Fundamentos da Indústria Seguem Impulsionando o Mercado de Lubrificantes




O estudo Global Lubricants Market Analysis and Assessment, recentemente publicado pela Kline, revela que a demanda global por lubrificantes automotivos e industriais atingiu 40,7 milhões de toneladas em 2019. No início do segundo trimestre de 2020, quando a pandemia atingiu a economia global e o lockdown foi implementado, nós aumentamos nossos esforços de pesquisa para incluir o impacto da COVID-19 (CV-19) em 19 países nesta edição do estudo 'Global Lubricants.


A Kline desenvolveu um modelo proprietário de demanda que dividiu 2020 em quatro estágios: (1) Pré-crise, (2) Lockdown, (3) Recuperação e (4) Pós-crise. Com base nas informações disponíveis publicamente na época, percepções em tempo real de especialistas do setor e análise da Kline, avaliamos o impacto e a duração do Estágio 2 em todos os setores automotivos e industriais para diferentes países e o ritmo de recuperação pós - crise para estimar a diminuição da demanda em 2020, em relação às nossas estimativas de mercado para 2019.

Mais importante, estimamos as perspectivas e oportunidades de crescimento futuro entre 2020-2025 e 2026-2030. Para obter mais informações sobre nossas descobertas, solicite acesso ao webinar sob demanda da Kline.


Os cinco principais mercados são: Estados Unidos, China, Índia, Rússia e Japão. Juntos eles responderam por 53% da demanda global total de lubrificantes em 2019. Com os Estados Unidos e a China juntos respondendo por pouco menos de 40% da demanda global total. Esses países são indicadores confiáveis ​da melhora da qualidade do óleo automotivo, penetração de produtos sintéticos e oportunidades para todos os participantes da indústria de lubrificantes. Em termos de produção, o estudo da Kline descobriu que os cinco principais fornecedores de lubrificantes, Shell, ExxonMobil, BP, Total e Sinopec, proveram 35% do total de lubrificantes globais em 2019.


“Nosso estudo concluiu que a Shell continua a ser o fornecedor global número 1 de lubrificantes automotivos e industriais pelo 14º ano consecutivo”, observa George Morvey, Gerente de Indústria da Kline


“Contribuindo para essa conquista significativa está a posição de liderança da Shell nos Estados Unidos, com um market share de 13%, devido à sua força no mercado de lubrificantes e outros canais de serviço instalados no segmento de mercado automotivo de consumo, com seu Pennzoil, e sua posição de liderança no segmento comercial com as linhas de produtos da marca Rotella. Além disso, a Shell ocupa a 3ª posição na China, atrás apenas dos dois fornecedores domésticos, PetroChina e Sinopec. ”


“Quatorze anos consecutivos como o fornecedor líder mundial de lubrificantes demonstram o compromisso inabalável da Shell com nossos clientes e a força de nosso portfólio de produtos superiores”, disse Carlos Maurer, Vice-presidente Executivo, Comercial Global da Shell. “E não estamos liderando apenas em um setor. Somos líderes globais nas três categorias monitoradas pela Kline - carros, caminhões e equipamentos industriais. Lubrificantes são uma prioridade de crescimento para a Shell, e é por isso que, à medida que as necessidades de nossos clientes mudam, nós também mudamos. Em resposta aos desafios da Covid-19, nosso negócio de lubrificantes forneceu ainda mais produtos premium ao mercado, desempenhando um papel vital em manter o mundo em movimento e as máquinas operando com eficiência. Olhando para o futuro, nossos clientes querem mais produtos que proporcionem melhor desempenho com emissões mais baixas, usando menos recursos naturais e menos resíduos, e você verá a Shell Lubricants expandindo nosso portfólio de produtos para atender a essa demanda ”.


Embora os Estados Unidos e a China não prevejam crescimento volumétrico durante o período 2020 a 2030, principalmente ao levar-se em consideração o impacto da CV-19, há também mercados de menor volume como países em desenvolvimento que devem se recuperar mais rapidamente da CV-19 e retornar para níveis normais de demanda de lubrificantes em 2021.


Um exemplo é a Indonésia, o sétimo maior mercado consumidor de lubrificantes, que respondeu por 2% da demanda global e 6% da Ásia-Pacífico em 2019. A Indonésia está prevista para ter um crescimento positivo da demanda de lubrificantes nos segmentos automotivo e industrial com um CAGR combinado de 1,8%, entre 2019 e 2024, já levando em consideração a avaliação da Kline sobre os efeitos da CV-19 em 2020.


No segmento de lubrificantes do país, os postos de combustível são um importante canal de comercialização e troca de óleo de motor para veículos de passeio e de duas rodas. Os principais fornecedores estão presentes nesses locais interagindo com clientes atuais e potenciais, expandindo a conscientização e a fidelidade do consumidor e testando programas, campanhas promocionais e de marketing.


Embora tenham surgido antes da CV-19, os provedores de serviços móveis de troca de óleo se expandiram na Indonésia e são bastante comuns e uma opção aceitável para trocas de óleo e filtro de rotina para proprietários de veículos de passageiros. Existem oportunidades para fornecedores de lubrificantes fazerem parceria com esses provedores de serviço, que buscam locais alternativos para comunicar seu produto e mensagem de marca e para se envolver com proprietários de veículos.


Apesar da interrupção de vendas causada pela pandemia, mudanças das condições de mercado e alteração também das tendências de demanda para lubrificantes após a CV-19, o estudo da Kline conclui que os fundamentos da indústria continuarão a impulsionar o mercado global e permanecerão viáveis, incluindo penetração de sintéticos, crescimento em OEM genuíno / co - produtos de marca, demanda por intervalos mais longos de troca de óleo, penetração de veículos elétricos, demanda por eficiência e sustentabilidade, processos de fabricação em evolução, manutenção e tempo de inatividade reduzidos e rápida aceleração da pressão competitiva de todos os participantes, especialmente as marcas próprias e de distribuidoras, na indústria global de lubrificantes acabados.


Para saber mais sobre o (s) mercado (s) nacional (is) de seu interesse, assine o estudo sindicalizado Global Lubricants Market Analysis and Assessment da Kline. Para obter os principais insights do estudo SOLICITE A GRAVAÇÃO de nosso webinar recentemente realizado.

SIGA-NOS

  • LinkedIn - Grey Circle
  • Facebook - Grey Circle

CATEGORIAS:

ARTIGOS RECENTES: