top of page

Impactos do COVID-19 no Mercado Europeu de Skincare Profissional



A maioria das 650.000 lojas que oferecem produtos profissionais para skincare na Europa está fechada desde meados de março devido à pandemia de coronavírus, sem indicação clara de quando ocorrerá a reabertura. De fato, o COVID-19 pode marcar um fechamento permanente para muitas delas, principalmente no canal spa. Para marcas com presença digital, seja através de seu próprio site ou de e-commerce, a perda será um pouco menos impactante.


Anteriormente, previsto para crescer a um CAGR de 5% até 2024, o mercado europeu de skincare teve sua projeção revisada devido à pandemia. Nossas novas previsões indicam uma queda de quase 10% em 2020 como o resultado mais provável, com o melhor cenário refletindo um declínio de 5% e o pior cenário com uma queda de 15%. Dado o estado atual da pandemia, com os bloqueios agora se aproximando dos meses de verão, nosso cenário projetado como mais pessimista pode, de fato, tornar-se o cenário mais provável.


O e-commerce é o único canal que pode ter algum crescimento, já que os consumidores que visitam estabelecimentos profissionais para tratamentos básicos devem mudar para um modelo de DIY. Além disso, nos últimos dois anos, várias marcas líderes já mudaram seu foco para plataformas digitais, abrindo lojas eletrônicas nos sites de suas marcas ou fazendo parcerias com varejistas eletrônicos.


Espera-se que o setor veja um aumento dos profissionais autônomos, devido ao fechamento de vários institutos de beleza e spas. As marcas provavelmente apoiarão seus parceiros com ajuda financeira e de marketing, oferecendo descontos mais altos ou reduzindo os preços dos seus produtos.


Os institutos de beleza e spas serão os mais afetados devido ao fechamento das lojas desde março de 2020. É provável que sejam reabertos em alguns países, como França e Itália, em maio, mas a frequência geral de visitas de consumidores será baixa. O custo total por serviço pode aumentar se os parceiros não puderem ajudar a financiar o equipamento higiênico necessário para a segurança.


Prevê-se que os planos de saúde experimentem perdas. Os médicos que prescrevem medicamentos na Europa provavelmente se concentrarão em oferecer telemedicina e consultas virtuais. No entanto, é provável que esse canal se recupere em breve, pois os médicos devem permanecer como preferência dos consumidores que procuram tratamentos para problemas específicos da pele em comparação com outros canais, como institutos de beleza e spas.


Nossas previsões de cenário foram geradas com base em análises de especialistas e em um estudo minucioso do desempenho dos canais durante o período recessivo anterior, juntamente com o que se sabe atualmente sobre a situação pandêmica e econômica em desenvolvimento. Projeções e comentários detalhados do cenário são fornecidos em nosso relatório “Impact of COVID-19 on the Professional Skin Care Market”.


Para mais informações, entre em contato com a Factor-Kline.


Fonte: Kline&Co.

VEJA NOSSAS REDES

  • Instagram - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle
  • Facebook - Black Circle

CATEGORIAS:

ARTIGOS RECENTES: 

bottom of page