top of page

Cuidados com os Cabelos nos Salões de Beleza: Um resumo dos 27 países analisados


Nossa cobertura do mercado de cuidados com os cabelos nos salões de beleza começou no início dos anos 90, concentrando-se apenas nos Estados Unidos. Em 2007, essa cobertura expandiu-se, tornando-se assim um estudo global e, desde então, todos os anos adicionamos novos países e informações significativas que merecem ser examinadas atentamente. A nova edição do nosso relatório de inteligência competitiva “Salon Hair Care Global Series”, que está em fase final de publicação, analisa historicamente o maior número de países cobertos até então, totalizando 27 países em todo o mundo, com relatórios independentes para cada um. Veja alguns dos principais insights que nossa análise revelou.


A América do Norte continua a dominar o mercado global de cuidados com os cabelos em salões de beleza. No entanto, o crescimento na região está em declínio desde 2015. Apesar de uma desaceleração no crescimento nos últimos três anos, a região continua a ganhar participação de mercado, com crescimento acima da média do mercado global. Os Estados Unidos têm o principal mercado da região, com uma participação de 91% das vendas regionais.


Uma abordagem comum que está ganhando força entre muitas marcas de produtos para os cabelos usadas em salões de beleza dos E.U.A. é a expansão para para canais alternativos. Com as limitadas oportunidades de crescimento das vendas oferecidas pelos salões de beleza, canais como lojas especializadas em cosméticos, lojas de departamento e plataformas de e-commerce se tornaram as novas rotas que empresas que buscam aumentar a exposição de suas marcas e acelerar as vendas de seus produtos. Como o número de players buscando estes canais está aumentando, a Factor-Kline explora este tópico em nosso próximo relatório de inteligência competitiva “Professional Hair Care Retailing: Channel Analysis and Opportunities”, que será publicado em breve.


O mercado na Europa também continua a crescer, mas a uma taxa muito mais baixa do que em 2016. O crescimento nesta região é impulsionado principalmente pelo bom desempenho de pequenos mercados ainda em desenvolvimento no leste Europeu, como a Rússia e a Turquia, enquanto o crescimento na Europa Ocidental diminuiu consideravelmente. Os cinco principais mercados da região, Alemanha, França, Reino Unido, Itália e Rússia - representam juntos mais de 80% das vendas regionais da Europa em 2017. Enquanto a Alemanha continua a ser a líder no mercado de cuidados com os cabelos nos salões de beleza, a Rússia registra o mais alto crescimento na Europa. O crescimento da Rússia é auxiliado por um mercado dinâmico e repleto de inovações, eventos comerciais e iniciativas digitais, tudo isso com apoio contínuo de profissionais da indústria. Na Alemanha, o e-commerce é um dos temas do momento, e isso é exemplificado pelo crescente número de plataformas online que permitem a compra de produtos profissionais. Embora ainda sejam baixas em comparação com outros canais de distribuição, as vendas por meio do e-commerce registraram aumentos de dois dígitos em 2017.


A Ásia não está muito atrás da Europa, com um padrão de crescimento similar. Enquanto o Japão é o principal mercado da região, um excepcional crescimento de dois dígitos é testemunhado na Índia e no Vietnã em 2017. Os cinco países com principais mercados - Japão, Índia, Taiwan, China e Coréia do Sul - representam aproximadamente 84% das vendas da região asiática em 2017. O crescimento de 1,3% do Japão, inferior ao crescimento médio da Ásia, é impulsionado pela categoria de colorações para os cabelos, na qual os consumidores demonstram a preferência por cores vivas e prateadas.


A América Latina também aumentou suas vendas em comparação com o desempenho ruim em 2016. Isso se deve principalmente ao Brasil, líder regional no mercado de cuidados com os cabelos nos salões de beleza, que registrou um pequeno crescimento de 0,5% em 2017. Apesar de pequeno, este crescimento demonstra uma recuperação deste mercado, quando comparado ao forte declínio de 10,3% em 2016. O desempenho positivo do Brasil é impulsionado pela economia que atualmente mostra sinais de recuperação após a forte recessão iniciada no segundo trimestre de 2014.


Entre os outros mercados cobertos na última edição do relatório de inteligência competitiva “Salon Hair Care Global Series”, estão a Austrália e a África do Sul. Os Bond builders estão em alta na Austrália, demonstrando alto nível de vendas. Quanto à África do Sul, esta edição do relatório revela o crescente segmento étnico, fortemente impulsionado pela tendência ao visual mais natural.


Para maiores informações, entre em contato com a Factor-Kline.


Fonte: Kline & Co.

VEJA NOSSAS REDES

  • Instagram - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle
  • Facebook - Black Circle

CATEGORIAS:

ARTIGOS RECENTES: 

bottom of page