top of page

Shampoos em Barra: A Nova Tendência do Mercado de Cosméticos para Cabelo


Os shampoos em barra estão vindo com tudo.

Barras de sabão eram utilizadas para lavar o cabelo desde o século IXX, enquanto os shampoos líquidos surgiram muito mais tarde e rapidamente se estabeleceram como o padrão. Mas agora, com os consumidores se preocupando cada vez mais com sua saúde e com o meio ambiente, o formato em barra está voltando.


Shampoos em barra são, simplesmente, shampoos líquidos tradicionais em forma de barra. Eles requerem menos água em sua fórmula, reduzem a utilização e o acúmulo de plástico, duram mais e podem ser facilmente transportados. Um número cada vez maior de marcas de cuidados pessoais está lançando barras de limpeza como parte de suas campanhas de sustentabilidade. A coleção de shampoos em barra da Davine é uma linha que está emergindo significativamente, segundo relatórios da Kline PRO US.


A preferência dos consumidores por produtos taxados como “verdes”, “orgânicos”, “livres de” e “veganos” está estimulando o segmento de produtos em barras, uma vez que a maioria é feita a partir de ingredientes naturais. O “Shampure Nurturing Shampoo Bar” – em tradução livre, “Shampoo em Barra Shampuro Nutritivo” – da Aveda, é composto em 94% de ingredientes de origem natural, e é livre de sulfatos e parabenos; ele também vem numa embalagem que utiliza zero plástico. Comprar essa barra de shampoo, ao invés de utilizar o shampoo líquido tradicional, pode ajudar a reduzir a poluição com plástico em duas toneladas, o que equivale a 180.000 garrafas de água.


Outro benefício de optar pelo formato em barra é por pura conveniência. Shampoos masculinos, por exemplo, podem servir como sabonete para o corpo e para a barba, ocupando menos espaço no banheiro. A Kline PRO US mostra que o “Woody’s Hair & Body Shampoo Bar” (Barra de Shampoo para Cabelo e Corpo do Woody) é o best seller nesse segmento.


O aumento no interesse por barras de shampoo não se limita apenas aos Estados Unidos. A Kline PRO Canada localizou marcas locais que estão produzindo linhas de produtos em barra que são zero desperdício e ecológicas. Altas vendas são observadas na Urban Beard e na High End Hippie.


Com a crescente popularidade desse tipo de produto, algumas marcas também lançaram condicionadores. A Eleven Australia apresentou o “Gentle Conditioner Bar” (Condicionador em Barra Suave), e a High-End Hippie lançou o “Restore Conditioner” (Condicionador Restaurador) para parear com seus shampoos em barra. Assim como sua versão líquida, condicionadores em barra são utilizados em conjunto com os shampoos - em barra, idealmente. Os consumidores simplesmente umedecem a barra, passam ela no cabelo e deixam o produto agindo por alguns minutos antes de o enxaguarem.


No Brasil, o mercado de shampoos em barra tende a crescer, especialmente devido à grande variedade e abundância de produtos naturais do país e à preocupação crescente com o meio ambiente. Dos produtos que observamos no mercado brasileiro, temos como destaque a linha de shampoos sólidos da Simple Organic, composta de quatro variações: Shampoo Sólido Detox, Shampoo Sólido Balance, Shampoo Sólido Control e Shampoo Sólido All. Além disso, temos a linha da Biotiê, que oferece também os condicionadores para serem utilizados em conjunto. A composição da linha conta com diversos produtos naturais, como alecrim, algas marinhas, argila verde, camomila, capim limão, cupuaçu, hortelã, murumuru, maracujá e pracaxi.




Shampoo Sólido Balance, da Simple Organic



Condicionador em Barra com Murumuru, Pracaxi e Alecrim, da Biotiê


A linha em barra da Lola Cosmetics, por sua vez, possui uma variedade de shampoos e condicionadores específicos para cada necessidade: hidratação, reconstrução, nutrição, cabelos cacheados e cabelos lisos.


Shampoo em Barra para Cachos, da Lola Cosmetics


A própria gigante francesa L’Occitáne, que já possui uma linha voltada para a diversidade e beleza brasileira, a L’Occitáne au Brésil, lançou seus próprios shampoos em barra, com variações que atendem cabelos normais, secos e oleosos, cabelos danificados e com pontas duplas e cabelos que necessitam de maior equilíbrio no couro capilar.



Shampoo em Barra Aromacologia Reparação Intensiva, da L’Occitane en Provence


Outra marca que merece ser mencionada é a B.O.B, cujo nome é abreviação para “bars over bottles” – barras ao invés de garrafas. A B.O.B trabalha apenas com produtos em barra, desde shampoos, condicionadores, máscaras capilares, até produtos de limpeza facial, sendo que todos atendem uma variedade de cabelos e tipos de pele.



Shampoo Revitalizante, da B.O.B


Dessa forma, o shampoo em barra é uma tendência em ascensão no Brasil, especialmente com a emergência de marcas voltadas para a criação de produtos 100% sólidos e naturais, como é o caso da Biotiê e da B.O.B. Outro detalhe observado na maioria das marcas é o rótulo de “Cruelty Free”, “Vegan”, “Paraben Free”, “Gender Neutral”, “Organic Production” - respectivamente, “Livre de Crueldade”, “Vegano”, “Livre de Parabenos”, “Gênero Neutro”, “Produção Orgânica”-, que são atrativos para o público cada vez mais preocupado com o meio ambiente e com produtos menos artificiais e melhores para a saúde.


Para maiores informações sobre os mercados de shampoos em barra nos E.U.A. ou no Brasil, entre em contato conosco através dos números 11-3624-8719 / 3624-8718, ou nos contate via e-mail em contato@factorkline.com.br.


Fontes: Kline Group, Vogue Brasil




VEJA NOSSAS REDES

  • Instagram - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle
  • Facebook - Black Circle

CATEGORIAS:

ARTIGOS RECENTES: 

bottom of page