top of page

Como Os Tratores Autônomos Impulsionarão o Mercado de Lubrificantes

Em meio a uma população que está envelhecendo – os fazendeiros atualmente possuem idade média de 60 anos – e à escassez de mão de obra sem precedentes, um número cada vez maior de fazendeiros está se aposentando. Enquanto plantações se encontram abandonadas e os produtos agrícolas dos Estados Unidos tornam-se cada vez menos competitivos no mercado global, as esperanças residem nos tratores autônomos.


Correndo no Vazio


“Os OEMs1 de equipamentos agrícolas estão cada vez mais perto de realizar o sonho antes impossível de produzir tratores totalmente automatizados”, disse David Tsui, gerente de projeto do setor de energia da Kline. “Por mais difícil que seja imaginar, os tratores sem condutores já são uma realidade - mas atualmente ainda requerem um operador humano para operar remotamente os controles a fim de evitar que os tratores colidam com as vacas”.


O objetivo é produzir tratores que não necessitam de motoristas e que também possam realizar tarefas sem intervenção humana, ou seja, tratores “inteligentes”. Isso vai requerer equipamentos com sensores e câmeras para fornecer dados a computadores de bordo, de modo que os campos continuem sendo arados, enquanto os fazendeiros descansam seus ossos quebradiços.


Quão Próximos Nós Estamos Dessa Realidade?


Já em 2017, a empresa estadunidense líder mundial na fabricação de equipamentos agrícolas, John Deere, abriu alas quando adquiriu a Blue River Technology. Esta empresa se especializa em computer vision e machine learning – visão computacional e aprendizagem de máquina – que são tecnologias chave para o desenvolvimento de equipamentos autônomos orientados. Em 2021, a empresa concordou em adquirir a Bear Flag Robotics, que desenvolve tecnologia de direção autônoma para tratores: sua tecnologia é compatível com os equipamentos existentes, permitindo que os agricultores equipem seus tratores com sistemas autônomos.


Em 2020, a Kubota, fabricante japonesa de maquinaria, fez uma parceria com a Nvidia, fabricante estadunidense de chips, para desenvolver tratores autônomos para fazendas. Esses tratores serão equipados com unidades de processadores Nvidia e inteligência artificial em conjunto com câmeras, para garantir interpretação e resposta instantâneas aos dados coletados, além de analisarem o clima e as condições das plantações.


A Case IH, a Monarch Tractor, a Autonomous Tractor Corporation, a Fendt e a Precision Makers também são relevantes no cenário de tratores autônomos.


E O Mercado De Lubrificantes?


Para começo de conversa, não haverá mais necessidade de DIY – Do It Yourself, “Faça Você Mesmo” – ou de mudanças de óleo em centros de serviço. “Ao invés disso, os tratores de inteligência artificial podem dizer ao OEM que é preciso de mais óleo, e eles se dirigirão à manutenção ou alertarão um técnico que necessitam ir até a fazenda”, diz Tsui.


Com o canal OEM impulsionando o crescimento do mercado de lubrificantes, os óleos originais OEM - e as empresas que oferecem contratos para a manutenção desse equipamento - terão resultados positivos no cenário de tratores autônomos. Tsui acrescenta: “As versões elétricas de tratores autônomos também terão maior demanda, pois será fácil fazer com que voltem por conta própria e recarreguem, como os aspiradores-robô da sua casa”.


Para obter mais informações sobre como os HDMOs serão afetados, assine o relatório recém-publicado, The HDMO Market in 2040: A Long-Term Outlook. Cobrindo a Ásia-Pacífico, América do Norte, Europa e América Latina, ele fornece uma avaliação independente abrangente do mercado de HDMO em evolução no contexto de uma rápida diversificação da mistura de força de frotas comerciais, particularmente a eletrificação de veículos comerciais e veículos de célula combustível de hidrogênio alternativas. Outras forças transformadoras, incluindo telemática e digitalização, também são analisadas.


Para mais informações sobre o mercado de lubrificantes, entre em contato conosco através dos números 11-3624-8719 / 3624-8718, ou nos contate via e-mail em contato@factorkline.com.br.




1Original Equipment Manufacturer (Fabricante Original do Equipamento)

VEJA NOSSAS REDES

  • Instagram - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle
  • Facebook - Black Circle

CATEGORIAS:

ARTIGOS RECENTES: 

bottom of page