© 2016 Factor-Kline

  • LinkedIn - Black Circle
  • b-facebook
Please reload

ARTIGOS RECENTES: 

SIGA-NOS

  • LinkedIn - Grey Circle
  • Facebook - Grey Circle

Henkel alcança a segunda posição no mercado profissional de Hair Care na América do Norte

 

No final de  2018, foi anunciada a aquisição do negócio de Hair Care profissional da Shiseido pela Henkel. Este foi o passo mais recente da Henkel  na sua tentativa de alcançar o topo do mercado profissional de cuidados com os cabelos. De acordo com dados da nossa pesquisa de mercado “Salon Hair Care Global Series”, com essa aquisição, e a da Pravana, em 2017, a participação da Henkel na América do Norte quase dobrou, de 7,7% para 13,6%, à frente dos 11,1% da Coty e 8,1% da ELC.

 

“A atividade da Henkel – com as aquisições da Pravana, no início de 2018, e das marcas TSG há não muito tempo atrás, é a mais agressiva já vista no mercado de Professional Hair Care nos últimos 15 , 20 anos, época em que a L'Oréal adquiriu Matrix, Redken, Softsheen e Carson, e a Procter & Gamble comprou a Clairol e a Wella,” comenta Carrie Mellage, Vice Presidente da Prática de produtos de consumo da Kline. “Essas estratégias de aquisição colocaram a L’Oréal e a Procter & Gamble em primeiro e segundo lugar, respectivamente, no mercado profissional de cabelo na América do Norte”

 

Essas recentes movimentações no mercado profissional evidenciam um padrão de atuação que temos abordado há anos: que entre os líderes do mercado profissional de cuidados com os cabelos, poucos são fortes globalmente, mas cada um é poderoso em seu próprio “playground”.  Essa recente transação trará maior foco para a Henkel e a Shiseido em seus respectivos “playgrounds” da América do Norte e Ásia.

 

“A América do Norte é um mercado atraente. Com um mercado tão grande, mesmo um pequeno percentual de aumento se traduz em dezenas de milhões de dólares. A aquisição é uma boa adição ao portfólio da Henkel. A marca Joico, em particular, teve um bom desempenho nos últimos anos, investindo em coloração, a categoria que mais cresce no mercado norte-americano. A marca também tem estado na vanguarda da tendência de cores não naturais, com seus tons metálicos altamente populares”. A estratégia também fortalece a posição da Henkel em duas categorias principais de back-bar: coloração e texturização.

 

Dados do “Kline PRO”, um banco de dados interativo para a indústria profissional de Hair Care com base em dados transacionais de distribuidores e salões, indicam que a Henkel poderá alcançar mais de 50% das vendas de produtos de texturização capilar com a adição das marcas da Shiseido.

 

Da mesma forma, o redirecionamento de foco da Shiseido para a  Ásia é uma jogada inteligente. A empresa vem ganhando presença na região, com suas vendas crescendo em taxas de dois dígitos na China, Coréia do Sul e Indonésia em 2016. A Ásia é o terceiro maior mercado do mundo, e muitos países asiáticos estão experimentando um crescimento acima da média. Avaliamos e exploramos as oportunidades em 12 mercados asiáticos na próxima edição do nosso estudo “Salon Hair Care Global Series”, com um volume especial complementar cobrindo canais de distribuição na Ásia.

 

A Henkel precisará continuar a criar estratégias assertivas se quiser alcançar os patamares mundiais das concorrentes Coty e L'Oréal. Com uma diferença de ainda várias centenas de milhões de dólares, será preciso adicionar pelo menos mais uma empresa de grande porte ou várias de pequeno a médio porte para atingir o tamanho da Coty. Para alcançar este objetivo, a Henkel pode precisar procurar fora da região norte-americana, como a Europa , Ásia ou América do Sul.

 

Essas e outras tendências  de mercado serão abordadas detalhadamente na próxima edição da “Salon Hair Care Global Series”, que fornecerá aos assinantes uma fotografia  precisa do tamanho, segmentação e desempenho do mercado de produtos para cabelo profissionais nos principais países do mundo.

 

Para mais informações, entre em contato com a Factor-Kline

Fonte: Kline & Co

 

 

 

 

 

 

Please reload

CATEGORIAS: