top of page

Oportunidades e desafios no mercado de ceras e parafinas


O setor de ceras e parafinas tem pela frente um futuro de mudanças. Embora a projeção de crescimento da demanda global de ceras seja de 1,5% a.a até 2019, o crescimento da oferta será muito mais lento. Apesar de um aumento acentuado na oferta de ceras naturais e sintéticas, o crescimento da oferta global não será suficiente para atender ao aumento da demanda.


Ceras à base de petróleo, que têm dominado o mercado global, estão em lento declínio. Uma surpreendente taxa de redução da capacidade das plantas de óleos básicos e das ceras do Grupo I ocorreu ao longo da última década na América do Norte e, mais recentemente, na Europa. Ceras sintéticas, introduzidas no mercado nos últimos 30 anos, estão agora crescendo a um ritmo acelerado. As novas tecnologias estão fornecendo ceras vegetais pela hidrogenação catalítica de óleos vegetais refinados. A chegada dessas ceras sem petróleo às aplicações dependerá da capacidade dos fabricantes de cera de inovar e de desenvolver novos produtos, bem como da disposição dos usuários de cera de modificar seus processos atuais.


Um dos principais aspectos a serem observados é, por um lado, a facilidade de os atuais formuladores adaptarem suas instalações de produção a um material novo e, por outro, a estabilidade da oferta desse novo material. Parece inevitável que os misturadores se prepararem para deixar gradualmente as ceras de petróleo e passem a incorporar ceras mais sintéticas, vegetais hidrogenadas e naturais em seus negócios de cera. A capacidade dessas empresas em fornecer diferentes tipos de cera e ofertar produtos personalizados definirá as oportunidades de crescimento futuro para seus negócios.


Por outro lado, o cenário também está mudando no lado do mercado consumidor. Tem diminuído a demanda por aplicações convencionais de ceras tradicionais, como velas. Estão, todavia em franca expansão, as aplicações relativamente novas de reologia e de superfície, que incluem usos finais, como plásticos, pneus, borracha e adesivos de aplicação a quente. A capacidade dessas aplicações de adaptar-se a tipos alternativos de cera, como sintéticas e vegetais, definirá o cenário para o futuro equilíbrio entre oferta e demanda das ceras.


Fique por dentro de tudo que acontece no mercado de ceras e parafinas. O relatório de inteligência competitiva da Kline Global Wax Industry: Market Analysis and Opportunities, fornece uma avaliação independente e detalhada deste mercado e explora as oportunidades e desafios do setor.


Para obter mais informações sobre tendências e novidades, e principalmente dados exatos, entre em contato com a Factor-Kline e agende uma conversa com um dos nossos especialistas.





Escrito por, Eric Pimenta, Coordenador de Marketing da Kline e Pooja Sharma, Líder de Projetos no Setor de Energia e Petróleo da Kline

Fonte: Kline & Co.

VEJA NOSSAS REDES

  • Instagram - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle
  • Facebook - Black Circle

CATEGORIAS:

ARTIGOS RECENTES: 

bottom of page