top of page

Qual o impacto dos OTCs naturais no mercado dos OTCs tradicionais?


Laura Mahecha, Gerente do Setor de Saúde da Kline, participou do Fórum do Presidente da Associação de Consumidores de Produtos de Saúde (CHPA), em Malvern, na Pensilvânia, para falar sobre as novas categorias de OTCs (over-the-counter - tradução livre: medicamentos isentos de prescrição) que estão impactando de forma significativa os OTCs tradicionais. Uma dessas categorias são os OTCs naturais, que abrange os medicamentos isentos de prescrição, sem monografia pela FDA, fitoterápicos, à base de suplementos ou produtos homeopáticos que muitas vezes afirmam auxiliar, prevenir, fazer a manutenção e/ou tratamento de pequenas doenças ou enfermidades. Tais produtos são cada vez mais populares entre os consumidores e estão crescendo muito recentemente.


Na verdade, as vendas de OTCs naturais cresceram 11,4% em comparação com crescimento de 4,2% dos OTCs tradicionais no mesmo período, de acordo com os estudos de mercado da Kline “Nonprescription Drugs USA” e “Natural OTCs: Impact of Non-drug Products on the U.S. OTC Market”. Os produtos naturais que oferecem aumento de imunidade para tosse/resfriado e imunidade digestiva somam mais de dois terços do mercado de OTCs naturais, mas produtos para melhorar a saúde do cérebro/memória estão crescendo num ritmo mais rápido entre as marcas de OTCs naturais.


A maioria dos consumidores com quem realizamos a pesquisa afirmaram fazer uso de OTCs naturais tanto para prevenir doenças como para ajudar a combater os sintomas quando eles estão doentes. A maioria dos entrevistados estão dispostos a pagar mais se o produto de fato apresentar eficácia e qualidade. Marcas como EmergenC (Pfizer), Zarbee’s (Zarbee’s Naturals), Culturelle (iHealth/DSM), MegaRed (Reckitt Benckiser), Airborne (Reckitt Benckiser), e Ultimate Flora (Renew Life Formulas) são populares entre os consumidores e as vendas anuais dessas marcas variam de US$ 20 milhões até mais de US$ 100 milhões.


Uma vez que são vendidos principalmente em lojas varejistas especializadas como a Whole Foods, a Sprout ou a Pharmaca, as marcas de OTCs naturais estão se tornando cada vez mais populares em grandes varejistas como farmácias e hipermercados. No início de 2016, a Target, um dos principais hipermercados americanos, veiculou sua campanha “Made to Matter” e a incrementou ao lançar aos seus parceiros o desafio de inovar seus produtos naturais com base em um conjunto específico de normas que garante que eles realmente fazem a diferença. Espera-se que outros varejistas também sigam o exemplo da Target e criem seções especiais de produtos naturais.


Enquanto houver interesse dos consumidores e demanda por OTCs naturais, os varejistas vão continuar a dedicar espaço nas prateleiras para essas marcas, muitas vezes bem perto dos OTCs tradicionais de venda livre nas mesmas categorias, tais como DayQuil (Procter & Gamble), Robitussin (Pfizer), Alka-Seltzer (Grupo Bayer) e Zantac (Sanofi). Com base no modo como os consumidores estão fazendo uso dos OTCs naturais, parece que os OTCs naturais e tradicionais podem coexistir com segurança no mercado. No entanto, os comerciantes de OTCs tradicionais precisam ficar de olho nesses produtos e prever seus impactos relativos no mercado de OTCs.


Para saber mais sobre as várias oportunidades no mercado de OTCs naturais, consulte o estudo da Kline "Natural OTCs: Impact of Non-drug Products on the U.S. OTC Market", uma análise detalhada sobre o tamanho desse mercado, percepções dos consumidores e os perfis das empresas. Além disso, a nova edição do consagrado relatório "Nonprescription Drugs USA" fornece uma análise completa e dados preciosos em 30 categorias e centenas de marcas de OTCs.

Para saber mais informações entre em contato com a Factor-Kline e agende uma conversa com um dos nossos especialistas.



Fonte: Kline & Co.

VEJA NOSSAS REDES

  • Instagram - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle
  • Facebook - Black Circle

CATEGORIAS:

ARTIGOS RECENTES: 

bottom of page