A Nova Fronteira de Reciclagem: Para Onde Vão As Lentes de Contato Usadas?

De acordo com o Contact Lens Spectrum – Espectro de Lentes de Contato, em tradução livre -, havia cerca de 2,5 bilhões de lentes de contato de uso diário, pesando aproximadamente 44.000 lbs, entrando nas águas residuais dos Estados Unidos em 2019. Embora esse volume seja baixo em comparação com os resíduos gerados por garrafas plásticas, as lentes de contato têm um impacto negativo em nossos sistemas de água e oceanos: como as lentes são mais densas que a água e macias, elas afundam e se quebram em finas partículas que, por sua vez, são consumidas por criaturas aquáticas e acabam na cadeia alimentar humana – e a maioria dos consumidores não está ciente do impacto de descartar as lentes em sua pia.





Fabricantes de lente de contato reconheceram o problema e instituíram programas de reciclagem de lentes e de embalagens. O “Programa de Reciclagem de Lentes de Contato”, da Acuvue, é o primeiro programa gratuito de reciclagem de lentes de contato do Reino Unido, permitindo que todos os usuários de lente de contato possam descartar suas lentes e embalagens, independente da marca. Consumidores podem escolher entre ter os resíduos coletados por uma transportadora ou leva-los eles mesmos até os locais participantes do programa. Os resíduos recicláveis são então transformados em produtos como mobília externa e madeira serrada de plástico – o programa da Acuvue resultou na reciclagem de 2,375 milhões de lentes de contato no Reino Unido.


O programa de reciclagem ONE by ONE da Bausch + Lomb reflete a parceria da empresa com a TerraCycla para criar um programa de reciclagem gratuito para as lentes de contato e embalagens da Biotrue® ONEday e para lentes e embalagens de outras marcas da Bausch + Lomb. De acordo com a Bausch + Lomb, cerca de 27 milhões de unidades de lentes de contato usadas, folhas de alumínio utilizadas nas embalagens e papel bolha têm sido recicladas desde que o programa foi lançado em 2016.


De acordo com a American Optometric Association (AOA), muitos usuários de lentes de contato não sabem que podem - e devem - reciclar suas lentes. A educação, conscientização e complacência do paciente são essenciais para aumentar a reciclagem e promover a sustentabilidade. Os médicos devem informar seus pacientes sobre os programas de reciclagem, e os consultórios também podem coletar lentes e embalagens usadas dos pacientes e garantir que esses materiais sejam descartados de maneira responsável e correta.

Por fim, a sustentabilidade e a circularidade só podem ser alcançadas se todos os usuários e participantes do ciclo reconhecerem o impacto de suas ações e compreenderem as opções disponíveis para reduzir os impactos causados. No caso das lentes de contato, a educação, a conscientização e a conformidade do paciente são muito úteis. Os consumidores devem ser informados a fim de pensarem duas vezes antes de jogar suas lentes na pia.

A experiência da Kline nas indústrias de Dispositivos Médicos e Embalagens/ Polímeros nos fornece a experiência necessária para ajudar nossos clientes a gerenciar o campo desafiador da reciclagem de plásticos médicos e transformação em lentes de contato e outros dispositivos de saúde para o consumidor. Em caso de dúvidas, sinta-se à vontade para entrar em contato conosco a partir dos números 11-3624-8719 / 3624-8718, ou via e-mail em contato@factorkline.com.br.

SIGA-NOS

  • LinkedIn - Grey Circle
  • Facebook - Grey Circle

CATEGORIAS:

ARTIGOS RECENTES: