top of page

Maquiagens voltam a crescer na onda do TikTok e redes sociais


maquiagem em pó roxo

A indústria de maquiagem continua crescendo apesar da inflação, e as vendas de produtos para rosto, olhos e lábios no varejo devem superar 16,8 bilhões de dólares neste ano. Embora a última década tenha sido caracterizada por um desempenho flutuante desses cosméticos, o retorno da demanda pelos consumidores e o desenvolvimento de novos canais de venda permitiram que o comércio de maquiagem atingisse seu auge novamente. De acordo com o estudo da Kline “Cosmetics & Toiletries USA”, em 2022, as vendas desses produtos no varejo dos Estados Unidos aumentaram em 13% e, diferentemente de outras categorias do mercado de beleza em que a demanda se manteve estática, esse ano importante para a indústria de maquiagem foi impulsionado por mais do que o aumento de preços.


Viralizar significa, basicamente, ganhar repercussão e tornar-se uma tendência rapidamente, se espalhando como um vírus. A “viralização” no TikTok tem exercido um papel crítico na ressurgência da maquiagem, criando uma demanda frenética e captando novos públicos sem custos significativos. A plataforma garantiu grande sucesso para os blushes, trazendo à tona tendências como a “cold girl” e #blushhack, que conquistaram mais de 760 milhões de visualizações. A plataforma também tem sido essencial para marcas emergentes como a Jones Road Beauty da Bobbi Brown e seu carro-chefe “Miracle Balm”, um blush desenvolvido para uma aparência de “maquiagem sem maquiagem”.


mulher segurando maquiagem rosa

Miracle Balm, da Jones Road Beauty



A influência que celebridades têm na comunidade de maquiagem ainda é positiva, com consumidores se inspirando nos conteúdos do TikTok para recriar os looks populares de seus ídolos. Em outubro de 2022, a Nudestix escolheu a modelo e influenciadora de beleza Sofia Richie para o primeiro cargo de Diretora de Beleza. Recentemente, a influenciadora compartilhou seus vídeos de “get ready with me” – “arrume-se comigo” – para seu casamento e sua lua de mel, todos contando com a participação dos icônicos Nudies Blush Sticks da Nudestick, alcançando mais de 13 milhões de visualizações no TikTok. Fora das redes sociais, o endosso de celebridade mais notável e recente na área da beleza é a parceria da e.l.f Cosmetics com a atriz Jennifer Coolidge, apresentada pela primeira vez em um comercial para a marca durante o Super Bowl LVII.


O futuro do TikTok, porém, é incerto, visto que recentemente ressurgiu a possibilidade de banimento da plataforma, alertando as marcas a desenvolverem um plano B para suas estratégias digitais a fim de evitarem perder seguidores e receita. Felizmente, as perspectivas para categorias base da indústria de maquiagem nos próximos anos são boas, com gloss e batons mostrando fortes projeções de crescimento, ao passo que se espera que os consumidores retornem para luxos de baixo-custo numa economia em desaceleração.

O relatório Cosmetics & Toiletries USA da Kline fornece uma visão geral dos principais impulsionadores, tendências, concorrência e lançamentos de produtos relevantes em fragrâncias, cuidados com os cabelos, maquiagem, cuidados com a pele e outros produtos de higiene pessoal nos Estados Unidos. Essa 48ª edição prevê os valores futuros do mercado e a demanda do consumidor usando as ferramentas de análise preditiva aprimoradas da Kline. O banco de dados interativo online já está publicado, e permite que os assinantes analisem as vendas do mercado de várias perspectivas. O relatório escrito deve ser publicado em junho.


Caso tenha interesse em adquirir o estudo ou queira saber mais sobre o mercado de maquiagem no Brasil, entre em contato com a Factor-Kline.

Commentaires


VEJA NOSSAS REDES

  • Instagram - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle
  • Facebook - Black Circle

CATEGORIAS:

ARTIGOS RECENTES: 

bottom of page