O Mercado Global De Carne Vegetal Em 2024

A crescente tendência em consumir produtos alimentícios nutritivos e saudáveis devido a fatores como a rápida urbanização e mudanças no estilo de vida tem estimulando o crescimento da indústria de carnes vegetais em todo o mundo. Os análogos à carne vegetal são opções atrativas para consumidores que estão dispostos a mudar sua dieta e consumir menos carne, mas apenas se alternativas plausíveis são propostas. Na última década, a diversidade de análogos à carne vegetal no mercado, desenvolvida pela indústria alimentícia, tem aumentado significativamente, oferecendo produtos que variam de hambúrgueres, até frango, porco, almôndegas, e muito mais.


Indústria Global Por Região


A indústria de produtos feitos com carne vegetal demonstrou sucesso surpreendente na América do Norte e na Europa, sendo a primeira a maior região no mercado global de análogos à carne vegetal. A presença de empresas bem estabelecidas de carne vegetal como a Beyond Meat, Gardein, Field Roast e Impossible Foods e as constantes inovações em seus produtos têm sido propulsores chave do mercado de carne vegetal na América do Norte. Além disso, os órgãos governamentais que apoiam o desenvolvimento e o crescimento dessa indústria também contribuíram significativamente para sua expansão.


Enquanto isso, fabricantes de produtos à base de carne vegetal estão gradualmente estabelecendo suas raízes nos mercados asiáticos, nos quais se espera que atinjam performances notáveis em termos de receita. Entretanto, existem alguns obstáculos. Diversas alternativas convencionais de carne à base de soja, como o tofu e o tempeh, são consumidos há décadas pela população asiática, o que pode dificultar a penetração de outros produtos de base vegetal.


Escolhendo A Fonte Ideal De Proteína


Os análogos à carne vegetal derivam de fontes vegetais como a soja, trigo, ervilha e quinoa; portanto, estão se tornando preferência entre milhões de semivegetarianos/ flexitarianos e vegetarianos ao redor do mundo. O segmento da soja domina a indústria global e é a fonte vegetal mais convencional e mais utilizada adotada pelos produtores de análogos à carne vegetal, devido ao seu alto valor nutricional. Espera-se que a demanda aumente nos próximos anos.


As proteínas de ervilha são cada vez mais utilizadas como uma alternativa à proteína de soja, uma vez que as plantas de ervilha podem ser cultivadas em climas mais moderados do que as de soja. Além disso, as proteínas da ervilha estão menos associadas a organismos geneticamente modificados (OGM) e não são listadas como alergênicas. As ervilhas devem se tornar uma das principais fontes de produção de carne vegetal e devem adquirir uma parcela significativa do mercado geral de carne à base de plantas nos próximos anos, embora a escassez de proteína de ervilha possa ser um problema num futuro próximo.


Principais Categorias de Produtos e Tipos de Análogos


Hambúrgueres são os análogos mais populares e mais fáceis de se encontrar. Diversas das principais empresas no mercado de carne vegetal iniciaram e desenvolveram seus negócios tendo esses hambúrgueres como o primeiro e único produto em seus portfólios. Por exemplo, a Beyond Meat (EUA) e a Impossible Foods (EUA) começaram seus negócios no mercado de carne vegetal com hambúrgueres. Espera-se que esse segmento cresça numa velocidade considerável nos próximos anos, dado que essas empresas estão constantemente desenvolvendo e apresentando uma gama inovadora de produtos na parte de hambúrgueres. Agora, a maioria dos fabricantes de produto de carne vegetal estão focando em produzir uma variedade de produtos análogos à carne de frango à base de vegetais.



Participação no mercado de análogos da carne vegetal por categoria de produto, 2019




Fonte: Relatório Plant-Based Meat: Processing Alternatives and Ingredients Assessment da Kline



Participação no mercado de análogos da carne vegetal por tipo de análogo, 2019



Fonte: Relatório Plant-Based Meat: Processing Alternatives and Ingredients Assessment da Kline



O Futuro da Indústria Global de Carne Vegetal: Previsões de Cenário


O mercado global de carne à base de vegetais é previsto com base em três cenários diferentes: conservador, moderado e otimista. O cenário conservador é baseado nas tendências de crescimento das vendas no varejo de produtos análogos de carnes vegetais. O mercado está projetado para crescer a um CAGR de 20% durante o período de previsão para atingir um valor de mercado de 5,60 bilhões de dólares até 2024. A crescente demanda por análogos livres de organismos geneticamente modificados, alérgenos e glúten, combinada com a oferta limitada de alguns ingredientes proteicos, podem impactar o crescimento do mercado. A percepção negativa dos consumidores em relação aos alimentos altamente processados ​​também pode restringir o crescimento no futuro próximo.


O cenário moderado de análogos de carne à base de plantas é baseado em tendências de crescimento em vendas, tendências de consumo e insights de especialistas importantes do setor que preveem um crescimento de mercado em torno de 30% nos próximos anos. Os desafios de fornecimento também podem ser mitigados por ações contínuas dos fornecedores. Considerando esse CAGR, o mercado está projetado para atingir um valor de 8,35 bilhões de dólares até 2024. O crescimento do mercado é impulsionado também por uma crescente população flexitariana global e pelas expansões de mercado das empresas atuais em termos de presença geográfica, canais de vendas e expansão de seus portfólios de produtos de acordo com as exigências do paladar regional.


A previsão otimista do mercado baseia-se nos desempenhos de receita de carne vegetal das principais empresas do mercado, como a Beyond Meat, a Tyson Foods e a Vegetarian Butcher. Por exemplo, a receita líquida da Beyond Meat aumentou 250% em comparação com os anos anteriores devido à maior aceitação do consumidor de produtos análogos de carne vegetal devido aos seus benefícios, às melhorias no sabor, e ao perfil nutricional e à alta acessibilidade.

Além disso, enormes investimentos no mercado de análogos à carne vegetal nos últimos anos também são considerados ao prever o cenário acelerado do mercado de análogos. Considerando o número significativo de investimentos em andamento, as percepções dos especialistas do setor e o crescimento da receita das empresas, o mercado de carne à base de plantas deve crescer a uma taxa de 50% durante o período de previsão, atingindo um valor de mercado de 17,08 bilhões de dólares até 2024.


Para se aprofundar na dinâmica do mercado e nos ingredientes por trás da carne à base de plantas a partir de uma perspectiva global, leia o relatório Plant-Based Meat Global da Kline. Para receber informações oportunas sobre a indústria de alimentos e nutrição, inscreva-se em no boletim informativo da Kline por aqui, ou fale com a Factor-Kline a partir dos contatos listados abaixo.



(11) 3624-8719 / 3624-8718

contato@factorkline.com.br




SIGA-NOS

  • LinkedIn - Grey Circle
  • Facebook - Grey Circle

CATEGORIAS:

ARTIGOS RECENTES: