top of page

Mercado Global de lubrificantes marítimos



A indústria de transporte marítimo enfrentou dois problemas críticos em 2020: a pandemia da COVID-19 em andamento e a implementação das normas de combustível de 0,5% de enxofre da Organização Marítima Internacional (IMO) 2020, também conhecidas como IMO 2020.A COVID-19 também levou a alguns desafios operacionais e econômicos únicos, incluindo redução do apoio a bordo e em terra e portos fechados, além de um declínio no comércio internacional. Por último, as próximas regulamentações relacionadas à descarbonização marítima apresentam novos desafios para a indústria naval.

As estimativas da Organização Mundial do Comércio (OMC) para 2020 sugerem que a recuperação do comércio mundial tem sido bastante rápida e o crescimento do comércio em 2021 pode ser superior às estimativas atuais de 7,2%. No entanto, eventuais novos e mais rígidosbloqueios na Europa nos próximos meses e um continuado alto número de casos de coronavírus nos Estados Unidos, juntamente com relatos de bloqueios em algumas partes da China, podem resultar em um crescimento menor do que o previsto.

A COVID-19 não teve muito impacto sobre a demanda de lubrificantes marítimos, já que o transporte marítimo de alto mar, que responde por cerca de 90% da demanda, não foi severamente afetado, embora o comércio mundial tenha diminuído. O motivo: os navios de alto mar ainda navegavam. No entanto, a demanda de lubrificantes marítimo do segmento marinho doméstico, que inclui pesca, vias navegáveis ​​interiores e marinhas costeiras, foi impactada, mas variou de um país para outro, dependendo das restrições locais devido ao COVID-19. Todavia dado que a marinha doméstica responde por apenas 10% da demanda total de lubrificantes marítimos, o declínio no segmento marítimo doméstico não teve muito impacto na demanda geral de lubrificantes marítimos. A demanda total de lubrificantes marítimos em nível global é estimada pela Kline em cerca de 2 milhões de toneladas em 2020.

A COVID-19 também proporcionou um tempo extra para os fornecedores de combustível naval e companhias de navegação trabalharem nos desafios da implementação do IMO 2020 ou VLSFO. A disponibilidade de VLSFO foi um grande problema no final de 2019, mas à medida que os países entravam em bloqueios, a demanda por transporte despencava, facilitando a situação do fornecimento. O crescimento da digitalização no setor de transporte marítimo, juntamente com as restrições causadas pela pandemia, levaram a novas mudanças nas operações. Por exemplo, as inspeções a bordo tornaram-se difíceis ou não puderam ser realizadas devido às restrições COVID-19 em navios e portos. Como resultado, os fornecedores de combustíveis e lubrificantes marítimos não puderam enviar especialistas a bordo e tiveram que usar a tecnologia digital para fazer inspeções e prestar vários serviços; isso reduziu os custos operacionais para os fornecedores. A outra mudança importante na indústria de transporte marítimo foi a implementação do IMO 2020. O teor de enxofre do combustível foi reduzido de 3,5% para 0,5% em 1º de janeiro de 2020. A maioria dos navios (90% -95%) está operando atualmente no VLSFO. Havia outras opções, como usar GNL como combustível e equipar os navios com purificadores. No entanto, a maioria das embarcações optou pelo VLSFO devido à falta de infraestrutura de GNL globalmente, além da incerteza sobre a capacidade dos depuradores de atender a quaisquer normas de combustível futuras se e quando forem alteradas.

Como resultado da introdução do VLSFO, o mercado de óleos para motores marítimos mudou significativamente. Por exemplo, para óleo de cilindro, os número de base 70 (BN) e 100 BN costumavam ser os tipos mais usados ​​para combustível com 3,5% de enxofre. No entanto, atualmente o óleo de cilindro de 40 BN se tornou o principal tipo de óleo de cilindro, já que o VLSFO se tornou o principal tipo de combustível. O VLSFO também levou a mudanças nas práticas de lubrificação. Observou-se que o óleo do cilindro 40 BN existente não era suficiente para manter limpos os anéis e coroas do pistão e que existe a necessidade de um óleo do cilindro 40 BN com melhor detergência. O próximo desafio que a indústria naval deverá enfrentar são as normas de Descarbonização 2030 e 2050. Essas normas visam reduzir a intensidade média de carbono (CO2 por tonelada-milha) em um mínimo de 40% até 2030 e 70% até 2050 em comparação com 2008. Além disso, as emissões de gases de efeito estufa precisam ser reduzidas em 50% até 2050 em comparação com 2008 . Uma das maneiras pelas quais a indústria naval está procurando atender a essas normas é usando combustíveis de baixo carbono. Vários combustíveis que estão sendo testados agora incluem amônia, metanol, GLP, hidrogênio e eletricidade. Atualmente, esses novos combustíveis estão sendo testados ou usados ​​em algumas embarcações, mas o uso geral continua baixo. No entanto, é seguro dizer que o uso de diferentes combustíveis deve mudar ainda mais a indústria naval. Mas é preciso destacar que se espera que demore cerca de 20 anos, ou seja, até 2040, para que os novos combustíveis tenham uma participação significativa na indústria naval. A adoção de novos combustíveis crescerá gradualmente, com as respectivas embarcações de combustível adotando esses novos combustíveis primeiro. Por exemplo, embarcações de GLP adotarão GLP, enquanto embarcações de amônia adotarão amônia. Em segundo lugar, a adoção começará com motores bicombustíveis que podem funcionar com VLSFO e qualquer um dos novos combustíveis.

Outro desafio apresentado à indústria naval são as tendências de tecnologia, como impressão 3D e nearshoring de manufatura, especialmente devido ao COVID-19. Essas tendências têm o potencial de reduzir a necessidade de remessas ( reduzindo-se a necessidade de transporte ), eventualmente impactando negativamente a demanda de lubrificantes marítimos. Além disso, espera-se que os motores se tornem mais eficientes, levando a uma maior demanda por lubrificantes marítimos de melhor qualidade, mas, em geral, menor demanda volumétrica. Com base nas tendências acima mencionadas, espera-se que a demanda por lubrificantes marinhos diminua a uma taxa anual de cerca de 1% até 2025. Ao mesmo tempo, a demanda por lubrificantes marinhos experimentará um aumento de valor à medida que a demanda muda para lubrificantes de melhor qualidade.

No futuro, espera-se que a indústria de lubrificantes marítimos mude e se torne mais complexa, à medida que a indústria muda para vários combustíveis e óleos de motor marítimo das categorias I e II. A indústria também será afetada pela crescente importância da detergência em relação à neutralização de ácido para óleos para motores marítimos e pela crescente demanda por óleos para motores marítimos de melhor qualidade. A maior adoção de tecnologias digitais impactará os serviços relacionados à lubrificação. Espera-se que isso aumente as barreiras de entrada para fornecedores novos e regionais na indústria, ao mesmo tempo em que oferece oportunidades aos fornecedores existentes. Para obter informações mais detalhadas sobre a indústria de lubrificantes marinhos, assine nosso relatório Lubrificantes Marinhos: Análise Global e Oportunidades, que será lançado em março deste ano.


Para mais informações entre em contato com a Factor Kline

VEJA NOSSAS REDES

  • Instagram - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle
  • Facebook - Black Circle

CATEGORIAS:

ARTIGOS RECENTES: 

bottom of page