top of page

Recuperação No Mercado Chinês De HDMO Será Acompanhada Por Mudanças No Cenário Do Canal De Vendas




Antes do surto de COVID-19, a demanda por óleo de motor pesado (HDMO) nas categorias de caminhões e veículos de construção estava crescendo devido à expansão do setor de logística e investimentos significativos na indústria de construção. No entanto, o lockdown causado pela COVID-19 em 2020 na China afetou severamente a procura por HDMO na categoria de caminhões devido às restrições na movimentação de mercadorias, bem como à redução da demanda. Apesar de uma queda significativa na busca por HDMO de preenchimento de serviço na China na categoria de caminhões, a demanda por óleos de motor deve apresentar uma recuperação mesmo que parcial, devido ao crescimento das vendas de caminhões no pais.


O cenário do canal de vendas, no entanto, está mudando entre os proprietários de caminhões e frotas na China. Um número crescente de frotas de caminhões está mudando para oficinas internas para manutenção, o que deve resultar em uma perda considerável de clientes no canal de oficina independente (IWS), que atualmente é responsável por quase metade das vendas totais de óleos de motor na categoria de caminhão. O canal da oficina de franquia (FWS), que ocupa o segundo lugar nas vendas de HDMO, deve continuar ganhando participação no mercado de pós-venda.


Já o segmento de ônibus na China, que já estava em declínio desde 2016, experimentou uma queda ainda mais profunda em 2020 devido à redução da atividade de viagens em meio à pandemia. O tráfego rodoviário de passageiros no país caiu mais de 50% no primeiro semestre de 2020, resultando em menores taxas de operação e uma queda na demanda de HDMO no segmento de ônibus. Além disso, os ônibus na China enfrentaram forte concorrência nos últimos anos de ferrovias e metrôs de alta velocidade. O tráfego ferroviário de passageiros no país aumentou 8,4% em 2019 em relação a 2018, enquanto o tráfego rodoviário de passageiros caiu 4,8% no mesmo período.


Estima-se que a baixa atividade de viagens em 2020 devido à pandemia reduza ainda mais as taxas de operação dos ônibus no país. Curiosamente, a China está observando um crescimento notável em ônibus elétricos a bateria, principalmente na categoria de ônibus urbanos, que não requerem óleos de motor. Nessas circunstâncias, o consumo já em declínio de HDMO neste segmento deverá sofrer um declínio ainda mais acentuado nos próximos cinco anos.


Seguindo essa tendência, os dois maiores canais para vendas pós-mercado de HDMO na categoria de ônibus, IWS e frotas, deverão apresentar queda nas vendas no futuro. Reduzindo ainda mais isso, os chineses continuarão a se afastar dos ônibus e, em vez disso, começarão a usar mais os trens e metrôs. O desenvolvimento das ferrovias de alta velocidade no país representa uma ameaça aos ônibus que trafegam entre as cidades, que são os principais clientes do canal IWS.


A indústria de construção na China experimentou um impacto relativamente menos severo causado pelo lockdown da COVID-19; portanto, a demanda por HDMO na categoria de veículos de construção continua crescendo.


A categoria de veículos de construção na China experimentou um crescimento de 2015 a 2020 com o apoio de uma iniciativa tomada pelo governo chinês para incentivar o desenvolvimento da indústria de construção do país para impulsionar a economia. Os investimentos em desenvolvimento imobiliário e de infraestrutura ajudaram a trazer a indústria da construção de volta à trajetória de crescimento em 2020, após uma breve desaceleração por apenas alguns meses. Essas tendências devem aumentar a demanda por HDMO na categoria de veículos de construção na China no futuro de curto prazo.


Além disso, o canal de vendas online de lubrificantes automotivos comerciais na China ainda não é tão popular quanto o segmento automotivo de consumo. No entanto, a indústria está vendo sinais de possível crescimento futuro neste canal. A Internet e o comércio eletrônico são altamente incentivados pelo governo chinês, e os especialistas do setor acreditam que uma melhor regulamentação das vendas online poderia manter a atividade de falsificação sob controle e impulsionar um crescimento saudável neste mercado no futuro.


Daqui para frente, o mercado de HDMO na China está mudando continuamente com uma paisagem de veículos em mudança, a introdução de novos Padrões Nacionais para veículos comerciais, a crescente demanda de logística e investimentos significativos em infraestrutura e projetos imobiliários que estimulam o crescimento das frotas comerciais. O mergulho profundo da Kline neste mercado em 2020 revelou tendências oportunas no cenário do canal de vendas HDMO, particularmente para caminhões, ônibus e veículos de construção, no país. Essas tendências e oportunidades foram apresentadas de forma abrangente pela Kline em um relatório de análise detalhada “what-if”, intitulado: Heavy-Duty Motor Oil: China Channel Dynamics and Opportunities for Truck, Buses and Construction Vehicles.


A versão completa do artigo foi escrita para a publicação STLE. Leia aqui: https://www.stle.org/files/TLTArchives/2021/01_January/Market_Trends.aspx


Para mais informações, entre em contato com a Factor-Kline.


Fonte: Kline&Co.

VEJA NOSSAS REDES

  • Instagram - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle
  • Facebook - Black Circle

CATEGORIAS:

ARTIGOS RECENTES: 

bottom of page