Frutas e Vegetais Orgânicos: O Mercado Expande, O Crescimento Diminui

A agricultura orgânica pode estar crescendo, mas, ao mesmo tempo, os agricultores não planejam expandir sua produção. Por que dessa desconexão? De acordo com Dennis Fugate, Gerente da Indústria Agrícola para a prática de Agricultura e Pesticidas Especiais da Kline “Os agricultores, em geral, sentem que a demanda por produtos orgânicos pode ter se estabilizado”. De fato, uma pesquisa do USDA com produtores de orgânicos indicou que apenas 29% dos produtores esperavam expandir sua produção, com 8% declarando que iriam interromper ou diminuí-la.


Isso certamente contradiz o fato de o número de fazendas certificadas nos Estados Unidos ter aumentado em 17% entre 2016 e 2019, com a área destinada a culturas orgânicas subindo de 4 milhões para 5,5 milhões - um aumento de 37,5%. Em 2008, havia aproximadamente 11.000 fazendas certificadas; em 2019, esse número aumentou para 16.500, com as vendas totais de produtos orgânicos atingindo um recorde histórico de 9,9 bilhões de dólares no ano. Além disso, a demanda por vários vegetais orgânicos registrou crescimento significativo em 2019, de acordo com o USDA. Alface, milho (para grãos), espinafre, batata, cenoura e vegetais de estufa subiram 44%, 49%, 52%, 3%, 49% e 49%, respectivamente. O crescimento também foi sólido para frutas, com maçãs, uvas, morangos e mirtilos aumentando em 45%, 52%, 33% e 104%, respectivamente. Ainda assim, Fugate reitera que o crescimento das fazendas orgânicas deve diminuir. “Isso ocorre porque a forte demanda inicial já foi atendida, o que significa que o crescimento futuro precisará vir da conversão de mais consumidores”, diz ele. “E é mais fácil falar do que fazer.”


A situação ainda é dificultada pelo fato de que frutas e vegetais orgânicos são caros, podendo custar, em média, até 20% a mais do que frutas e vegetais não-orgânicos. Além disso, nem todos estão convencidos de que os não-orgânicos são menos saudáveis ​​ou que os itens rotulados como "orgânicos" são realmente orgânicos. Na verdade, um juiz sentenciou recentemente o idealizador do maior esquema de fraude de alimentos orgânicos da história dos Estados Unidos a 10 anos de prisão por enganar milhares de clientes a pagar a mais por produtos que vão de ovos a bife - produtos aos quais eles foram levados a acreditar que eram melhores para o meio ambiente e para sua própria saúde. O oposto era verdade. “Isso prejudicou a percepção pública da indústria”, conclui Fugate. “Por esta e outras razões, frutas e vegetais orgânicos podem acabar como um produto de‘ nicho’ que já foi amplamente preenchido”


Para outras informações e detalhes sobre o mercado de frutas e vegetais orgânicos no Brasil e no mundo, fale conosco por meio dos contatos abaixo.



(11) 3624-8719 / 3624-8718


contato@factorkline.com.br

SIGA-NOS

  • LinkedIn - Grey Circle
  • Facebook - Grey Circle

CATEGORIAS:

ARTIGOS RECENTES: