top of page

O Setor de Energia Eólica Pode Sobreviver Sem Apoio Governamental?



A energia eólica emergiu como uma das principais fontes alternativas de energia para enfrentar o aquecimento global e suprir as preocupações com a conservação de recursos. Com o apoio do governo, as instalações de energia eólica cresceram exponencialmente na última década, criando uma forte demanda por lubrificantes usados ​​em turbinas eólicas. Embora seja uma pequena fração do mercado global, os lubrificantes de turbinas eólicas são um importante segmento de mercado devido a seus severos requisitos de desempenho, rápido crescimento e alta penetração de lubrificantes sintéticos.


Energia eólica: uma indústria de rápido crescimento


A eletricidade produzida pela energia eólica não utiliza nenhum recurso não renovável e não produz emissões de carbono. Governos de todo o mundo apoiaram o setor de energia eólica por meio de isenção de impostos, uso obrigatório, incentivos de preços e subsídios. Impulsionada por esse apoio, a energia eólica cresceu rapidamente desde 2000. À medida que o setor amadurece, os governos estão eliminando os incentivos monetários e enfatizando a legislação de apoio, como metas de energia renovável, prioridade na rede e alocação de terras. Após a pandemia do COVID-19, as políticas governamentais para alavancar as economias pressionarão mais as finanças; isso pode acelerar a eliminação gradual dos incentivos monetários. A indústria terá que aprender a se manter sozinha.


Atualmente, os OEMs estão enfrentando condições difíceis de mercado devido à eliminação progressiva dos subsídios. A Senvion, fabricante alemã de turbinas eólicas, entrou em falência em abril de 2019. A empresa vendeu sua frota europeia de serviços e operações e manutenção em terra por 200 milhões de euros (222 milhões de dólares) à maior empresa de turbinas, OEM Siemens Gamesa Renewable Energy. Essa venda representa cerca de 9.000 MW de capacidade operacional. Em 2017, a Siemens concluiu a fusão de seus negócios de energia eólica com a Gamesa. Isso faz parte de uma cisão maior realizada pela Siemens para sua divisão de energia , em dificuldades. A Nordex anunciou recentemente uma fusão com a empresa espanhola de energia renovável Acciona Windpower. A Enercon está enfrentando pressões de mercado semelhantes, e uma consolidação adicional pode ocorrer. Nos mercados emergentes, a Suzlon - o maior OEM em termos de capacidade instalada na Índia - agora está à beira da falência. O gasto de capital de projetos de energia eólica também caiu de 10% a 15%, após a transição das tarifas de alimentação para os leilões reversos.


Apesar da redução no apoio do governo, o setor de energia eólica continua recebendo alguma ajuda. A Alemanha provavelmente apoiará OEMs locais - Siemens Gamesa, Enercon e Nordex - que têm uma forte presença global. É improvável que os governos retirem o apoio completo ao setor de energia eólica, pois isso será politicamente difícil. No entanto, eles podem reduzir seu apoio diminuindo o quantum de subsídios que eles fornecem atualmente. Os subsídios serão substituídos por legislação favorável (como na Alemanha), metas de energia renovável, prioridade na rede e alocação de terras.


O apoio enfraquecido na forma de subsídios pode prejudicar o mercado no curto prazo, mas levaria a parques eólicos melhor gerenciados no longo prazo. Os operadores estão buscando soluções aprimoradas com custos de manutenção mais baixos. O crescimento desse setor também estimula as atividades de inovação, manufatura e gera emprego, todos objetivos declarados para vários governos. Na busca desses objetivos, os lubrificantes e os fornecedores deles têm um papel a desempenhar.


