top of page

Impactos da COVID-19 na Demanda de Excipientes Farmacêuticos


Introdução


À medida que a pandemia do COVID-19 se espalha pelo mundo, o número de casos relatados continua a aumentar. A magnitude da desaceleração econômica que se seguirá ainda é altamente incerta, mas as consequências devem ser significativas em todo o mundo.


Em resposta à crise de saúde criada pelo vírus, empresas farmacêuticas e médicas têm atendido pacientes e criado soluções para melhorar a saúde pública. As empresas de tecnologia médica têm se concentrado em criar maneiras de diagnosticar rápida e precisamente o COVID-19 por meio do desenvolvimento de testes moleculares.


As empresas farmacêuticas estão iniciando testes clínicos para validar medicamentos antivirais para o tratamento do COVID-19 e trabalhando 24 horas para desenvolver uma vacina. Embora essas etapas tenham um impacto imediato na indústria farmacêutica em todo o mundo, também se espera que impactos de longo prazo sejam observados nas indústrias farmacêuticas regionais.


Os governos em todo o mundo implementaram restrições de quarentena e viagens para conter a disseminação do COVID-19. No entanto, essas medidas comprometem as operações industriais, incluindo as de produtos farmacêuticos. Juntamente com as paralisações temporárias da produção em alguns países, a indústria farmacêutica também enfrenta graves consequências de interrupções na cadeia de suprimentos. A cadeia global de suprimentos de medicamentos está sob pressão devido a um déficit de matérias-primas, como Ingredientes Farmacêuticos Ativos (APIs) e excipientes.


O aumento da demanda por medicamentos antivirais é previsível no curto prazo, mas há uma redução esperada na demanda por medicamentos para outras doenças. Os motivos incluem a relutância de pacientes com outras condições em visitar instalações médicas e farmácias para obter medicamentos prescritos, além do adiamento de procedimentos médicos não urgentes.


Interrupção global da cadeia de suprimentos


A indústria farmacêutica global depende das exportações da China, pois o país é o maior produtor de ingredientes farmacêuticos. Com o surto de COVID-19 na China e as imposições de bloqueio, seguidas de restrições de transporte internacional, o fornecimento de matéria-prima para a produção de medicamentos farmacêuticos da China diminuiu. Esse problema tem o potencial de interromper a fabricação de produtos farmacêuticos em muitos países, como Índia, Estados Unidos e Europa. Uma grande parte dos medicamentos vendidos nos Estados Unidos é produzida na China e na Índia, e quase 80% da demanda de API dos Estados Unidos é atendida por esses dois países. Como um dos maiores produtores mundiais de medicamentos genéricos (produzindo 20% da oferta global de genéricos), a Índia importa quase 70% de seus APIs da China; portanto, interrupções em sua cadeia de suprimentos podem resultar em escassez de suprimentos.


Antecipando a escassez, governos e agências reguladoras adotaram restrições temporárias à exportação, como no Reino Unido, onde foram proibidas as exportações paralelas de três medicamentos usados ​​para o tratamento com COVID-19. A Índia restringiu as exportações de 26 medicamentos e APIs importantes no início de março de 2020. Isso pode ter um impacto significativo, especialmente no fornecimento global de medicamentos como paracetamol, antibióticos e vitaminas.


Previsão global para excipientes especializados


De acordo com nossa análise, nos cenários provável e melhor, os efeitos de interrupções na produção farmacêutica - e consequentemente na demanda de excipientes causados ​​por bloqueios e proibições de viagens e transporte em vários países - serão relativamente a curto prazo. No entanto, na pior das hipóteses, as interrupções no fornecimento devido a bloqueios prolongados em vários países podem ter um impacto mais substancial na fabricação de medicamentos OSDF e, por sua vez, impactar significativamente o crescimento da demanda de excipientes globalmente.


Previsão de excipientes especializados de demanda global para OSDF, 2019-2024

As previsões regionais variam amplamente, dependendo de fatores como duração da quarentena no país, proibições de viagens e transportes, extensão do impacto econômico do COVID-19 e dependência das importações. Por exemplo, na Índia, embora as importações de matérias-primas farmacêuticas da China tenham sido retomadas em meados de março, a atual situação de quarentena no país interrompeu a produção farmacêutica, pois a proibição de transporte público dificulta o acesso dos trabalhadores às fábricas. Isso também está interrompendo o fornecimento de materiais de embalagem, entre outros itens essenciais para apoiar a indústria farmacêutica. É essencial estudar o mercado de excipientes farmacêuticos de cada região individualmente para entender completamente as repercussões e equipar melhor as estratégias para diferentes mercados de excipientes em todo o mundo.


Nosso relatório “Specialty Excipients for Oral Solid Dosage Forms: Impact of COVID-19 on the Global Market”​ fornece insights sobre previsões de mercado em diferentes regiões e cenários.


Mudanças futuras na indústria


Enquanto no curto prazo, espera-se que a indústria farmacêutica se recupere à medida que a cadeia de suprimentos retorna a funcionar como antes da crise, é provável que haja algumas lições a longo prazo. A maioria dos fabricantes de produtos farmacêuticos no passado implementou a metodologia “just-in-time” para seus suprimentos de matéria-prima, em vez de armazená-los, diminuindo os estoques, mas também aumentando a possibilidade de escassez no caso de uma interrupção no fornecimento. Essa abordagem pode mudar em favor de maiores estoques em toda a indústria, não apenas para matérias-primas farmacêuticas, mas também para medicamentos acabados.


Os fabricantes podem começar a diversificar o fornecimento de matérias-primas ou investir na distribuição da produção em diferentes mercados, em vez de em áreas geográficas concentradas, como China e Índia. Outro efeito a longo prazo provavelmente será a reindustrialização da produção de medicamentos na Europa e nos Estados Unidos para reduzir a dependência das importações de medicamentos. Isso levará a um aumento na demanda por excipientes nesses países.


Para mais informações, entre em contato com a Factor-Kline.


Fonte: Kline&Co.

VEJA NOSSAS REDES

  • Instagram - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle
  • Facebook - Black Circle

CATEGORIAS:

ARTIGOS RECENTES: 

bottom of page