hospitais e clinicas, são os mais importantes usuários de produtos químicos de limpeza devido aos elevados padrões de higiene observados por essas organizações. Os gerentes responsáveis pelos serviços ambientais nos hospitais estão sempre buscando maneiras de reduzir as chances de infecções e, portanto, a higienização e a desinfecção dos hospitais e atividades correlatas, como por exemplo, lares de idosos, são fundamentais. Lares de idosos, por sinal, têm projeção de maior crescimento no futuro próximo, impulsionados pelo envelhecimento da população e a crescente popularidade dos cuidados profissionais com idosos.


Outro foco de crescimento importante para o setor de limpeza é o setor educacional, uma vez que é conhecido por sua alta taxa de fidelidade. As empresas de limpeza podem proporcionar uma equipe com melhor custo benefício para as instituições de ensino, além da garantia de que a limpeza seja concluída a tempo, em comparação com um corpo de funcionários próprios que podem estar ausentes por licença médica ou férias. No entanto, muitas escolas ,educadores e pais são céticos em trocar equipes próprias confiáveis e experientes por uma empresa de limpeza com funcionários contratados que são (ou podem ser) frequentemente substituídos.


Em nossa última pesquisa, em 2014, restaurantes fast food eram uma estrela em ascensão no segmento de limpeza (leia o artigo clicando aqui), impulsionados pela rápida expansão de lojas. Embora o interesse dos consumidores nesse tipo de restaurante continue crescendo, o ritmo de abertura de lojas diminuiu, resultando em um abrandamento no crescimento das vendas de produtos de limpeza neste segmento.


Operando sob restrições de orçamento, muitas pequenas empresas estão agora comprando produtos químicos de limpeza de varejistas e atacadistas, devido à conveniência e aos preços diferenciados, resultando em crescimento para os produtos vendidos nestes canais. Uma vez que estes canais de varejo não têm experiência o suficiente para fornecer treinamentos, lojas como a Staples passaram a ter funcionários chamados de agentes de campo, para treinar seus clientes nas melhores práticas de limpeza e uso dos produtos de forma correta, principalmente em limpeza industrial. A Staples Advanced, página na internet da Staples, continua a ser um forte canal de distribuição de produtos de limpeza entre vários usuários finais.


Uma avaliação detalhada sobre as tendências do setor de limpeza e os desafios enfrentados no mercado de produtos de limpeza nos Estados Unidos será abordada na nona edição do nosso relatório sindicalizado Janitorial and Housekeeping Cleaning Products: U.S. Market Analysis and Opportunities. Com base em pesquisas realizadas com mais de 1.000 usuários finais e 70 entrevistas estruturadas com fornecedores, distribuidores e associações comerciais, a Kline examinará os fatores críticos de sucesso e as dimensões de compras de produtos de limpeza em todos os principais segmentos de utilização final. Caso tenha interesse nesse relatório em específico ou queira discutir oportunidades no mercado brasileiro de limpeza , entre em contato com a Factor-Kline e agende uma conversa com um de nossos especialistas.



Por: Sérgio Rebêlo, Diretor da Factor-Kline

Fonte: Kline & Co.

VEJA NOSSAS REDES

  • Instagram - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle
  • Facebook - Black Circle

CATEGORIAS:

ARTIGOS RECENTES: 

bottom of page