top of page

Como os cabeleireiros independentes estão impactando a indústria global de produtos para os cabelos


Entre as mudanças mais importantes que estão ocorrendo na indústria de produtos para os cabelos nos salões de beleza é a migração de cabeleireiros dos salões para negócios independentes. A recém-publicada edição do nosso relatório de inteligência competitiva, “Salon Hair Care Global Series”, revelou que um número crescente de estilistas está se tornando independente. A partir do momento que não estão vinculados a um salão de beleza, esses cabeleireiros decidem alugar seu próprio espaço, prestar serviços em suas próprias residências, ou ainda atender em domicílio, na residência ou no local de trabalho dos clientes. Como isso afeta a indústria de cuidados com os cabelos nos salões de beleza?


Desenvolvimento de marcas de baixo custo e de marcas próprias dos distribuidores

Embora não seja uma tendência generalizada, vemos um exemplo na Rússia, onde o desenvolvimento de cabeleireiros que atendem em domicílio impulsiona fortemente o crescimento das vendas de marcas locais de baixo custo, como Studio Professional e Kapous Professional, da Kapous Cosmetics. Na Alemanha, nos últimos anos, observou-se o aumento da importância da distribuição indireta através de distribuidores e atacadistas, em parte devido ao desenvolvimento de marcas próprias dos distribuidores, que são avidamente adquiridas por salões de baixo custo e por estilistas independentes.


Estoque limitado dos produtos

Devido à natureza do negócio, estilistas independentes muitas vezes têm espaço e recursos limitados para manterem um bom estoque de produtos para cuidados com os cabelos, especialmente quando são produtos para seus clientes comprarem e levarem para casa. Distribuidores que souberem lidar com esse problema podem ganhar muito. Vimos alguns exemplos recentes da Amazon, que está testando vários modelos de distribuição, sendo alguns voltados para estilistas independentes. Por exemplo, o estilista não manteria estoque algum, mas se um cliente fizesse pedidos de produtos e fornecesse o nome do estilista, então o estilista receberia uma comissão da Amazon.


Maior importância das vendas indiretas

A fragmentação do mercado implica em mudanças no modelo de distribuição. As empresas fornecedoras não têm nem a possibilidade nem a disposição de vender diretamente para os estilistas independentes, já que seus pedidos são geralmente muito menores em comparação aos pedidos dos salões de beleza. Com o desenvolvimento de cabeleireiros independentes, há também um crescimento no número de distribuidores e atacadistas. Podemos ver isso claramente no mercado do Reino Unido, onde a Sally Beauty, a maior cadeia de lojas de produtos de beleza da região, continua a abrir novas lojas.


Detalharemos mais sobre o tema dos estilistas independentes em nosso novo relatório de inteligência competitiva “Independent Stylists: Global Market Brief”, no qual identificamos centenas de cabeleireiros locatários de espaços em salões, cabeleireiros que atendem em domicílio e ainda cabeleireiros que atendem em suas próprias residências. Nossa pesquisa aborda cinco países: Brasil, Alemanha, Rússia, Reino Unido e Estados Unidos.


Para maiores informações, entre em contato com a Factor-Kline.


Fonte: Kline & Co.

VEJA NOSSAS REDES

  • Instagram - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle
  • Facebook - Black Circle

CATEGORIAS:

ARTIGOS RECENTES: 

bottom of page