top of page

COVID-19: Qual é o futuro dos produtos de limpeza para as mãos?


Enquanto o mundo luta contra o coronavírus (COVID-19) e grande parte dos Estados Unidos está em quarentena, houve um forte aumento na demanda dos consumidores por desinfetantes, sabonetes e produtos de higiene para as mãos. Nielsen relata que, durante a primeira semana de março de 2020, as vendas de desinfetantes para as mãos aumentaram 470% em comparação com a mesma semana de 2019. Alguns fornecedores dizem que esperam vender o volume típico anual em apenas duas a três semanas durante a pandemia.


Às vezes, o setor de limpeza comercial segue o mercado consumidor, mas nem sempre são exatamente as mesmas tendências que os norteiam. Comparar o que aconteceu com a limpeza para as mãos e as vendas de higienizantes de superfícies durante pandemias passadas pode lançar alguma luz sobre o que esperar, mas, no fundo, esses eventos são um tanto incomparáveis.


A pandemia do H1N1 impactou os Estados Unidos, de abril de 2009 a agosto de 2010, mas não houve isolamento social, fechamento de escolas, empresas ou economia. Uma vacina para o H1N1 surgiu em setembro de 2009, e o país ainda estava tentando sair da Grande Recessão.


No setor de limpeza comercial, vimos um aumento nas vendas de produtos de higiene e sabonetes para as mãos e desinfetantes de superfície durante o H1N1, mas todos os negócios comerciais de uso final estavam abertos e operacionais durante essa pandemia. Essa é a principal diferença entre a pandemia atual e a anterior - hoje, serviços de alimentação, hospitalidade, educação, viagens, transporte, varejistas não essenciais, edifícios de escritórios, algumas instalações industriais e espaços de lazer estão fechadas durante o COVID-19, e isso pode se estender por um período de vários meses em alguns estados. Outra diferença importante é que o setor de saúde (hospitais, asilos, instalações de vida assistida) e os varejistas essenciais que estão abertos durante o COVID-19 aumentaram a frequência de limpeza em várias vezes ao dia para tentar impedir a propagação do vírus. Isso está acontecendo ao mesmo tempo em que escolas, faculdades, restaurantes, teatros, salas de shows, varejistas não essenciais e outros estão fechados durante esse período, logo, limpando nada ou muito pouco.


Uma coisa é certa, no entanto, é que o cuidado com as mãos e a desinfecção de superfícies são essenciais para combater o COVID-19. A única ferramenta que os consumidores e profissionais de limpeza têm para combater o coronavírus é a lavagem e desinfecção frequente das mãos, além da limpeza frequente de superfícies tocadas com frequência, como maçanetas, corrimões, botões de elevador e carrinhos de compras. Portanto, esses produtos estão prontos para um rápido crescimento entre os profissionais de limpeza em 2020. No entanto, é provável que haja alguma estocagem, e as vendas no início de 2021 desses produtos poderão cair um pouco, pois os usuários finais usarão o estoque extra comprado durante a pandemia. Também é provável que enfrentemos outra recessão à medida que o desemprego e as falências disparem. Portanto, provavelmente haverá alguma suavização no mercado geral de limpeza de zeladoria e saneamento, conforme os usuários finais estreitam seus orçamentos e aumentam a sensibilidade dos preços. No entanto, espera-se que as compras de produtos para cuidados com as mãos e desinfetantes de superfície se saiam bem a longo prazo.


Nosso estudo “Industrial and Institutional Hand Care: U.S. Market Analysis and Opportunities” ajuda a avaliar o impacto do COVID-19 nas vendas de cuidados profissionais com as mãos em 2020 e faz previsões de cenário para vendas futuras, com base em uma pesquisa estruturada com centenas de usuários finais para entender as tendências e oportunidades do mercado, preferências de produtos e padrões de consumo, além de drivers e restrições ao crescimento.


Em breve, também será publicado nosso relatório de inteligência competitiva “Janitorial Cleaning Products: Impact of COVID-19 on the U.S. Market”, que fornece suposições e previsões de cenário para vendas e consumo esperados por segmento de uso final e classe de produto. Nosso principal estudo do setor, “Janitorial and Housekeeping Cleaning Products”, com base em mais de 1.100 pesquisas com usuários finais, também será publicado em breve.


Para mais informações, entre em contato com a Factor-Kline.


Fonte: Kline&Co.


Fonte: Tom Huddleston, Jr. CNBC, 28/03/20 “How Hand Sanitizer Sales Spike During Pandemics”; Kline&Co.

VEJA NOSSAS REDES

  • Instagram - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle
  • Facebook - Black Circle

CATEGORIAS:

ARTIGOS RECENTES: 

bottom of page