top of page

Múltiplos cenários da demanda de PCMO até 2040 apresentados em novo relatório de inteligência compet

O mercado global de óleos lubrificantes para motores de veículos de passageiros (PCMO) está à beira de uma mudança significativa desencadeada por forças que moldam o futuro do transporte e da mobilidade. O nosso novo relatório que será publicado em breve, "The PCMO Market in 2040: A Long-term Outlook", avalia como e quando a demanda de PCMO mudará em reação a novas tecnologias disruptivas que redefinem a mobilidade, incluindo o advento de compartilhamento de caronas, veículos autônomos e o surgimento de veículos elétricos (EVs).

O surgimento de operadores de frotas e empresas de compartilhamento de caronas, como Uber e Lyft, já iniciou uma revolução de mobilidade, com impacto na demanda de PCMO devido a intervalos de drenagem de óleo mais frequentes no curto prazo. No médio prazo, é mais difícil de modelar o impacto; entretanto, oportunidades de parcerias para comercializar PCMO e outros produtos lubrificantes ou usar como novo canal para vendas estão entre os fatores positivos. “No modelo de compartilhamento de caronas, as principais marcas de PCMO precisam olhar para o futuro, pois surgirão perguntas, por exemplo, quem tomará a decisão sobre a ‘marca’ do PCMO no momento da troca de óleo” comentou George Morvey, Gerente de Indústria na Kline. “O motorista do Uber/Lyft ou o prestador de serviço instalado? Cada um tem seus próprios interesses em termos do tipo de produto a usar. As mensagens de marketing atuais dos fornecedores de PCMO ressoam com esse grupo de compradores, decisores e influenciadores, ou precisam ser modificadas para este novo e crescente segmento do mercado?"


O compartilhamento de caronas também está relacionado a EVs, visto que se espera que proprietários de frotas comerciais os adotem mais rapidamente do que a população em geral, e os veículos elétricos terão o maior impacto na demanda de PCMO.


No médio prazo, os EVs têm um impacto marginal na demanda de PCMO, principalmente devido a população moderada de veículos movidos a bateria (BEVs). Híbridos (PHEVs e outros híbridos) precisam de óleo para motor e não têm um impacto significativo na demanda de PCMO. Com diversos programas governamentais em vigor, as vendas de EVs (BEVs+PHEVs/HEVs) vêm crescendo ao longo dos últimos cinco anos. Fabricantes de equipamentos originais (OEMs) globais também estão investindo na tecnologia de veículos elétricos, seja de forma proativa ou como reação a pressões regulatórias e concorrenciais.


Além disso, quando os desafios tecnológicos dos EVs forem superados, particularmente custos de bateria e o número insuficiente de estações de recarga, a penetração aumentará rapidamente e terá um impacto negativo na demanda de PCMO. Olhando mais adiante no futuro, veículos autônomos podem se tornar outro importante disruptor do setor de transportes em geral, com a transição para modelos de transporte sob demanda.


A Kline estima que entre 2017 e 2040, a demanda norte-americana por PCMO diminuirá a uma taxa média anual composta (CAGR) de 1,0% supondo que o crescimento a longo prazo no parque automotivo, a extensão contínua do intervalo de drenagem e a penetração de veículos eléctricos permaneçam constantes nos níveis de 2017. Entretanto, ao se considerar o aumento da penetração de veículos eléctricos no parque automóvel, a demanda de PCMO diminui a uma CAGR de 1,5% no mesmo período. Em outras palavras, essa CAGR de declínio adicional de 0,5% na demanda de PCMO se deve exclusivamente ao aumento na penetração de veículos elétricos no parque automóvel norte-americano.


O grau de penetração de EVs variará em nível regional e nacional, refletindo fatores socioeconômicos, a infraestrutura existentes e intervenções do governo. Em economias que crescem rapidamente na região Ásia-Pacífico, a demanda de PCMO provavelmente continuará a crescer, motivada pelas sólidas vendas de veículos, mesmo em um cenário de alta penetração de EVs. Por outro lado, a demanda de PCMO nos Estados Unidos e na Europa será mais sensível à uma pressão descendente, mesmo em um cenário com baixa penetração de EVs. Pode-se esperar que o efeito dos EVs seja marginal na demanda de PCMO em economias emergentes do Oriente Médio, da África e da América Latina. Esses países apresentarão um crescimento saudável impulsionado por vendas robustas de novos veículos com base em veículos de passageiros com motores de combustão interna.


The PCMO Market in 2040: A Long-term Outlook está examinando a eletrificação de veículos, serviços de compartilhamento de carona e veículos autônomos e o impacto desses fatores na demanda de PCMO globalmente e em perfis detalhados dos 15 principais mercados nacionais. Cada perfil de mercado nacional inclui a descrição da população de veículos de passageiros por tamanho do veículo, consumo de combustível, idade dos veículos, principais OEMS e tendências na produção, nas vendas e no crescimento da população de veículos de passageiros, bem como a demanda por PCMO global e por graus de viscosidade SAE, tipos de formulação e canais.


Para maiores informações, entre em contato com a Factor-Kline.


Fonte: Kline & Co.

VEJA NOSSAS REDES

  • Instagram - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle
  • Facebook - Black Circle

CATEGORIAS:

ARTIGOS RECENTES: 

bottom of page