© 2016 Factor-Kline

  • LinkedIn - Black Circle
  • b-facebook
Please reload

ARTIGOS RECENTES: 

SIGA-NOS

  • LinkedIn - Grey Circle
  • Facebook - Grey Circle

Entenda mais sobre o Dinâmico Cenário de Fornecimento de Basestocks e a Crescente Importância dos Fornecedores Não Integrados

 

O mercado global de basestocks lubrificantes passou por uma mudança estrutural ao longo da última década. Esta mudança foi inicialmente desencadeada pela necessidade de basestocks de alto desempenho e posteriormente pela enorme capacidade de produção de basestocks que surgiu globalmente. Simultaneamente, o crescimento da demanda de lubrificantes acabados foi significativamente ultrapassado pela oferta de basestocks. Isso trouxe várias implicações para o mercado de óleos básicos, incluindo menores níveis de utilização das capacidades produtivas, margens mais apertadas, fluxos comerciais mais amplos e transição rápida para lubrificantes de melhor qualidade.

 

Uma tendência interessante no mercado de basestocks surgida recentemente tem sido o crescente papel dos fornecedores (não integrados a lubrificantes) de basestocks em âmbito global. Simultaneamente, houve diminuição relativa do papel dos fornecedores de basestocks integrados verticalmente usadas para o blend interno de lubrificantes. Uma avaliação mais detalhada de oferta de basestocks revela que cerca de 30% da produção mundial de basestock parafínico em 2017 foi principalmente destinada ao consumo interno das próprias empresas produtoras. Essa proporção foi reduzida drasticamente para 22% em 2018. Considerando-se tudo que tem sido planejado para o futuro, esse percentual deverá cair para 18% até 2027.

 

A divergência entre as curvas de tendência de oferta e de demanda no mercado de basestocks faz aumentar o excedente e traz vantagens para os compradores. O aumento da qualidade dos lubrificantes e a proliferação de novas especificações, exigem uma grande variedade de basestocks. Como resultado, a integração vertical entre a fabricação de basestocks e o preparo de lubrificantes está perdendo importância e os compradores preferem adquirir basestocks no mercado de acordo com suas necessidades específicas.

 

Tendo em vista essa situação, os critérios de compra de basestocks e o processo de tomada de decisão também passaram por uma mudança. Há quase uma década, quando a disponibilidade de basestocks de alto desempenho era limitada, a qualidade do produto era o principal critério para a escolha de fornecedores. No entanto, à medida que cresceu o número de fornecedores que ofereciam basestocks de alta qualidade, novos critérios para a escolha de fornecedores também passaram a ter maior importância.

 

Um blender de lubrificantes com operações globais e que tem formulações homogêneas em todo o mundo prefere fornecedores de basestocks que também tenham um alcance global. Isso faz com que uma abrangente capacidade produtiva aliada a uma infraestrutura logística globalizada de um fornecedor de basestocks se tornem atributos importantes para a escolha desses fornecedores pelos blenders. Exigências mais rigorosas quanto ao desempenho e o crescente número de aprovações exigidas levam os fornecedores de basestocks à necessidade de buscar cada vez mais essas certificações. Outros atributos, como termos de comercialização, consistência de preços, consistência na qualidade do produto, suporte ao cliente, entre outros, estão ganhando cada vez mais importância no processo de tomada de decisão. A importância relativa de vários atributos no processo de escolha de fornecedores pode variar de região para região e conforme o blender (grandes versus pequenos, blenders de especialidades versus blenders de todos os tipos de produtos).

 

É imprescindível que os fornecedores de basestocks compreendam a fundo este novo e complexo processo de tomada de decisão. Nosso novo estudo de inteligência competitiva "Lubricant Basestocks Merchant Supplier Assessment", fornecerá insights sobre qual nível de importância está associado aos vários atributos para se escolher um fornecedor de basestocks, cobrindo uma ampla gama de blenders de lubrificantes em todos os principais mercados do mundo (possuam eles pequena, média ou grande capacidade produtiva; sejam fabricantes de especialidades ou de todos os tipos de produtos). Nosso estudo também ajudará a identificar os fornecedores com melhor desempenho nesses atributos, sob o ponto de vista dos compradores. O estudo também tem como objetivos identificar as exigências dos blenders ainda não totalmente atendidas, mapear os principais problemas enfrentados por eles, juntamente com formas de abordar esses problemas e entender, na perspectiva dos blenders, quais principais basestocks que eles preveem que terão crescimento na demanda. Perfis resumidos das principais empresas dos grupos I, II e III serão incluídos, o que ajudará os blenders na avaliação do nível de infraestrutura de vários fornecedores e avaliar se esses fornecedores atendem às suas necessidades.

 

Para mais informações, entre em contato com a Factor-Kline.

 

Fonte: Kline&Co.

Please reload

CATEGORIAS: