Destinação de Óleos Usados em Nível Global

Os métodos de descarte/destino de óleo usado variam de acordo com o país/região; em alguns mercados, combustível é de longe o maior método destino, enquanto o rerrefino é o método primário em outros. Os Estados Unidos, a Europa Ocidental, o Canadá, a China e o Brasil estão entre aqueles mercados com uma capacidade desenvolvida de rerrefino, resultando numa participação maior no rerrefino como destino principal de óleo usado. Em contrapartida, o Japão, a Coreia do Sul, a Tailândia e o México não possuem (ou possuem pouca) capacidade de rerrefino; consequentemente, quase todo o óleo usado nesses países é usado como combustível. Alguns países utilizam ambos os métodos – apesar do método de descarte via combustível ser líder na Indonésia, na Índia, na Malásia e na Rússia, rerrefino ainda possui uma participação significativa desses países.


Abaixo, listamos alguns destaques-chave da indústria de óleos usados em diferentes países e regiões.


Taxa de Geração de Óleo Usado


O Canadá possui uma taxa de geração de óleos usados maior que outros países/regiões, devido à sua participação relativamente maior no mercado de lubrificantes automotivos, os quais apresentam taxas de geração maiores que lubrificantes industriais.

O Japão e a Índia, por sua vez, possuem as menores taxas de geração de óleos usados dentre os mercados mais importantes. No caso do Japão, isso se deve à sua participação no mercado de fluído metalúrgico e óleos de processamento de borrachas – fluído metalúrgico produz uma pequena quantidade de óleo usado, e os óleos decorrentes do processamento de borrachas não geram nenhum tipo de óleo usado. Ainda, uma parcela significativa da demanda total de lubrificantes no Japão vem de graxas, que também não geram óleo usado. Na Índia, há um cenário muito parecido: óleos de processamento de borracha, óleos brancos e graxas – dos quais nenhum gera óleo usado – representam uma porcentagem significativa da demanda total de lubrificantes no país.


Taxa de Coleta de Óleo Usado


O Canadá, a China e a Europa Ocidental possuem altas taxas de coleta de óleo usado devido às suas infraestruturas de coleta bem desenvolvidas. No Canadá, a coleta de óleo usado é gerenciada por associações individuais de óleo usado, o que eleva as taxas de coleta, enquanto órgãos e associações autorizados pelo governo gerenciam a coleta de óleo usado na Europa Ocidental. Esta última região também possui uma indústria de rerrefino bem desenvolvida que participa da coleta de óleo usado, aumentando assim a taxa de coleta da Europa Ocidental.

Na China, a implementação estrita de regulamentos levou à altas taxas de coleta de óleo usado. A taxa total de coleta de óleo usado do país aumentou devido ao estreitamento das regulamentações do governo e ao aprimoramento dos mecanismos de fiscalização para a coleta de resíduos perigosos.

A Rússia está no extremo oposto do espectro no que diz respeito às taxas de coleta. Dado o enorme tamanho do país e as longas distâncias que os coletores devem percorrer para coletar o óleo usado, não é lucrativo para eles transportar nada além de grandes volumes de óleo usado. Nos casos em que o volume é pequeno, o gerador deve cobrir os custos, resultando em baixas taxas de coleta. Além disso, as coletas na Rússia geralmente são feitas no mercado cinza/negro, onde os registros adequados não são mantidos, resultando em taxas de coleta relatadas mais baixas.

 

Para mais informações sobre o mercado de óleos usados ao redor do mundo, confira o relatório Global Used Oil and Re-Refined Lubricants: Market Analysis and Opportunities (Mercado Global de Óleo Usado e Lubrificantes Rerrefinados: Análise de Mercado e Oportunidade) recém-publicado pela Kline. O relatório oferece uma análise abrangente da indústria global de óleos usados e lubrificantes rerrefinados em meio aos preços recordes de petróleo bruto e demais impactos da pandemia, focando em tendências-chave, desenvolvimentos, mudanças, desafios e oportunidades de negócios.

Caso tenha interesse em obter o relatório completo ou entender mais sobre o mercado de óleos usados no mundo e no Brasil, entre em contato conosco:


(11) 3624-8719 / 3624-8718

contato@factorkline.com.br


Para entender melhor o cenário da indústria de óleos usados e seu impacto na sustentabilidade, confira nosso post mais recente: "Mercado Global de Óleos Usados: Desafios no Caminho para a Sustentabilidade".

VEJA NOSSAS REDES

  • Instagram - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle
  • Facebook - Black Circle

CATEGORIAS:

ARTIGOS RECENTES: