top of page

O Impacto da Cadeia de Suprimentos no Mercado de Excipientes Farmacêuticos

Uma série de fatores causou um aumento exponencial dos preços globais de excipientes farmacêuticos de 2019 a 2021 - com alguns preços aumentando em 40%.

“As disrupções na cadeia de suprimentos causadas pela pandemia do COVID-19 levaram à escassez de matérias primas”, explica Shilpi Mehrotra, Gerente de Indústria da divisão de Químicos da Kline. “Ainda, um gargalo no fornecimento global de energia causou um aumento nos preços da eletricidade e do gás natural em diversas partes do mundo. Esses fatores, associados à elevação do valor dos fretes, às catástrofes climáticas e ao conflito na Rússia/Ucrânia, resultaram em grandes picos nos preços dos excipientes farmacêuticos em todo o mundo”.


Os preços aumentaram de 2020 para 2021


Enquanto os preços dos excipientes flutuavam em 2020, picos mais agudos foram observados em 2021, quando a demanda por fármacos superou os níveis pré-pandêmicos. De acordo com Mehrotra, a alta demanda por medicamentos em todo o mundo deveu-se a diversos fatores, como a demanda por drogas para tratar os sintomas do COVID-19, a retomada de tratamentos e cirurgias que foram adiados durante a pandemia, e o crescimento da área da saúde preventiva. Dessa forma, os problemas não resolvidos da cadeia de suprimentos, em conjunto com o aumento da demanda em 2021, os aumentos nos preços foram de 10% a 40% entre 2019 e 2021, para diferentes excipientes em diferentes regiões.


Crescimento dos genéricos demanda maior estabilidade de oferta


“Adiante, o fornecimento ininterrupto de excipientes se torna uma necessidade absoluta com o forte crescimento da demanda e o crescimento de medicamentos genéricos”, diz Mehrotra. “E tornar a saúde mais acessível e disponível por meio de medicamentos genéricos é, de fato, um foco central de diversos países no mundo desenvolvido e em desenvolvimento”.


A importância da autossuficiência


A pandemia expôs a vulnerabilidade da dependência excessiva na importação de matérias primas farmacêuticas em diversos países. “A maioria das matérias primas farmacêuticas vêm da China em nível global”, diz Mehrotra. “Reduzir essa dependência por localização de cadeia de suprimentos de medicamentos essenciais está na mente dos governos dos Estados Unidos e da União Europeia. Isso deve se manifestar a longo prazo por meio de políticas, investimentos e iniciativas governamentais”.

Outros caminhos tomados pela indústria farmacêutica para reduzir o risco de interrupções na oferta de suprimentos incluem a diversificação das fontes de matéria prima, distanciando-se da fabricação em lote e aproximando-se da fabricação contínua e do uso de tecnologias digitais para pré-avaliar os fatores de risco.

“Esses esforços estão se traduzindo, aos poucos, em maior previsibilidade na disponibilidade e no custo dos excipientes farmacêuticos”, diz Mehrotra. “Em 2022, nós já estamos observando uma maior estabilidade nos preços dos excipientes”.


O futuro dos excipientes é promissor


Espera-se que a demanda global por excipientes farmacêuticos em doses sólidas orais cresça a uma taxa anual composta de aproximadamente 6,5% nos próximos cinco anos. As tecnologias avançadas de dosagem de medicamentos, junto com a necessidade de serem econômicas, estão estimulando a demanda por excipientes funcionais.

Enquanto isso, a demanda por excipientes coprocessados crescerá fortemente, assim como a tendência de uso de revestimentos formulados em doses sólidas orais. A demanda crescente por medicamentos de liberação prolongada irá impulsionar a demanda por determinados excipientes celulósicos, como os de etilcelulose; o crescimento de medicamentos de liberação entérica irão favorecer a demanda por excipientes de polimetacrilato. Espera-se que excipientes versáteis que possuem maior compatibilidade com vários APIs, incluindo HPMC, manitol e lactose, cresçam de modo robusto; desintegrantes, como o CCS, SSG e crospovidona serão estimulados especialmente pela demanda por comprimidos de desintegração rápida.

Para mais informações sobre excipientes, fique de olho relatório Specialty Excipients for Oral-Solid-Dosage-Form Pharmaceuticals: Global Market Analysis and Opportunities, uma análise compreensiva que foca nas tendências chave, desenvolvimentos, mudanças, desafios e oportunidades de negócios. Dentre os focos estão: tendências farmacêuticas influenciadas pelo COVID-19 e seu impacto no mercado de excipientes; consumo em volume e valor para cada um dos excipientes considerados nas categorias funcionais de ligantes e cargas especiais, desintegrantes, lubrificantes, formadores de matriz e revestimentos. A cobertura regional inclui Europa, Estados Unidos, Índia, China, Japão, Oriente Médio e África, Sudeste Asiático, México e Resto do Mundo.

A brochura do estudo pode ser acessada clicando aqui. Caso deseje saber mais detalhes sobre o mercado de excipientes na América Latina, entre em contato com a Factor Kline, que é responsável pelos estudos da Kline no continente.





VEJA NOSSAS REDES

  • Instagram - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle
  • Facebook - Black Circle

CATEGORIAS:

ARTIGOS RECENTES: 

bottom of page