top of page

O impacto da pandemia de COVID-19 na Industria Global de Lubrificantes

Pandemia do COVID-19 pode durar de seis a 18 meses em todo o mundo

  1. Os impactos econômicos já são graves, e as políticas nacionais em evolução afetarão a forma e a duração da recuperação econômica

  2. Os mercados de petróleo estão em queda livre, com os combustíveis de transporte mais atingidos

  3. Com base em nossa análise da situação do mercado no momento da redação deste artigo, o consumo de lubrificantes em 2020 pode cair em pelo menos 15%, e talvez até 30%, em relação aos níveis de 2019 com a categoria PCMO ( passenger motor oils ) mais impactada

  4. Os sinais adversos do mercado de lubrificantes devem se estender para além de 2020 se o COVID-19 persistir ou o distanciamento social se incorporar aos comportamentos das populações


Como chegamos nessa situação?

A pandemia do COVID-19, iniciada na China em novembro de 2019, agora afeta grande parte do mundo. Quais serão seus impactos imediatos e duradouros na economia global e, especificamente, na indústria de lubrificantes? Em uma série de artigos nas próximas semanas, a Kline analisará os impactos dessa pandemia em várias dimensões dos setores globais de lubrificantes, óleos básicos e aditivos.


A história da disseminação do SARS-CoV-2, o vírus que causa o COVID-19, foi amplamente contada e não precisa ser repetida aqui. O que está claro agora é que o vírus é altamente transmissível e tem uma taxa de mortalidade aparentemente mais alta que a influenza sazonal. Atualmente, não existem medicamentos ou vacinas comprovadamente eficazes para combater a doença. A única arma eficaz atualmente é o distanciamento social, imposto por vários meios, para retardar a transmissão da doença.


Na melhor das hipóteses, parece que medidas radicais adotadas em todo o mundo podem conter o impacto do COVID-19 até o meio do ano de 2020 (um ciclo de vida de pouco mais de seis meses). Com a mesma probabilidade, com base na história de pandemias anteriores, como a gripe espanhola e a gripe suína, sua extensão pode persistir por até 18 meses, durando até 2021.


As consequências econômicas


O COVID-19, e as restrições impostas para inibir sua propagação, terão consequências maciças e potencialmente duradouras. Os governos estão respondendo com medidas para estimular economias, garantir liquidez e suavizar os impactos sobre o público.


A China é considerada a OPEP de bens industriais. O país tem um papel de liderança em várias indústrias, incluindo automotiva, eletrônica e farmacêutica. A China, com outros países afetados, como Coréia do Sul, Japão, Alemanha e Estados Unidos, são vitais para as cadeias de suprimentos globais. Os esforços de contenção de vírus causaram o fechamento de fábricas devido à escassez de funcionários, indisponibilidade de peças e desligamento de redes de logística. Mesmo que a China elimine essas restrições, o choque do lado da oferta continuará por algum tempo, já que as restrições em outros países afetam as exportações chinesas. As primeiras informações sobre os danos causados pelo COVID-19 na China mostram uma queda de 13,5% na produção industrial em janeiro / fevereiro de 2020 em relação a dezembro de 2019. Quedas ainda maiores são relatadas nas vendas e exportações do varejo chinês. Os impactos no PIB chinês em 2020 ainda estão sendo avaliados, mas estimativas iniciais sugerem um declínio de 3% a 5% em relação às previsões de crescimento pré-crise de + 5,5%. Nenhum crescimento real é uma possibilidade.


Os danos causados pelo COVID-19 aos mercados de petróleo foram muito mais graves. Em 26 de março, a Agência Internacional de Energia anunciou que a demanda mundial de petróleo poderia cair em até 20%, de 100 para 80 milhões B/D, enquanto a crise persistir. Embora os dados concretos estejam atrasados, as estatísticas atuais dos EUA mostram o impacto inicial nos produtos de petróleo nacionais fornecidos (principal indicador de consumo), com uma queda de 10% na semana entre 13 e 20 de março.


Os mais afetados foram os combustíveis para transporte (combustíveis de aviões e gasolina), registrando declínios de demanda de 16% e 9%, respectivamente, entre 13 e 20 de março. E esses declínios tendem a aumentar quando o COVID-19 se espalhar pelos Estados Unidos e forem proibidas viagens e medidas de distanciamento social afetem uma proporção maior da população.

As recessões anteriores não orientadas por um problema de saúde pública, como a crise financeira global de 2007-2009, tiveram impactos muito menores no consumo de petróleo em conjunto. Embora os mercados financeiros e os gastos dos consumidores tenham sido afetados, o consumo de petróleo caiu em paralelo com o PIB global.


O que podemos pressupor é que os mercados de petróleo se comportarão de maneira bastante diferente com o COVID-19, que afeta os comportamentos físicos/comportamentais além dos financeiros. Os mercados de petróleo já estão refletindo essa diferença.


Considerando o que sabemos, atualmente, sobre os impactos potenciais do COVID-19 na atividade econômica global sob as premissas mais otimistas e pessimistas, que avaliação antecipada aproximada podemos postular para a possível gama de impactos no PIB global e na demanda por petróleo em 2020?


As recessões anteriores não orientadas por uma questão de saúde pública , como a crise financeira global de 2007-2009, tiveram impactos muito menores no consumo de petróleo


Embora os mercados financeiros e os gastos dos consumidores tenham sido afetados, o consumo de petróleo caiu em linha com o PIB global.


Fonte: estimativas Kline


Impacto no mercado global de lubrificantes


Primeiro, temos evidências empíricas de que o consumo global de lubrificantes em conjunto é impulsionado por mudanças no PIB real, com uma elasticidade de demanda negativa histórica entre 3% e 4%. Em outras palavras, espera-se que o consumo de lubrificantes mude a uma taxa de cerca de 3% a 4% ao ano abaixo da mudança projetada no PIB real global anualizado no mesmo período. Com base na faixa acima das estimativas de crescimento real do PIB, a demanda global de lubrificantes em 2020 deverá diminuir entre 8% e 15% em relação aos níveis de 2019. Mas, na realidade, devido às características únicas da pandemia do COVID-19, podemos esperar que o declínio no consumo de lubrificantes seja ainda maior. Vejamos dois exemplos da crise financeira de 2007-2009.


A crise financeira global de 2007-2009 realmente começou em 2007, mas entrou na consciência pública em setembro de 2008, quando o Lehman Brothers entrou com pedido de falência. O impacto no mercado de lubrificantes dos EUA foi rápido. Entre setembro de 2008 e o final da recessão (e recuperação da demanda de lubrificantes nos EUA) em março de 2010, a redução acumulada no consumo de lubrificantes nos EUA em relação à demanda agregada esperada (normalizada) durante esse período atingiu 9,4 milhões de barris (ou 1,3 milhão de toneladas) , equivalente a uma perda de quase 13% na demanda esperada nesse período. Por outro lado, o consumo agregado dos EUA de todos os produtos refinados no mesmo período diminuiu apenas 4% em relação à demanda esperada. Uma avaliação paralela da mesma crise na demanda global de lubrificantes mostra uma perda agregada de 7,3 milhões de toneladas, ou quase 10% do consumo esperado, de meados de 2008 até o final de 2009. Isso se compara a uma perda de apenas 3% no refinado global esperado. consumo de produtos no mesmo período de 18 meses.


Podemos esperar o mesmo impacto, mas desproporcionalmente maior , no consumo de lubrificantes, à medida que as consequências do COVID-19 se estendem e amadurecem? Os primeiros sinais do mercado sugerem que o distanciamento social, a proibição de viagens e o fechamento de negócios não essenciais diminuíram significativamente a demanda de gasolina e combustível de aviação; por outro lado, o uso de diesel no transporte rodoviário está cumprindo amplamente um serviço essencial para a economia e deve ser menos comprometido, pelo menos inicialmente. Então, por extensão, esses mesmos sinais iniciais se estendem aos lubrificantes?


Presumindo que possamos tomar esses sinais iniciais como indicadores, o impacto inicial do COVID-19 pode ser sentido mais particularmente no segmento de lubrificantes automotivos de passageiros. Menos pessoas dirigindo , distanciamento social e fechamento parcial de concessionárias e de locais de trocas de lubrificantes podem ter um significativo impacto na demanda de PCMO , principalmente na América do Norte, que é muito mais dependente do automóvel particular do que na maioria dos outros países. É provável que as compras de veículos novos caiam, à medida que os picos de desemprego e a confiança do consumidor diminuem, afetando os volumes iniciais de abastecimento dos OEM.


O consumo de lubrificantes comerciais e industriais podem sofrer impactos mais lentos do q PCMO , em grande parte porque uma economia funcional depende desses segmentos para fornecer produtos e serviços essenciais (por exemplo, alimentos, saúde, transporte comercial, comunicações e governo). Porém, à medida que o desemprego aumenta e o PIB diminui, a ligação ao consumo de lubrificantes, como demonstrado anteriormente, é inevitável.


Uma avaliação muito precoce do impacto na demanda global de lubrificantes sugere que, se o COVID-19 tiver a mesma alavancagem na demanda de lubrificantes em relação aos combustíveis que vimos em 2008 e 2009, o consumo global de lubrificantes em 2020 poderá cair de 15% a 30% em relação aos níveis de 2019 . O prolongamento da pandemia em 2021 poderia afetar adversamente a demanda de lubrificantes naquele ano, mas em quantidades menores.


A inferência é que a indústria de lubrificantes terá um longo e difícil caminho pela frente. A preparação para resultados adversos da significância implícita em nossos prognósticos preliminares deve ser lembrada por todos os líderes dos negócios de lubrificantes.


O próximo artigo desta série se concentrará no impacto do COVID-19 no mercado de lubrificantes do Brasil.


Fonte: Kline&Co.






VEJA NOSSAS REDES

  • Instagram - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle
  • Facebook - Black Circle

CATEGORIAS:

ARTIGOS RECENTES: 

bottom of page