Doses de Reforço da Vacina para COVID-19 podem Impulsionar a Indústria de Produtos Biológicos

Acredita-se que as doses de reforço da vacina para o COVID-19 vão impulsionar a demanda para determinados ingredientes biológicos e excipientes a um passo mais rápido do que o esperado anteriormente, com um crescimento estimado de 2-5% .a.a. até 2025.


“A pandemia criou novas possibilidades para uma variedade de produtos químicos ao longo de toda a cadeia de valores”, diz Kunal Mahajan, gerente de projetos para o relatório da Kline Biologics: Market Opportunities for Chemical Suppliers. “Os produtos químicos não só são componentes chave da dosagem final do medicamento biológico, como também exercem um importante papel no desenvolvimento e fabricação do medicamento em si”.

De acordo com a pesquisa da Kline, os ingredientes de maior demanda diretamente ligados às doses de reforço serão: sacarose e lactose (açúcares), glicerol (poliálcoois), aminoácidos, polissorbato 80 (surfactantes), tampões Tris (tampões orgânicos), cloreto de sódio (sais minerais), hidróxido de alumínio (adjuvantes em vacinas), lipídios, e portadores de lipídios.


Mais de 5,33 bilhões de doses da vacina para o COVID-19 foram administradas globalmente até o dia 31 de Agosto de 2021. Devido à estas, 2,13 bilhões de pessoas estão completamente vacinadas, e 3,12 bilhões receberam pelo menos uma dose. Considerando que esses números representam apenas 27,3% da população global, as oportunidades para a indústria biológica podem ser significativas.



Atualmente, apenas alguns ingredientes e excipientes abordados no estudo Biologics: Market Opportunities for Chemical Suppliers foram utilizados para a produção da vacina do COVID-19. Desse modo, o impacto geral, até 2025, pode não ser maior que 1-2% para todos os ingredientes biológicos e excipientes utilizados no estudo.


No entanto, essa estimativa tem premissa apenas em vacinas que foram recentemente aprovadas para uso. Dado o número de companhias que estão direcionando todo seu esforço R&D ao lançamento de novas vacinas no mercado, essa projeção pode se mostrar baixa.


Outro fator que está alavancando a demanda por biofarmacêuticos – e, consequentemente, por ingredientes biológicos e excipientes – é o aumento projetado e significativo do número de biossimilares ao longo de 10 anos. Muitos produtos biológicos novos estarão enfrentando o vencimento da patente nesse período. Ainda, espera-se um crescimento global nas despesas governamentais em saúde e em saúde universal. A demanda geral por ingredientes biológicos e excipientes é, então, projetada para crescer a uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de mais de 10% ao longo dos próximos cinco anos.


No Brasil, o mercado de produtos biológicos também é promissor. Apesar de ter alcançado mais de 95 milhões de pessoas totalmente vacinadas, isso representa nem 50% da população nacional – atualmente, cerca de 44,8% dela está totalmente vacinada. Mais interessante ainda é a aprovação, pelo Ministério da Saúde, da aplicação da dose de reforço para idosos acima de 60 anos e para imunossuprimidos, medida que ainda foi estendida, no dia 24 de setembro, para profissionais da saúde. Considerando o número de pessoas que ainda vão receber a segunda dose e também a dose de reforço, as oportunidades para a indústria biológica no Brasil são consideráveis, especialmente com o avanço da pesquisa científica nacional, que pode impulsionar ainda mais o mercado.


Para saber mais sobre o mercado global de produtos biológicos, inscreva-se no relatório da Kline Biologics: Market Opportunities for Chemical Suppliers. O estudo fornece uma análise sobre os biofármacos como um mercado em crescimento para ingredientes bioprocessados e excipientes utilizados na indústria, além de prover grades, preços, consumo estimado por funcionalidade, vendas estimadas de fornecedores, tendências do mercado em curto e longo prazo, e uma perspectiva de demanda de cinco anos até 2025, com justificativa de apoio.


Para mais informações sobre esse mercado no Brasil, entre em contato conosco através dos números 11-3624-8719 / 3624-8718, ou nos contate via e-mail em contato@factorkline.com.br.

SIGA-NOS

  • LinkedIn - Grey Circle
  • Facebook - Grey Circle

CATEGORIAS:

ARTIGOS RECENTES: