top of page

Biolubrificantes : crescimento e oportunidades


Historicamente, os biolubrificantes representam uma pequena porcentagem do mercado global de lubrificantes acabados. Os mercados líderes em biolubrificantes se localizam principalmente na América do Norte e na Europa, incluindo os Estados Unidos, a Alemanha e os países nórdicos.


Em 2014, primeiro ano que a Kline passou a monitorar esse mercado em nível global, o mercado de biolubrificantes aparentava ter um grande e latente potencial. Todavia, demorou mais do que esperávamos para esse potencial se converter em realidade. Ao que tudo indica, as iniciativas de agências governamentais, juntamente com as regulamentações e o surgimento de óleos básicos de alto desempenho, estão (ainda que moderadamente) colocando em primeiro plano esse segmento que era um nicho.


Em 2016, várias agências governamentais dos EUA, como a Força Aérea e o Departamento de Defesa, testaram biolubrificantes para motores com a intenção de utilizá-los em veículos terrestres, não táticos, assim que esses produtos estiverem disponíveis no mercado. Se os produtos forem aprovados , essas agências poderão exigir que esses sejam usados em sua frota de aproximadamente 200 mil veículos. É possível inclusive que essa tendência reverbere para todas as frotas das agências governamentais americanas, incluindo as de serviços civis e militares, aumentando esse número para mais de 600 mil veículos.


Se o setor público adotar os biolubrificantes, haverá um aumento da demanda nos Estados Unidos e isso, muito provavelmente, influenciará outros mercados do mundo. Tudo isso torna-se possível devido à maior disponibilidade de óleos básicos de base bio de alto desempenho que são fornecidos por empresas como a Novvi, a Biosynthetic Technologies e a Advonex.


As principais empresas globais de lubrificantes também estão entrando nesse mercado. Por exemplo, em novembro de 2016, a BP anunciou sua entrada no segmento de biolubrificantes com o lançamento do óleo de motor Edge Bio-Synthetic, o primeiro produto de base vegetal da empresa. A BP afirma que o produto é idêntico a outros produtos da BP e da Castrol em termos de desempenho. Entretanto, um quarto da formulação é de base vegetal. Espera-se que o produto chegue ao mercado no início de 2017. Outros fabricantes provavelmente seguirão o mesmo caminho. A conjunção portanto de aspectos regulatórios; maior oferta; e demanda apontam para um crescimento sensivelmente mais expressivo do mercado de biolubrificantes nos próximos cinco anos.


Essas constatações (e muito mais) estarão disponíveis na próxima edição do nosso relatório Bio-lubricants: Market Analysis and Opportunities, que deverá ser publicado em meados de 2017.


Para maiores informações, entre em contato com a Factor-Kline.




Tags:

VEJA NOSSAS REDES

  • Instagram - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle
  • Facebook - Black Circle

CATEGORIAS:

ARTIGOS RECENTES: 

bottom of page