Tendências em evolução na proteção de plantações
Abraçando a sustentabilidade e a inovação
No reino dinâmico da agricultura, em que cada estação traz consigo novos desafios e oportunidades, manter-se à frente não requer apenas vigilância, como também inovação. Avanços recentes na área de proteção de plantações/culturas, exibidos em eventos da indústria, delineiam uma mudança fundamental em direção às práticas sustentáveis e às soluções de ponta.
Soluções Inovadoras para uma Melhor Eficiência
Em um evento recente, o Commodity Classic 2024, fornecedores revelaram produtos altamente inovadores e que devem revolucionar as práticas de proteção de culturas.
Dentre os lançamentos, o inseticida Gravista-D, da Central Life Sciences, destaca-se como um divisor de águas. Desenhado para o tratamento de grãos armazenados, de silos vazios e dos perímetros das fazendas, o
Gravista-D oferece uma abordagem multifacetada para o controle de insetos. Atuando como adulticida, como Regulador de Crescimento de Insetos (IGR, Insect Growth Regulator), e como sinérgico, garante controle residual a longo prazo, sem necessitar equipamento especial. Sua fórmula seca o torna único, fornecendo uma solução eficiente e conveniente para os cultivadores protegerem suas plantações.
Outra introdução notável vem da Bayer, com seu herbicida Convintro TM. Com seu lançamento para a América do Norte estipulado para a safra de 2025, o produto é voltado para a proteção de plantações de soja e de milho. Já estabelecido na Europa, esse herbicida contém o diflufenican como ingrediente ativo, oferecendo um novo modo de ação para combater eficientemente as ervas daninhas. Com a sua chegada antecipada, os produtores podem contar com uma ferramenta poderosa no seu arsenal para lidar com ervas daninhas resistentes aos herbicidas e aumentar o rendimento das colheitas.
Para obter mais insights e informações, explore o próximo estudo da Kline sobre controle de pragas de grãos armazenados, o relatório Stored Grain Pest Control: United States Market Analysis And Opportunities.
Consolidação e Colaboração: Navegando a Cadeia de Suprimentos
O contexto da cadeia de suprimentos agrícola está passando por transformações significativas, impulsionadas por fusões e aquisições, conforme destacado pelo recém-publicado relatório Leading Distributors in the U.S. Crop Protection Industry da Kline.
Distribuidores e varejistas estão se consolidando para agilizar os serviços e otimizar a oferta de produtos para os cultivadores. Essa tendência não se limita apenas ao setor varejista: produtores de biológicos também estão vivenciando fusões, a fim de diversificarem seus portfolios de produtos. Ao se alinhar com firmas complementares, os fabricantes almejam cobrir uma faixa mais ampla de plantações e pragas, promovendo inovação e eficiência ao longo da cadeia de suprimentos.
Abraçando o Gerenciamento Sustentável de Pragas
Numa era marcada por uma consciência ambiental aumentada, o gerenciamento sustentável de pragas (SPM, Sustainable Pest Management) emerge como um princípio-guia para a indústria agrícola. Grupos de
investidores, particularmente em Estados como a Califórnia, estão liderando iniciativas para atingir objetivos agressivos de gerenciamento sustentável de pragas até 2050. Esses planos vão, inevitavelmente, mudar o grupo de produtos voltados para a proteção de culturas e para o controle de pragas não-agrícola. De acordo com o Departamento de Regulação de Pesticidas da Califórnia, “o SPM constitui uma abordagem holística de todo o sistema para o manejo de pragas em ecossistemas agrícolas e outros ecossistemas gerenciados, bem como em comunidades urbanas e rurais que se baseiam no conceito de gerenciamento integrado de pragas (IPM, Integrated Pest Management), com maior consideração pela saúde humana e equidade social, pela proteção ambiental, e pela vitalidade econômica”.
Essa abordagem holística, baseada nos fundamentos da IPM, enfatiza considerações para com a saúde humana, a equidade social, a preservação ambiental e a viabilidade económica. Ao passo em que estas iniciativas
ganham força, elas remodelam o contexto de proteção das culturas, impulsionando a adoção de práticas ecológicas e de produtos ecologicamente sensíveis.
Explore o gerenciamento sustentável de pragas por meio dos estudos da Kline que abrangem o crescente mercado de biopesticidas, analisam os pesticidas utilizados no tratamento de sementes e estudam o controles de
pragas nematódeas do solo nos principais mercados agrícolas. Informações gerais sobre esses estudos no Brasil/América Latina estão disponibilizados em nosso blog, basta acessar os links a seguir:
Para quaisquer outros insights e informações sobre nossos estudos de mercado e serviços de consultoria em Agronegócio, entre em contato com a Factor-Kline.
Comments