top of page

Cinco principais tendências do mercado profissional de cuidados com os cabelos do Reino Unido


O Reino Unido é um dos mercados mais dinâmicos para produtos profissionais de cuidados com os cabelos na Europa, apresentando crescimento robusto ano após ano. Também é um país a se observar quanto a tendências, que chegam a outros mercados europeus com certo atraso. Detectar tendências e outros indicadores-chave de desempenho será muito mais fácil com o lançamento do "Kline PRO" no mercado do Reino Unido. O "Kline PRO" é uma ferramenta revolucionária de monitoramento de salões de beleza que permite que usuários acessem os dados de desempenho de vendas mais recentes da indústria de cuidados profissionais com os cabelos. A capacidade de ver vendas no nível do produto, com base em transações reais de salões de beleza, proporciona insights significativos aos players e lhes permite gerenciar seus negócios como nunca puderam antes. Agora é mais importante do que nunca ter dados com base em fatos para entender o mercado de cuidados com os cabelos em salão de beleza. Embora 85% das vendas de produtos permaneçam nos salões, tal participação pode escapar conforme o negócio continua a mudar.


Jiri Michal, gerente de projetos da nossa próxima publicação do volume do Reino Unido da "Salon Hair Care Global Series", compartilha algumas das principais dinâmicas a acompanhar nesse mercado, sendo que algumas estão criando desafios para salões de beleza.


O setor online impulsiona uma boa parte das compras de produtos de cuidados com os cabelos em salão de beleza


A mudança mais importante no mercado de cuidados profissionais com os cabelos do Reino Unido é a forma como os consumidores estão comprando produtos. O setor online impulsiona as compras de varejo de cuidados profissionais com os cabelos, e importantes players, como a Amazon ou eBay, estão começando a fornecer boa orientação para ajudar consumidores a escolher os produtos profissionais certos por conta própria sem precisar consultar salões de beleza. Preços mais competitivos e conveniência são alguns dos motivos que estão deslocando as compras de varejo de salões de beleza para o e-commerce.


As vendas fora do ambiente de salão de beleza criam novas oportunidades de crescimento para os comerciantes


O varejo é um ambiente novo para muitas marcas de cuidados profissionais com os cabelos, sendo que diversas delas estão buscando esse canal à procura de novas oportunidades para aumentar as vendas quando está difícil fazê-lo dentro de salões de beleza. Embora algumas marcas tenham medo de perder sua imagem profissional ao seguir esse caminho, outras transformaram isso em um grande sucesso. Um exemplo de tal marca é Kérastase, da L´Oréal, que está impulsionando suas vendas com sucesso usando o e-varejo. A primeira edição do “Professional Hair Care Retailing: Channel Analysis and Opportunities” dará um mergulho profundo no espaço de varejo para revelar as vendas e a evolução do canal, bem como as histórias de algumas marcas de sucesso e perfis de varejistas selecionados.


Marcas que falam a língua dos millenials e da geração Z


Os millennials e a geração Z estão se tornando importantes alvos da indústria. Mídias sociais, como Facebook, Instagram ou Pinterest, deram às marcas uma maneira inteiramente nova de interagir e se conectar com esses grupos-alvo. A KMS da Kao é um bom exemplo de uma marca que reiniciou seu crescimento ajustando seu mix de marketing para tais grupos. Ela passou por um relançamento completo em março de 2017, simplificando seu nome de KMS California para apenas KMS, recriando seu portfólio inteiro, melhorando as fórmulas de produtos, ajustando seu modelo de distribuição e, acima de tudo, mudando a forma como se comunica. Reação rápida às últimas tendências e necessidades dos consumidores agora é um mantra da marca.


Produtos naturais de cuidados profissionais com os cabelos continuam a prosperar


Cada vez mais, os consumidores estão buscando produtos menos nocivos que são ecologicamente corretos ou que têm uma abordagem sustentável, seja no segmento de massa ou profissional. Embora o interesse pelo tema venha crescendo significativamente, o segmento de produtos naturais continua sendo relativamente pequeno, respondendo por cerca de 5% dos negócios de cuidados profissionais com os cabelos em salão de beleza. Formado historicamente por pequenas marcas, este mercado com rápido crescimento de dois dígitos se transforma em uma oportunidade para empresas maiores que continuam a entrar no segmento. Davines, com seu posicionamento sustentável, é um exemplo recente de um pequeno player que cresce rapidamente no mercado do Reino Unido. Por outro lado, a L´Oréal representa um player de grande porte que tem se concentrado com sucesso nesse segmento recentemente com Aura Botanica da Kérastase e Biolage R.A.W. da Matrix.


O cuidado com o couro cabeludo continua a ser uma das principais preocupações dos consumidores


Cuidados com o couro cabeludo, especificamente perda de cabelo ou irritação no couro cabeludo, continuam a despertar o interesse dos consumidores, apesar de ainda se tratar de um segmento emergente, como no caso dos produtos naturais. A falta de conhecimento dos cabeleireiros e a falta de tecnologia adequada nos salões para diagnosticar os problemas dos consumidores são alguns dos principais desafios que continuam a conter esse segmento. Apesar disso, o cuidado com o couro cabeludo cresceu em diversos pontos percentuais em 2017 e é visto como uma oportunidade de receita incremental graças à tendência dos consumidores de confiar em seus cabeleireiros em vez de em um vendedor desconhecido em uma loja.


Mais informações sobre o mercado de cuidados com os cabelos em salão de beleza no Reino Unido podem ser encontrados no nosso próximo relatório “Salon Hair Care Global Series”, que cobre 26 países em profundidade para revelar as tendências e dinâmicas mais cobiçadas do setor, além de dar a comerciantes dados independentes e confiáveis, bem como insights, para suas estratégias de negócios. O relatório é acompanhado por um banco de dados online que apresenta várias análises de vendas e recursos de filtragem.


Para maiores informações, entre em contato com a Factor-Kline.


Fonte: Kline & Co.

VEJA NOSSAS REDES

  • Instagram - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle
  • Facebook - Black Circle

CATEGORIAS:

ARTIGOS RECENTES: 

bottom of page