Indie Brands e a Beleza “Limpa”

O mercado para beleza limpa (ou produtos de cuidados pessoais naturais) recuperou-se fortemente em 2021 – e um estudo da Kline mostra que isso deveu-se principalmente às marcas de beleza indie.

Em comparação com 2020, o segmento de beleza “limpa” vivenciou um crescimento de 10% em 2021; a maior parte dos ganhos mais fortes, acima de 100% ano a ano, foram de marcas indie, as quais, conjuntamente, representaram cerca de 12% das vendas totais do mercado.

Num olhar mais profundo, a Kline descobriu que marcas indie de beleza “limpa” como a Pacifica, a Lawless e a Lys, impulsionaram inicialmente, em 2021, categorias de menor performance como fragrâncias e maquiagem, o que gerou um ganho de 26% e 18%, respectivamente. Tal sucesso pode ser atribuído aos pontos que mais atraem os consumidores atualmente, que incluem:

  • Custo-benefício;

  • Fontes éticas e sustentáveis;

  • Engajamento criativo via redes sociais;

  • Ingredientes e produtos únicos;

  • Posicionamento de nicho.

Mas então, quais indies estão se destacando mais no mercado?


1) SKINFIX: a Skinfix vivenciou um crescimento de três dígitos e foi a marca que cresceu mais rapidamente no mercado de beleza “limpa” e natural – e seu sucesso definitivamente não passou despercebido: em novembro de 2021, a empresa, que se posiciona como uma marca recomendada por dermatologistas, enfatizando a saúde da pele e educando os consumidores sobre a barreira cutânea e o microbioma da pele, garantiu um investimento da private equity Stride para financiar o reconhecimento de sua marca por meio de plataformas de comércio eletrônico e da Sephora. A Skinfix não é a única joia a desembarcar no radar de multinacionais, empresas de private equity e VCs: em 2021, a Glow Recipe, a Beautycounter, a Sol de Janeiro e a Milk & Youth to the People foram todas adquiridas. A empresa de private equity Brentwood Associates também anunciou recentemente um investimento na Pacifica Beauty.


2) Ilia Beauty: a Ilia vivenciou um crescimento enorme em 2021, decorrente de uma série de iniciativas. As maquiagens “skin-loving” (em tradução livre, “amantes da pele”) da marca são tendência entre os consumidores que procuram beleza multitarefa e multifuncional. A empresa também se tornou mais inclusiva à medida que novos tons foram adicionados aos seus produtos de pele. Grande parte do sucesso da marca se deu por meio de táticas de marketing boca a boca e fortes parcerias com varejistas – principalmente com a Sephora.


3) Outras: uma das novas marcas inovadora foi LYS Beauty. A novata do segmento de maquiagem se posiciona no mercado como uma marca com alta diversidade e inclusão, contando com uma ampla gama de tons de pele. Outra recém-chegada que está no centro das atenções é a Bubble, cujo público-alvo são os adolescentes. Ela se posiciona como uma marca limpa, utilizando ingredientes à base de plantas, além de sintéticos considerados seguros, segundo sua “Lista Off-Limits”.

 

Para obter mais informações sobre as principais tendências do mercado, leia sobre o relatório Natural and Clean Beauty 2021: United States da Kline. Caso tenha interesse em adquiri-lo ou saber mais sobre esse mercado no Brasil, fale conosco pelos contatos listados abaixo.


(11) 3624-8719 / 3624-8718

contato@factorkline.com.br

VEJA NOSSAS REDES

  • Instagram - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle
  • Facebook - Black Circle

CATEGORIAS:

ARTIGOS RECENTES: