top of page

Muito Mais que Vitaminas! “Nutracêuticos” Criam Oportunidades no Mercado de Excipientes.


O mercado global de nutracêuticos manteve seu crescimento durante a última década, mas a pandemia do COVID-19 impulsionou-o mais ainda. Apesar do crescimento das vendas ter estabilizado, espera-se que o mercado continue expandindo significativamente. Os mercados de nutracêuticos dos Estados Unidos e da Europa são atualmente avaliados em 163 bilhões de dólares e em 90 bilhões de dólares, respectivamente, com altas taxas de crescimento de um dígito ano a ano, de acordo com o recém publicado relatório “Excipients for Nutraceutical Oral Solid Dosage: United States and Europe” da Kline.

O termo “nutracêutico” foi introduzido em 1989 pelo Doutor Stephen DeFelice, a partir da junção das palavras “nutrição” e “farmacêutico”. Trata-se de um conjunto de alimentos e componentes de alimentos que possuem benefícios de saúde/medicinais, sendo uma das principais formas de ação dos nutracêuticos é o fornecimento de minerais e vitaminas essenciais, que protegem os indivíduos de uma série de doenças (DEFELICE, 2002) (HUGENHOLTZ & SMID, 2002). Os excipientes nutracêuticos, portanto, são substâncias farmacologicamente inativas usadas para estabilizar e “guardar” os nutracêuticos.

O maior conhecimento sobre os nutracêuticos, associado às vendas fortes pelos canais de venda online e à expansão de marcas privadas nas lojas, contribuíram para tornar os nutracêuticos mais acessíveis para uma maior quantidade de consumidores tanto nos Estados Unidos, como na Europa. Abaixo, listamos algumas dinâmicas-chave que estão impactando a demanda por excipientes nutracêuticos.


Prevenção antes do tratamento

A demanda por vitaminas é especialmente alta entre indivíduos que procuram reforçar seu sistema imune, especialmente frente às crescentes despesas associadas ao tratamento de doenças. Apesar dos preços dos planos de saúde individuais mensais terem estabilizado nos últimos anos nos Estados Unidos, eles continuam representando uma carga financeira pesada para a maioria dos consumidores. Isso levou mais de dois terços dos consumidores a aumentar seu uso de nutracêuticos nos últimos cinco anos, consequentemente incrementando a demanda por excipientes na formulação de nutracêuticos.


Forte demanda por produtos mais “verdes”

Ao passo que os consumidores se tornam mais conscientes sobre o meio ambiente e sobre os ingredientes utilizados em seus produtos, passam a prestar mais atenção nos rótulos e a procurar informações sobre os fornecedores. Nos Estados Unidos, a Clean Label Initiative incentiva e premia empresas nutracêuticas que criam produtos com rótulos fáceis de entender e que utilizam ingredientes derivados de fontes naturais e/ou de organismos não modificados geneticamente. A Europa, por sua vez, tem observado um aumento na demanda por alternativas à base de plantas, impulsionadas por questões ambientais, éticas e de saúde. Esses produtos são conhecidos por uma gama de benefícios, como por serem fontes ricas em nutrientes, antioxidantes e compostos bioativos que promovem saúde e bem-estar. A forte preferência por ingredientes limpos e verdes está favorecendo a seleção de excipientes com “aparência mais natural”, como os amidos, em detrimento do potencial de crescimento de excipientes com um “ar mais químico”, como as povidonas.


Benefícios cognitivos e digestivos

A sensibilização e o interesse pela saúde cognitiva estão aumentando e abrangendo tanto a população mais idosa, quanto a população mais jovem. Os consumidores estão buscando cada vez mais meios para impulsionar sua capacidade intelectual, sendo algumas das escolhas mais populares os ácidos graxos Ômega 3, a Ginkgo biloba (planta medicinal de origem chinesa), a cafeína, a L-teanina (aminoácido presente no chá verde e em outros chás derivados da planta Camellia sinensis), a Rhodiola rósea (outra espécie de planta), e as vitaminas B6 e B12. Em adição, os consumidores têm aprendido sobre a importância de uma boa saúde estomacal contra doenças infecciosas, levando a um aumento na procura por prebióticos e probióticos. Essas tendências prevalecentes estão alimentando a demanda por excipientes usados como revestimento, como intensificadores de biodisponibilidade dos ingredientes ativos e como suporte de ativos minerais.


Balas de Goma Saborosas

As balas de goma são cada vez mais preferidas pelos consumidores devido aos seus sabores e textura atraentes, com muitas vitaminas agora disponíveis nessas formas tanto nos Estados Unidos como na Europa. Essas gomas oferecem a vantagem de uma dosagem precisa e possibilitam a combinação de diferentes ativos. Além disso, os fabricantes também estão trabalhando para reduzir o teor de açúcar para atender aos consumidores preocupados com a saúde. Os Estados Unidos são o maior mercado de nutracêuticos em forma de bala de goma, e o crescimento dessas balas aumentou a demanda por uma variedade de excipientes: gelatina para a estruturação, lubrificantes para produção, polióis para a texturização e minerais essenciais, como cálcio e magnésio, desempenhando papéis vitais juntamente com intensificadores de biodisponibilidade.


Impacto da proibição do dióxido de titânio

Em janeiro de 2022, a Comissão Europeia baniu o uso de dióxido de titânio (TiO2) como aditivo alimentar, incluindo o seu uso em nutracêuticos. Embora a proibição esteja atualmente limitada à Europa, há discussões sobre a implementação de uma proibição semelhante na Califórnia, o que poderia eventualmente impactar todo o mercado de nutracêuticos dos EUA. Portanto, os fornecedores podem precisar encontrar excipientes substitutos para o dióxido de titânio, levando a uma demanda crescente por HPMC (hidroxipropilmetilcelulose, semi-sintético) e por carbonato de cálcio (CaCO3);

O mercado de excipientes em doses sólidas orais nutracêuticas é influenciado por múltiplos fatores, como as preferências do consumidor, os mandatos regulatórios e os requisitos de formulação. O relatório “Excipients for Nutraceutical Oral Solid Dosage: United States and Europe” da Kline tem como objetivo fornecer uma análise aprofundada dessas dinâmicas, possibilitando uma melhor compreensão do desempenho de cada excipiente no mercado. Complementado por um banco de dados interativo, fornece informações sobre mais de 35 excipientes, juntamente com as principais tendências e previsões. Para mais informações sobre esse tema e sobre a obtenção do relatório, entre em contato com a Factor-Kline.

VEJA NOSSAS REDES

  • Instagram - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle
  • Facebook - Black Circle

CATEGORIAS:

ARTIGOS RECENTES: 

bottom of page