top of page

Como o foco em sustentabilidade da China afeta o mercado de lubrificantes do país



O mercado de lubrificantes da China está projetado para crescer mais de 1% CAGR até 2025, com ganhos causados ​​pelo crescimento de lubrificantes premium à medida que o país se moderniza em um ritmo vertiginoso. O crescimento da demanda de lubrificantes no país tem tradicionalmente seguido o crescimento do PIB. Assim, as atuais projeções positivas devem conduzir a uma recuperação saudável no mercado geral de lubrificantes da China. O crescimento do PIB da China desacelerou antes do início do COVID-19, embora ainda fosse um saudável + 6,1% em 2019. O crescimento econômico diminuiu devido à pandemia, mas a economia do país ainda era a única grande economia a alcançar um crescimento positivo em 2020, aumentando 2,3%. O crescimento é estimado em 8,4% em 2021, à medida que a economia se recupera, e as taxas normais devem ser alcançadas depois disso.

Por causa das guerras comerciais entre a China e os Estados Unidos, o governo chinês mudou seus planos de crescimento econômico de uma economia voltada para as exportações para uma focada no consumo interno e na melhoria do valor de seu mercado de exportação por meio da modernização e consolidação de seu segmento industrial. A partir deste ano e em execução até 2025, a China implementará seu 14º Plano Quinquenal, que visa aumentar o consumo doméstico, modernizar a cadeia de abastecimento nas principais indústrias, melhorar a capacidade de inovação e aumentar a sustentabilidade e proteção ambiental enquanto desenvolve a economia.

Para conseguir isso, o governo chinês está investindo pesadamente na modernização de seu segmento industrial.

As indústrias tradicionais de serviços pesados, como metais primários, mineração, maquinário e fabricação de automóveis, incorporarão tecnologia de manufatura inteligente; a sustentabilidade se tornará um requisito importante no desenvolvimento industrial.

O impulso em direção à sustentabilidade é mais prevalente nos segmentos industriais, onde o governo continua a estabelecer instalações de mineração ou manufatura inteligentes com equipamentos modernos e mais eficientes.

Como as empresas menores geralmente não podem se dar ao luxo de fazer esses upgrades, nem têm escala para justificar o uso dos maiores e mais modernos equipamentos, a consolidação do setor será o próximo passo natural, afetando como os comerciantes de lubrificantes alcançam seus clientes. As pequenas empresas geralmente preferem distribuidores locais, enquanto as empresas maiores preferem comprar diretamente dos fabricantes de lubrificantes.

No segmento de lubrificantes automotivos, a China está promovendo uma rápida modernização do parque de veículos ao implementar seus padrões de emissões National VI, com base no Euro VI. A implementação desses novos padrões de emissões pela China elimina os veículos mais antigos e os que não seguem os novos padrões definidos pelo governo e precisam ser vendidos para regiões fora das cidades de Nível 1 e Nível 2 ou vendidos para países vizinhos, já que as políticas rígidas da China não permitirão que veículos não conformes sejam registrados.

A COVID-19, no entanto, impulsionou o crescimento nas vendas de veículos, já que a população procura evitar o uso do transporte coletivo em favor de meios de transporte mais seguros. Embora o crescimento do parque de veículos seja lento, visto que grande parte das vendas de veículos novos é para a substituição de veículos mais antigos, a atualização de lubrificantes no segmento automotivo continuará em um ritmo rápido.

A produção de veículos comerciais, liderada por uma demanda crescente por caminhões, cresceu 20% para chegar a 5,2 milhões de unidades em 2020. O segmento atingiu o desempenho recorde ao ultrapassar 5 milhões de unidades em produção e vendas pela primeira vez. É principalmente auxiliado pelo crescente investimento do governo, a eliminação progressiva de veículos National III e políticas para lidar com problemas de sobrecarga, o que leva a um crescimento substancial de caminhões. Isso também significa que o crescimento de EVs continuará em um ritmo mais rápido na China, especialmente considerando que a China pretende se tornar o líder global de EVs.

No geral, o mercado de lubrificantes na China está caminhando para níveis de qualidade semelhantes aos da Europa e da América do Norte, ao mesmo tempo que coloca uma ênfase maior na sustentabilidade.

Para saber mais sobre o mercado de lubrificantes chinês, assine o estudo recém-publicado de Kline sobre óleos na China.

Para mais informações acesse nosso site http://www.factorkline.com.br/ ou entre em contato com nossa empresa através do telefone (11) 3624-8721

VEJA NOSSAS REDES

  • Instagram - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle
  • Facebook - Black Circle

CATEGORIAS:

ARTIGOS RECENTES: 

bottom of page