O mercado de Cosméticos e Produtos de Higiene Pessoal dos EUA avançando a todo vapor
Anunciamos a 44ª edição do nosso relatório anual de inteligência competitiva “Cosmetics & Toiletries USA”, um relatório-referência neste mercado, no qual examinamos de perto a indústria da beleza, em constante mudança, para revelar suas últimas tendências e dinâmicas. O relatório de inteligência competitiva é muito detalhado, mas é fácil de navegar e responde a uma infinidade de perguntas, algumas das quais a gerente de projetos do relatório, Naira Aslanian, responde na entrevista abaixo.
Que mudanças ocorreram no mercado da beleza e dos cuidados pessoais no ano passado e o que essas mudanças significam para as empresas?
Este é um ambiente em constante evolução, desde mudanças e inovações nos produtos e embalagens, até marcas independentes emergentes e aquelas com seguidores fiéis, e ainda percebemos a transformação do cenário de varejo.
Há alguma mudança nas preferências do consumidor e como as empresas estão respondendo a elas?
As preferências do consumidor evoluem e se modificam o tempo todo, à medida que os consumidores se tornam cada vez mais exigentes, mostrando suas preferências por produtos que possam atender especificamente às suas necessidades. Isto é evidente em vários movimentos que temos visto ao longo dos últimos anos, da beleza inclusiva e dos cuidados com a beleza masculina até a personalização. Tanto as marcas pequenas e independentes, como a Briogeo, quanto as mais conhecidas da cosmética, como a Lancôme, respondem a esse movimento crescente.
Quais categorias espera-se que mostrem um desempenho sólido em 2018?
É muito cedo para falar sobre o crescimento das categorias em 2018. No entanto, esperamos que a categoria de cuidados com a pele – particularmente cuidados com a pele facial, que registrou um sólido crescimento de 7% em 2017 – continue a todo vapor em 2018.
O que se pode falar sobre o cenário do varejo?
O panorama do varejo de beleza continua passando por uma enorme transformação, sendo 2017 o ano dos novos formatos. Por meio de formatos novos e notáveis, os varejistas têm a oportunidade de melhorar seu ambiente de compras para se conectar melhor com os clientes. Lojas pop-up, lojas especializadas em cosméticos, lojas com conceitos novos e personalizados e até marcas exclusivas online ampliam sua presença em lojas físicas para atrair consumidores jovens e influencers.
O que se pode falar sobre os formatos de varejo que mais se destacaram?
Lojas especializadas de produtos de beleza, um tema atual e importante que abordaremos em um relatório de inteligência competitiva independente intitulado “Boutique Beauty Retailers: Channel Analysis and Opportunities”, demonstraram excelente desempenho nos últimos anos. Marcas como a Aesop e a Rituals continuaram sua expansão, abrindo novas lojas e trazendo a melhor experiência em suas lojas para seus consumidores. As lojas verticalmente integradas mostraram um desempenho sólido de mais de 6% em 2017, e não há sinais de desaceleração.
Para maiores informações, entre em contato com a Factor-Kline.
Fonte: Kline & Co.