top of page

Tendências e insights reunidos durante a Conferência de óleos básicos e lubrificantes da CEI


A conferência sobre óleos básicos e lubrificantes da Comunidade de Estados independentes (CEI) ganhou força desde o seu início há cinco anos, tornando-se um evento altamente reconhecido. A conferência dedica-se exclusivamente a indústria de óleos básicos e lubrificantes na Rússia, Bielorrússia, Ucrânia, Cazaquistão e outros países da CEI; no entanto, a cada ano, aumenta o número de convidados internacionais, principalmente da Europa Ocidental, mas também dos Estados Unidos, da Índia, China, etc.


A Conferência sobre óleos básicos e lubrificantes da CEI oferece uma ampla plataforma de discussão que aborda questões preocupantes nas indústrias de lubrificantes na Rússia e na CEI, a partir de uma vasta gama de perspectivas ao longo da cadeia de valor, incluindo fornecedores de aditivos, óleos básicos, empresas de lubrificantes, bem como OEMs.


Nos últimos dois anos, renasceu um interesse em estratégias de rerrefino, bem como requisitos para OEMs e substituição de importação. O último tornou-se um aspecto de maior interesse, tendo em conta as condições impostas pelo governo russo como uma retaliação das sanções impostas pela União Européia. As empresas russas buscam oportunidades de crescimento no mercado interno russo, visando a substituição de importações e competindo com marcas internacionais na camada de produto intermediários. Mais anteriormente, produtos de lubrificantes importados estão sendo misturados na Rússia por filiados dos principais fornecedores internacionais.


No geral, das várias apresentações, tive a impressão de que existe um clima positivo em toda a região. A situação nos mercados da CEI pode ser desafiadora, mas há um sentimento predominante de que o mercado de lubrificantes está se estabilizando, passando por uma mudança de qualidade e mudando das especificações GOST para lubrificantes de desempenho superior que têm aprovações de OEMs reconhecidas internacionalmente.


Principais conclusões da minha apresentação na Conferência da CIS em maio de 2017:


  • Após três anos de queda, a economia russa tem a projeção de se recuperar em 2017, embora as vulnerabilidades permaneçam.

  • A demanda russa para óleos industriais foi estimada em 750 quilo toneladas em 2015 e tem uma previsão de não mais do que 1,0% de crescimento nos próximos cinco anos.

  • As indústrias russas de energia, extração e pesada continuam a impulsionar a demanda de lubrificantes industriais.

  • O mercado russo de lubrificantes industriais é altamente competitivo em termos de preço, no qual as alianças e o bom relacionamento com o cliente desempenham um papel crucial.

  • O embargo imposto sobre as importações de alimentos ocidentais transformou a indústria de alimentos, aumentando a demanda por lubrificantes industriais, tais como fluidos de refrigeração e compressor e graxas foodgrade.


Interessado em saber mais sobre o mercado de óleos básicos e lubrificantes?

Entre em contato com a Factor-Kline e agende uma conversa com um de nossos especialistas para uma demonstração gratuita sobre os dois mais recentes relatórios da Kline Global Lubricants Series e Lubesnet Database.



Por Sharbel Luzuriaga, Gerente de Projetos, Prática de Energia.

VEJA NOSSAS REDES

  • Instagram - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle
  • Facebook - Black Circle

CATEGORIAS:

ARTIGOS RECENTES: 

bottom of page