top of page

Fatores regionais impulsionam o consumo de polímeros sintéticos de látex


Na Europa e na CEI, as aplicações de tintas e revestimentos são a principal aplicação para polímeros sintéticos de látex, tanto em volume como em valor


Com quase US$ 33 bilhões, o mercado global de polímeros sintéticos de látex é moldado por diversas características regionais, de acordo com nosso relatório de inteligência competitiva “Synthetic Latex Polymers: Global Business Analysis and Opportunities”. A Europa e a CEI juntas respondem por um total de 20,4% do mercado mundial de polímeros sintéticos de látex em 2017. Embora o consumo de polímeros sintéticos de látex na CEI seja significativamente menor do que na Europa, a região da CEI oferece maior potencial de crescimento. Os programas de substituição de importações implementados pelo governo russo, juntamente com o foco dos outros países da CEI no desenvolvimento de sua capacidade produtiva, oferecerão várias oportunidades de negócios para fornecedores de polímeros sintéticos de látex até 2022.


O cenário para os fornecedores em ambas as regiões é altamente fragmentado. Na Europa, os principais fornecedores de polímeros sintéticos de látex são Synthomer, BASF, Celanese e Wacker, representando 53% do mercado total em volume.


Na CEI, os quatro maiores fornecedores - BASF, Dow Chemical, Wacker e Akrilan - respondem por 35% do mercado total em volume. O cenário para os fornecedores da CEI é caracterizado pela crescente concorrência de fornecedores locais de acrílicos estirenados. Desde 2014, o mercado russo de acrílico estirenado tem testemunhado vários projetos de expansão, bem como o anúncio de novas capacidades produtivas de copolímeros acrílicos até 2022. Assim, espera-se que a participação dos produtores locais de polímeros de látex sintéticos aumente em relação aos fornecedores multinacionais nos próximos cinco anos.


Tanto a escolha como o próprio consumo dos tipos de polímeros são altamente dependentes das características do mercado regional, tais como as capacidades industriais, a sensibilidade ao preço e o papel das regulamentações, entre outros fatores. Na região da CEI, os acrílicos estirenados lideram amplamente o mercado em termos de volume e valor, o que é explicado pela grande variedade de aplicações deste composto químico, pela disponibilidade local e pelos preços competitivos na Rússia.


Na Europa, o estireno-butadieno carboxilado (X-SB) continua sendo o principal polímero de látex sintético em termos de volume, e os acrílicos puros representam a maior fatia de mercado em termos de valor. Devido ao fortalecimento das regulamentações sobre as emissões de Compostos Orgânicos Voláteis (COV, do inglês VOC), espera-se que o Acetato de vinil-etileno (AVE, do inglês VAE) seja o polímero que mais cresça na Europa até 2022, beneficiando-se do seu perfil ecológico, de seus preços competitivos e do mix de aplicação favorável.


Após uma década de declínio, o consumo de polímeros sintéticos de látex em aplicações em papel na Europa começou a crescer novamente. Isto pode ser explicado pelo aumento do consumismo e pelo aumento das compras online, que, por sua vez, impulsionam a demanda por papelão. O crescimento do consumo de polímeros sintéticos de látex nas embalagens de papel também é observado na CEI, devido à queda nas importações de papelão e ao aumento da produção local.


Em ambas as regiões, as aplicações em tintas e revestimentos são a principal aplicação para polímeros sintéticos de látex em volume e valor. Na CEI, as tintas e os revestimentos têm sido, principalmente, a aplicação de uso final mais dominante em 2017, representando cerca de 31% do consumo total.


O consumo de diferentes tipos de polímeros sintéticos de látex varia muito entre os países, principalmente devido à contrastante divisão das aplicações, que é retratada no “Kline’s detailed database”.


Na Europa, a Alemanha é a maior consumidora de polímeros sintéticos de látex devido às suas grandes e avançadas indústrias de tintas & revestimentos, papel, adesivos & selantes e construção. Na Alemanha, a demanda por polímeros sintéticos de látex também é impulsionada por sua grande indústria automotiva, que é uma das principais consumidoras de revestimentos, adesivos, nãotecidos e têxteis. Na CEI, a Rússia é responsável por significativos 70% da demanda por polímeros sintéticos de látex, devido ao expressivo desenvolvimento industrial do país, com o estabelecimento de grandes indústrias de manufatura, em comparação com o resto dos países da CEI.


Diferentes variáveis influenciarão o crescimento dos principais polímeros sintéticos de látex na Europa e na CEI. O mercado europeu é maduro e o crescimento do consumo será impulsionado principalmente pelo desenvolvimento de materiais ecológicos e de alto desempenho, para uso nas indústrias automotiva e de construção. O forte crescimento no consumo de polímeros sintéticos de látex na CEI será baseado na recuperação da economia e pelo aumento das indústrias de manufatura através de programas de substituição de importações apoiados pelos governos.


Para maiores informações, entre em contato com a Factor-Kline.


Fonte: Kline & Co.

VEJA NOSSAS REDES

  • Instagram - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle
  • Facebook - Black Circle

CATEGORIAS:

ARTIGOS RECENTES: 

bottom of page