top of page

Tendências no controle de nematoides em 2024: novas marcas lançadas pela Bayer e pela Corteva


Os nematoides estão presentes em grandes quantidades no solo e podem ser benéficos para as plantas, uma vez que se alimentam de fungos e bactérias, além de melhorar a saúde geral do solo.


Entretanto, alguns nematoides podem causar certos problemas às plantas e às culturas.

 

As pragas de nematoides mais comumente tratadas são nematoides de galhas, lesões, cistos, raízes atarracadas, ferrões e punhais. Felizmente, a maioria das espécies não afetam ou são altamente benéficas para as plantas.


Diversas espécies de nematoides são de vida livre, ou seja, vivem no solo, na água do mar e na água doce, e se alimentam de bactérias, fungos, protozoários e até de outros nematoides, exercendo um papel significativo na ciclagem e liberação de nutrientes para o crescimento das plantas. Outros nematoides atacam insetos e ajudam

a controlar pragas de insetos. 


Entretanto, nem todos os nematoides são benéficos. A maioria dos nematoides que se alimentam de plantas vivem no solo e se alimentam das raízes das plantas, reduzindo consequentemente a absorção de água e de nutrientes pelas plantas, além de diminuir sua tolerância a estresses como períodos de seca. 


Além disso, alguns nematoides podem também transmitir doenças enquanto se alimentam das plantas. 


Quando o número de nematoides nocivos no solo aumenta muito, a fim de controlá-los, os agricultores aplicam químicos denominados fumigantes ou nematicidas. Esses produtos químicos podem ser tóxicos e perigosos tanto para a saúde de humanos, quanto para a saúde do meio-ambiente, tanto que alguns nematicidas têm sido banidos, uma vez que penetram facilmente o solo, contaminando água potável. 


Nos principais mercados agrícolas, os nematicidas são utilizados em culturas de batata, milho, soja, algodão, frutas e vegetais para controlar pragas nematoides no solo.


Embora existam tratamentos químicos e tratamentos não-químicos, os nematicidas químicos possuem ingredientes ativos que podem ser aplicados ao solo no pré-plantio ou usados no sulco. As formas mais comuns de nematicidas incluem químicos, fumigantes e produtos biológicos. 


Recentemente, tanto a Bayer como a Corteva anunciaram o lançamento de novas marcas de nematicidas. 

 

Velum Rise, da Bayer 


A marca Velum Rise, da Bayer, é um fungicida/nematicida utilizado na supressão de Rhizoctonia (fungo), ponto negro (fungo), nematoides e outras doenças transmitidas por meio do solo.


Com dois ingredientes ativos, penflufen e fluopirame, a Velum Rise fornece a agricultores a habilidade de combater nematoides e suprimir as principais doenças em plantações de batata com apenas uma aplicação, gerenciando doenças no início da estação e suprimindo os nematoides.


O produto foi aprovado para venda nos Estados Unidos pela Agência de Proteção Ambiental (EPA, Environmental Protection Agency) em novembro de 2023. 

 

Salibro, da Corteva 


A marca Salibro, da Corteva, foi lançada em outubro de 2023 e contém o ingrediente ativo Reklemel. O nematicida controla nematoides parasitários de plantas sem afetar o equilíbrio saudável dos organismos benéficos presentes no solo.


Sustentando uma série de insetos benéficos, incluindo os polinizadores, o Salibro pode auxiliar os organismos do solo a melhorarem a qualidade do solo. 


O nematicida Salibro é indicado para uso nos seguintes grupos de plantações: nozes não produtivas, uvas não produtivas, cucurbitáceas, frutas de caroço não produtivas, batatas e batatas-doces. Culturas adicionais e o uso em culturas produtivas e permanentes (nozes, uvas e frutas cítricas) devem ser adicionados em submissões de registro subsequentes. 


O ativo Reklemel presente no nematicida Salibro é um dos primeiros novos ingredientes ativos registrados sob a política da EPA dos EUA que incorpora as avaliações da Lei de Espécies Ameaçadas no processo de registro de novos pesticidas.


Este novo processo é um passo importante em direção à segurança regulamentar para os agricultores e outros que dependem de importantes tecnologias de pesticidas, ao mesmo tempo em que ajudam a proteger as espécies listadas e os seus habitats


A equipe de agroquímicos da Kline lançará em breve uma atualização do estudo Global Nematicides, que aborda tratamentos químicos e não químicos, incluindo as principais marcas, ingredientes ativos e fornecedores. Com previsão de ser publicado no segundo trimestre de 2024, esse estudo global abrange quase 15 mercados, incluindo Canadá, EUA, México, Brasil, Argentina, China, Japão, Índia, Itália, França, Alemanha, Polônia, Espanha e Austrália.  


Caso tenha interesse em entender mais sobre o mercado brasileiro de nematicidas e/ou outros químicos usados no setor agrícola, entre em contato com a Factor-Kline. Oferecemos projetos personalizados para o seu negócio, além dos relatórios multiclientes da Kline, como o acima mencionado Global Nematicides: Market Analysis and Opportunities

VEJA NOSSAS REDES

  • Instagram - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle
  • Facebook - Black Circle

CATEGORIAS:

ARTIGOS RECENTES: 

bottom of page