Lubrificantes para turbinas eólicas


As necessidades de lubrificantes em turbinas eólicas são extremamente diferentes de outras aplicações industriais. As turbinas eólicas estão sujeitas a condições climáticas extremas, que podem variar de desertos arenosos a instalações marítimas offshore. Com base nas condições do vento, a caixa de engrenagens principal pode enfrentar mudanças repentinas na velocidade e torque de rotação. Tudo isso apresenta desafios significativos para a estabilidade dos lubrificantes. Em uma turbina eólica típica, três tipos de lubrificantes são usados ​​principalmente. Isso inclui óleos para engrenagens da caixa principal, de giro e passo, graxa para lubrificar vários rolamentos e fluidos para sistemas de atuação e controle hidráulicos.


Foi demonstrado que uma única falha na caixa de engrenagens resulta em uma perda de 52% na produção anual de energia, e em um aumento de 55% no tempo de inatividade não programado das turbinas eólicas associadas a essa turbina. Até 40% do tempo de inatividade não planejado em parques eólicos é causado por falha na caixa de engrenagens. Falhas nos rolamentos são a questão mais importante na manutenção da caixa de engrenagens de turbinas eólicas, representando 70% das falhas na caixa de engrenagens, o que pode levar a perdas de até US $ 200.000 por evento e aumentos drásticos no custo médio de energia. Os reparos e manutenção de emergência resultantes também exigem que o pessoal suba mais de 100 metros (300 pés) na torre da turbina eólica, o que representa um risco significativo à segurança. Como resultado, o desempenho dos lubrificantes utilizados é crucial para o desempenho financeiro de uma turbina eólica. Isso contribuiu para o aumento do uso de lubrificantes sintéticos.


Óleos de engrenagens utilizados, especialmente em instalações offshore

Total: ~50 kilotoneladas


Perspectivas de mercado


De acordo com o GWEC Outlook para a primavera de 2020, as novas instalações devem crescer a uma CAGR de 4,1%, de 60,4 GW, em 2019, para 73,4 GW em 2024. Como resultado, estima-se que a capacidade total de energia eólica instalada cresça a um CAGR de 9,1% durante o período de previsão, atingindo 1.005,0 GW, até 2024, de 650,1 GW, em 2019. Embora não tão forte quanto nos anos anteriores, o crescimento em novas instalações continuará a impulsionar o crescimento no mercado de lubrificantes.


Além do crescimento, outros fatores atraem fornecedores de lubrificantes. Eles incluem:


Imagem verde: O objetivo da energia eólica é sua natureza ambientalmente amigável. As turbinas eólicas não usam nenhum recurso natural não renovável e fornecem energia livre de carbono, pelo menos em suas operações. Com maior conscientização e aceitação do aquecimento global, os governos de todo o mundo estão promovendo a energia eólica em seu mix de energia. Tanto a China quanto a Índia tiveram um rápido crescimento na energia eólica nos últimos 15 anos. Nos próximos cinco anos, a China representará quase 40% de toda a nova capacidade de turbinas eólicas. Alguns países, como a Alemanha, planejam interromper a energia nuclear após o acidente na usina nuclear de Fukushima Daiichi, no Japão. A energia eólica terá um papel significativo a desempenhar como fonte de energia substituta.


Negócio de alta margem para fabricantes de lubrificantes: A participação dos lubrificantes sintéticos na demanda geral excede 80%, superando qualquer outro setor. O custo desses produtos não é significativo na despesa geral de manutenção e as vendas são impulsionadas mais pelas garantias de desempenho do produto e pelo histórico. Assim, há uma pressão descendente mínima nos preços desses itens.


Por outro lado, espera-se que a epidemia do COVID-19 pare grande parte da atividade e talvez adie alguns dos projetos programados. Em termos de um potencial estímulo econômico, o setor de energia eólica pode não estar nas agendas da maioria dos governos, já que o segmento emprega poucas pessoas. No futuro, ele terá de ser independente.


As informações são provenientes do nosso estudo recém-publicado “Lubricants for Wind Turbines: Global Market Analysis and Opportunities”.


Para mais informações, entre em contato com a Factor-Kline.


Fonte: Kline&Co.

VEJA NOSSAS REDES

  • Instagram - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle
  • Facebook - Black Circle

CATEGORIAS:

ARTIGOS RECENTES: 

bottom of page