top of page

Tendências de Limpeza Impulsionadas Pela Pandemia

Tendências de Limpeza Impulsionadas pela Pandemia


Do dia para a noite, a pandemia forçou a indústria de limpeza profissional a ir de um cenário “normal” para um cenário pandêmico, em que higiene e segurança são fatores críticos. Como resultado, diversas tendências de ponta como sensores inteligentes e robôs (pense num R2D2 com um esfregão) começaram a ganhar popularidade.

“A pandemia do COVID-19 forçou produtores de químicos para limpeza a enxergar os benefícios da inovação e de se tornarem conselheiros de confiança de seus consumidores. Eles proveram seus clientes com treinamento, protocolo de limpeza e outras ferramentas para ajudá-los a garantir que seus ambientes estejam limpos”, diz Laura Mahecha, gerente do segmento de Limpeza Institucional e Industrial da Kline. “Tendências da indústria – incluindo as de caráter mais futurístico – estão cada vez mais populares e mais perto de tornarem-se o novo normal.

Essas são as maiores tendências identificadas pela Kline:


1. Armazenadores de Aproximação

Você já deve ter ficado confuso com as pias de banheiro e saboneteiras de alguns shoppings, que funcionam por aproximação. Pois bem, esses dispositivos vêm se tornando normais, principalmente nos estabelecimentos públicos.

A pandemia acelerou significativamente a demanda por dispensers touch-free­ – traduzindo diretamente, “livres de toque” – que eliminam pontos de contato em comum e previnem a transferência de germes e bactérias. Como resultado, muitas facilidades vêm trocando frascos e dispensas manuais para touch free para sabonetes para a mão, álcool gel e papel-toalha, entre outros.


2. Dispositivos de Limpeza de Luz UV-C

Dispositivos de limpeza com luz UV-C utilizam uma alta frequência que é letal às bactérias e aos vírus, e afirmam matar 99.9% desses. Esse tipo de luz aparece em dispositivos que abrangem desde robôs de última geração utilizados ​​para limpar salas de operação até bastões de luz UV-C gigantes usados para desinfetar aviões e várias caixas ultravioleta portáteis de higienização. Diversey com seu Moonbeam3 é um dos grandes hits da indústria.

3. Sprays Eletrostáticos de Limpeza

Sprays de limpeza eletrostáticos estão sendo usados ​​com frequência crescente no espaço de I&I. Os pulverizadores combinam uma solução de desinfetante com ar, e contam com um eletrodo dentro do bico do pulverizador para carregar a solução eletricamente. Uma vez carregado, o desinfetante é pulverizado para fora do recipiente, direto para a superfície. O desinfetante carregado positivamente liga-se a qualquer superfície carregada negativamente, criando uma camada mais uniforme e completa de desinfetante e ajudando a matar quaisquer patógenos presentes na superfície. Com um spray eletrostático, é possível desinfetar áreas que nenhum outro método consegue - uma razão pela qual eles estão sendo utilizados no transporte em massa, como em trens, metrôs, ônibus e aviões. Os pulverizadores eletrostáticos também podem cobrir uma grande área muito rapidamente, e é por isso que agora eles estão sendo usados principalmente ​​em grandes locais, como estádios e salões.


4. Sensores IOT

Um número crescente de instalações de I&I está equipando seus vários dispensers - sabonete, desinfetante para as mãos, toalhas de papel e muito mais - com sensores de IoT, que alertam por meio de um dispositivo inteligente que um determinado dispenser precisa ser reabastecido. IoT – Internet of Things ou, em tradução livre, "Internet das coisas", pode ser amplamente descrita como uma rede de objetos físicos, ou "coisas", que são incorporadas com sensores, softwares e outras tecnologias com o propósito de conectar e trocar dados com outros dispositivos e sistemas na internet. Simplificando, a IoT conecta os objetos designados com as pessoas designadas por meio da Internet. Espera-se que o uso crescente de sensores e análises desempenhe um papel cada vez mais importante no gerenciamento de instalações, incluindo serviços de custódia, no futuro.


5. Robôs Autônomos de Limpeza

A população de robôs autônomos de limpeza foi estimada em mais de 4.200 unidades em 2019 – isso representa apenas 0,2% do número de zeladores e faxineiros empregados. Apesar disso, espera-se que a população de robôs ultrapasse 680.000 unidades até 2030, passando a representar 28% dos zeladores e faxineiros empregados.

“Embora o uso da robótica no segmento de zeladoria seja relativamente novo, existem inovações em teste que podem ter um enorme impacto na indústria futura”, diz Mahecha. Daqui em diante, espera-se que as três principais tarefas de zeladoria - varrer, esfregar e aspirar pisos; banheiros limpos; e lixo vazio – contem com uma maior taxa de automação, “[...] com tarefas mais complexas susceptíveis a tornarem-se automatizadas à medida que a tecnologia melhora”, acrescenta Mahecha.


No Brasil, seguindo a tendência de cuidados pessoais e de higiene que se tem visto frente à pandemia, caso que foi mencionado no post recente “Mercado de Beleza “Limpa” no Brasil” da Factor Kline, pode-se esperar que o mercado de produtos de limpeza cresça também. Os mais comuns no dia a dia do brasileiro são os dispensers de sabonete e álcool gel, latas de lixo, torneiras, entre outros, que funcionam por aproximação, além dos sprays de higienização utilizados em viagens aéreas, por exemplo. Além disso, apesar do número de robôs ter aumentado em 68% de 2019 a 2020, de acordo com o Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots, a presença de robôs de limpeza ainda é dificultada pelo custo, tanto para importação como para desenvolvimento e produção própria, o que a torna uma tecnologia pouco acessível, especialmente se voltada para limpezas mais exigentes como a hospitalar. No caso dos sensores IOT, estes vêm ganhando cada vez mais presença, especialmente em hospitais, monitorando a temperatura e a abertura de freezers contendo vacinas, remédios, bancos de sangue, etc.


O Dilema: Químico ou Verde?

À medida que a frequência de limpeza de edifícios de I&I e desinfecção de superfícies aumentava durante a pandemia, as instalações passaram a se dividir entre utilizar produtos químicos ou produtos verdes. De um lado do espectro, quanto mais potente for o produto químico, melhor – essas instalações adotaram uma abordagem de terra arrasada e se concentraram principalmente na aniquilação de germes por meio de produtos químicos. Do outro lado do espectro, estão as instalações que optaram por desinfetantes ecológicos. Então, qual abordagem venceu? Com base no estudo da Kline de julho de 2021, Foodservice Cleaning Products, 60,6% dos entrevistados procuraram por ingredientes sustentáveis, enquanto 32,2% mudaram de produtos verdes para aqueles de base química.

No Brasil, conforme a preocupação com um estilo de vida mais natural, saudável e sustentável aumenta, espera-se que a maioria dos consumidores – especialmente aqueles que buscam por produtos e por tecnologias de limpeza para uso doméstico – invistam mais em desinfetantes ecológicos.


______________________________________________________________________________________________________________________________


Para mais informações sobre esse novo mercado de limpeza, entre em contato conosco através dos números 11-3624-8719 / 3624-8718, ou nos contate via e-mail em contato@factorkline.com.br.


VEJA NOSSAS REDES

  • Instagram - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle
  • Facebook - Black Circle

CATEGORIAS:

ARTIGOS RECENTES: 

bottom of page