top of page

Avanço dos Polímeros de Látex Sintético no Oriente Médio


polimeros de latex sinteitico estão revolucionando a industri no oriente medio

Tradução do Artigo do Kline Group


De acordo com pesquisas recentes da Kline, espera-se um crescimento significativo de polímeros de látex sintético no Oriente Médio.


“A demanda por polímeros em pó redispersíveis deve crescer a uma taxa relativamente alta devido aos seus benefícios relacionados ao transporte e à aplicação, e ao aumento dos investimentos em infraestrutura”, diz Shilpi Mehrotra, Gerente de Indústria da prática de Químicos da Kline. “Os polímeros de emulsão mais econômicos, como acrílicos de estireno e PVAc (Acetato de Polivinila), beneficiarão mercados sensíveis à flutuação de preços, como é o caso do Oriente Médio. Há também oportunidades para materiais de alta-performance que favorecem emulsões, como acrílicos puros e PU (Poliuretano), como em revestimentos especiais para aplicações industriais e em materiais mais ecológicos para o mercado de construção”.


Enquanto isso, as aplicações de uso final em construções, tintas, e certamente criarão oportunidades para os polímeros de látex sintético o que, de certa forma, reflete o crescimento econômico da região. Por outro lado, as indústrias têxtil e de tapetes têm se recuperado de forma lenta dos impactos negativos da pandemia.


O estado atual da produção no Oriente Médio


Apesar de sua vantagem geográfica – estar no centro das tendências de desenvolvimento industrial do Oriente e do Ocidente, e ser a região que tem acesso comercial à maioria dos países importantes do mundo – o Oriente Médio teve uma produção industrial relativamente pequena até agora, com exceção da indústria de petróleo e gás. Isso se traduz em um mercado relativamente menor para os polímeros de látex sintético. De fato, diz Mehrotra, o Oriente Médio não é um mercado regional por si só, mas um mercado composto de mercados de diversos países, sendo cada um diferente em tamanho, em economia, em comportamento do consumidor, e em estado de desenvolvimento.


Os insights de Mehrotra foram extraídos do estudo “Synthetic Latex Polymers: Middle East Business Analysis and Opportunities” da Kline. O estudo analisa a Turquia– o maior mercado de polímeros de látex sintético do Oriente Médio. Esse mercado é também o mais avançado para polímeros de látex sintético, possuindo um nível maior de industrialização em comparação com os outros países da região. A demanda também é dinâmica com tendências avançadas nos Emirados Árabes Unidos e na Arábia Saudita. Algumas economias, porém, ainda são fortemente dependentes do petróleo – como o Conselho de Cooperação do Golfo – e outras, como o Líbano, têm enfrentado dificuldades para superar turbulências políticas.


Como o COVID-19 afetou o desenvolvimento


A pandemia do COVID-19 impactou a maioria dos principais mercados em 2020, mas o seu impacto no Oriente Médio começou apenas em 2021, uma vez que a maioria dos consumidores finais e fornecedores mantiveram estoque o suficiente para durar a primeira onda da pandemia. Em 2021, porém, a crise de contêiners que atingiu o mercado global não poupou a região do Oriente Médio, e criou grandes atrasos na entrega e aumentos nos custos dos fretes.


“Observou-se uma melhora da situação em 2022, e há, de fato, uma visão mais clara do futuro, contando com diversos projetos governamentais para modernizar a indústria e atrair investimentos com o objetivo de diversificar as indústrias e reduzir a dependência da economia no petróleo”, disse Mehrotra. “Observa-se também passos conscientes em direção à redução da dependência em importações da Europa e da Ásia, a partir do aumento da produção doméstica”.


Um cenário diversificado de fornecedores atende ao mercado


Dentro do mercado de polímeros de látex sintético, o Oriente Médio é caracterizado por uma mistura de fornecedores multinacionais e regionais. A Organik Kimya é a maior fabricante na região, dividindo o “Top 5” com a Dow, a Synthomer, a BASF e a Wacker. O Irã é um mercado isolado e lar para diversos produtores locais de polímeros de látex sintético, liderados pela Simab Resins. Mais de 80 fornecedores identificados atendem ao mercado de polímeros de látex sintético do Oriente Médio, incluindo uma combinação de grandes multinacionais, com fabricantes com foco regional, produtores locais ou aqueles com foco em mercados nacionais específicos, e com pequenos e grandes fornecedores da Ásia.


O relatório “Synthetic Latex Polymers: Middle East Business Analysis and Opportunities” da Kline já está disponível e constituí uma análise compreensiva do mercado de diversas químicas de polímeros, abrangendo o mercado de emulsões à base de água em uma variedade de indústrias de aplicação em uso final. O estudo também analisa as oportunidades e os desafios que os fornecedores de polímeros de látex sintético devem entender para crescerem no Oriente Médio.


Caso tenha interesse em saber mais sobre o estudo ou sobre o mercado de resinas sintéticas no Brasil e no mundo , entre em contato com a Factor-Kline.

Comments


VEJA NOSSAS REDES

  • Instagram - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle
  • Facebook - Black Circle

CATEGORIAS:

ARTIGOS RECENTES: 

bottom of page